O Equinox Turbo, suve médio da Chevrolet, chega em duas versões topo de linha, Activ e RS, com propostas complementares de estilo e aplicação. Elas se diferenciam pela grade e para-choques customizados, conjunto distinto de rodas e pneus, além de uma cabine ambientada para cada perfil.
Inédita, a versão Activ é voltada ao consumidor aventureiro, enquanto a RS foca na esportividade urbana. As duas trazem tração integral inteligente de série.
Compartilham também as inovações tecnológicas: conectividade 5G, assistentes avançados de segurança e direção, pacote de itens de conforto e nova configuração mecânica.
O motor 1,5 turbocarregado está 5 cv mais potente, chegando a 177 cv, e agora o câmbio é de oito marchas, garantindo melhor desempenho sem aumento no consumo.
O suve conta com assoalho traseiro plano, sistema eletrônico de cancelamento de ruídos, vidros com isolamento termoacústicos, bancos climatizados com memória e volante aquecido.
Quarta geração
O modelo também está ligeiramente maior, mais largo e mais alto. São 4.667 mm de comprimento, 1.902 mm de largura e 1.713 mm de altura. O porta-malas é de 469 litros até o nível dos vidros e conta com um “subsolo” para separar ou camuflar determinados tipos de carga.
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A dianteira é marcada pelo conjunto óptico bipartido, com a parte superior bem afilada. A grade e o para-choque estão mais proeminentes, com a adição de molduras que contornam as caixas de roda e seguem por toda a base das portas. Elas, aliás, também foram redesenhadas para facilitar o embarque dos passageiros. Com isso, a geometria da coluna “C” também foi modificada.
Na traseira, o destaque são as lanternas de LED em forma de “Y”, tendência entre os atuais suves globais da marca.
No interior, bancos feitos com um material sintético com alta capacidade de dissipar calor — muito útil em regiões de clima quente — e ar condicionado de duas zonas.
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Comparando as versões Activ e RS, nota-se que o modelo de apelo aventureiro traz múltiplos elementos em tons escurecidos na carroceria, pneus de perfil mais alto (para filtrar melhor as imperfeições no fora de estrada) e interior com acabamentos caramelo.
Na derivação esportiva do Equinox Turbo, a impressão é de que se está diante de um veículo mais aerodinâmico e rente ao solo. Conta ainda com rodas de 20″ e teto escurecido. Na cabine, dominam os revestimentos pretos decorados com costura vermelha e azul, inclusive no volante, que possui aro com seção achatada.
Segurança e conectividade
Na proteção dos ocupantes, o modelo adicionou, alerta de tráfego transversal dianteiro e traseiro com frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego com correção ativa da direção, controle de cruzeiro adaptativo , além de sensor perimetral de desembarque, câmera 360º e retrovisor interno com projeção de vídeo.
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Esses recursos se unem ao sistema de resposta automática em caso de acidente e aos bancos com alertas sensoriais — o recurso exclusivo da Chevrolet fornece um feedback tátil mais imediato e eficaz ao motorista, ajudando-o a reagir rapidamente a qualquer situação crítica sem precisar desviar os olhos da estrada.
Em relação a comodidades, o suve conta com sistema de abertura da porta de carga por sensor de proximidade e atualização remota de sistemas eletrônicos, poupando visitas adicionais à concessionária para realizar esses serviços.
Em relação a conectividade, além do quadro de instrumentos configurável de 11”, o veículo oferece sistema OnStar 5G e um multimídia MyLink de 11,3” compatível com Android Auto/Apple Car Play mais internet e Google built-in nativos. Ou seja, o carro independe de um smartphone para projetar desde mapas on-line até aplicativos gerenciados por inteligência artificial.
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O Equinox Turbo foi o escolhido para estrear o 5G, que permite velocidade de conexão entre 10 e 100 vezes mais rápida, dependendo da infraestrutura local. A difusão do 5G representa o maior salto evolutivo da conectividade veicular desde a chegada do OnStar no Brasil, há uma década.
Por meio do aplicativo myChevrolet dá para acessar diversas funcionalidades a distância, pré-climatizar a cabine, fazer check-ups instantâneos e até acompanhar o deslocamento do automóvel.
Desempenho, consumo e itens de série
O motor foi recalibrado e ganhou a companhia de um novo câmbio, que permanece epicíclico,, agora de oito marchas. As alterações resultam em aumento da potência, torque e eficiência. A aceleração de 0-100 km/h é feita em 9,3s, quase 7% mais rápido que o modelo anterior. A mesma lógica se aplica a retomadas, de 60-100 km/h leva apenas 6,3s ao pressionar de uma vez só o acelerador a fundo (kickdown).
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Agora é possível fazer trocas de marcha sequenciais manualmente pelas borboletas atrás do volante, bem como selecionar um dos três modos de condução do veículo: normal, baixo atrito e off-road. Destaque também para o novo computador de bordo, mais completo e interativo, com dados como vida útil das pastilhas de freio, força G e inclinômetro da carroceria.
Outra novidade é a estratégia de aplicação automática do freio de estacionamento eletromecânico nas paradas (auto-hold), item de comodidade e de segurança que dispensa precisar manter o carro parado freando-o pelo pedal, bastando acelera para reiniciar o movimento.
Mais um recurso interessante é o sistema que permite o monitoramento e o ajuste de configurações do carro para quando o veículo é entregue a manobristas, por exemplo. É possível limitar a velocidade e acessar depois um relatório de condução para consultar a quantidade de vezes que os alertas de segurança atuaram.
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Apesar de estar maior, mais equipado e mais ágil, o novo Equinox Turbo manteve a média de consumo de gasolina, tanto na estrada (10,7 km/l) quanto na cidade (9 km/l), de acordo com o ciclo do Inmetro.
Outro diferencial do suve Chevrolet é que ele vem equipado de série com tração integral inteligente. O sistema é projetado para distribuir automaticamente a potência às rodas com maior aderência, oferecendo maior estabilidade e controle, especialmente em condições adversas, como lama ou pisos escorregadios.
O suve estreia em cinco opções de cores para a carroceria: verde (exclusivo Activ), vermelho (exclusivo RS), branco, preto e prata.
Disponível no Brasil a partir do início de dezembro, o Equinox Turbo é o sexto lançamento da Chevrolet neste ano. Os preços, porém, não foram revelados até o momento.
MF