O intercâmbio entre os meios de transporte aéreo e terrestre, permearam boa parte dos negócios de algumas empresas no inicio do século XX. Um dos casos mais emblemáticos e corriqueiramente citados é do fabricante alemão BMW. A sigla para BMW – Fábrica de Motores da Baviera, foi fundada em 1916, com o intuito de produzir motores para aeronaves. Após a I Guerra Mundial, proibida de prosseguir no setor de motores aeronáuticos, a marca passou ao segmento de motocicletas. A BMW tornou-se fabricante de automóveis em 1928, quando comprou a empresa de automóveis Eisenach, que, na época, construía o Austin 7 sob licença. O primeiro carro vendido como BMW foi batizado de BMW Dixi.
Outra marca que teve inicio na produção de aviões foi a sueca Saab, acrónimo para Companhia Aeronáutica Sueca. A produção de aviões começou em 1938, quando a Saab sob licença, produziu o bombardeiro alemão Junkers Ju 86. O primeiro avião projetado inteiramente companhia sueca foi o bombardeiro leve Saab 17. Ao buscar maneira de diversificar suas áreas de atuação, foi criado em 1940, a divisão Saab Automobile. O modelo 92, colocou a Saab no mapa dos fabricantes de veículos.
Na atualidade, a Honda, que atua em diversos segmentos, sendo um dos mais conhecidos os de carros e motocicletas, em 2006 passou a atuar também como fabricante de aviões, ao lançar o HondaJet. São jatos executivos que podem transportar entre quatro a dez passageiros. Seu principal concorrente é o Embraer Phenon 100.
Dos aviões para os carros
A JuneYao Auto é uma nova marca chinesa de veículos elétricos de propriedade do Grupo JuneYao. Fundada em julho de 1991, o Grupo JuneYao é uma empresa que atua em diversos setores, entre eles o de transporte aéreo. As atividades iniciais foram focadas nos voos charter para grandes agências chinesas. Em 2006, foi criada a companhia aérea JuneYao Airlines. O empreendimento conta hoje com uma frota de 92 aviões e realiza voos internacionais, tendo como principais destinos o Sudeste Asiático, Europa e Austrália.
Atenta ao aumento de venda de veículos elétricos a bateria (BEV) na China, companhia área decidiu ampliar seu escopo de negócio e participar do segmento de veículos de “nova energia” — sofisma chinês para energia elétrica — do país. Em novembro de 2023, o Grupo JuneYao, realizou uma coletiva de imprensa para anunciar oficialmente sua nova marca – JuneYao Auto.
Para se produzir carros na China, todas as empresas necessitam obrigatoriamente de uma licença, e que muitas vezes demoram meses para serem analisadas. Uma saída encontrada por muitas companhias para ganhar tempo é adquirir ativos de empresas em dificuldades financeiras ou mesmo em processos de falências. Essa foi a maneira encontrada pela JuneYao Auto, ao adquiriu uma participação majoritária na Yudo Auto, que produziu uma linha de veículos elétricos de baixo custo entre os anos de 2018 a 2022. Com a qualificação aprovada, a JuneYao Auto pode ter acesso a fábrica e aos fornecedores.
Estética minimalista da aviação
Em janeiro de 2024, a JuneYao Auto revelou as primeiras imagens oficiais do modelo JY Air, na China. Em seu site, o fabricante o descreve com base na “estética minimalista da aviação” que é construída num arcabouço elétrico batizado de Sky (céu em inglês) desenvolvido pela própria marca.
O JY Air fez sua estreia no Salão da Tailândia, ocorrido no mês passado. Segundo a imprensa chinesa, a JuneYao escolheu a Tailândia como seu primeiro mercado, para evitar a concorrência acirrada e a guerra de preços que está em curso há meses, lá na China. Vale ressaltar que muitos fabricantes chineses de veículos elétricos também atuam na Tailândia, por isso a concorrência também será acirrada por lá. Para demonstrar cuidado no início das operações, a marca conta com uma rede de 28 concessionárias, e os clientes também podem encomendar o carro online.
O modelo apresenta linhas compactas e formato aerodinâmico. Apresenta uma linha de capô curta que se funde suavemente com as colunas dianteiras. O JY Air tem uma linha de teto elegante, maçanetas retráteis e faróis com 240 LEDs integrados. As dimensões do JY Air são de 4.550 mm de comprimento, 1.860 mm de largura e 1.515 mm. A distância entre eixos é de 2.800 mm. Seu coeficiente de arrasto (Cx) é 0,23.
O interior típico de um carro elétrico chinês com tela tátil de 15,6 polegadas, com sistema rotacional de 15 graus para o motorista, painel de instrumento digital, volante de dois raios e um amplo túnel central para dois carregadores sem fio. O sistema operacional é chamado Crystal OS, alimentado pelo chip Qualcomm Snapdragon 8155. A taxa de aproveitamento do espaço interno é de 78%, essa sensação de amplitude é reforçada pelo grande teto solar de vidro de 2 m².
Modelo emprega o sistema de condução autônoma Nível 2+ que traz funções como controle de velocidade de cruzeiro, sistema de assistência ao estacionamento, aviso de ponto cego, além de controle de permanência em faixa.
Duas opções de bateria
O JY Air é equipado com um único motor elétrico com potência máxima de 201 cv e torque máximo 25,5 m·kgf. A velocidade máxima segundo o fabricante é de 170 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,9 segundos. São duas as opções de bateria ambas fornecidas pela CATL e composição química LFP (fosfato de ferro e lítio): bateria de 51 kW·h com alcance de 430 km ou 64 kW·h para 520 km.
O JY Air está disponível em quatro cores: branco Lua, azul Meteoro, verde Aurora e preto Galáctico. A versão Standard custa 899.000 bahts (25.200 dólares) e o Plus 1.018.000 bahts (29.500 dólares). A JuneYao Automobile oferece alguns presentes para os primeiros proprietários. Entre eles estão inclusos quatro passagens aéreas da JuneYao Air pelo período de um ano, um seguro grátis de 1 ano, um carregador AC gratuito e uma garantia de carro de 8 anos.
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