• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AN

JY AIR, SEDÃ ELÉTRICO CHINÊS QUE UNE EFICIÊNCIA AO VISUAL MINIMALISTA

CAPITANEADA PELA JUNEYAO, UMA EMPRESA DO SETOR AÉREO, JY AIR OFERECE ALCANCE DE 520 km

Anderson Nunes por Anderson Nunes
16/12/2024
em AN, ELETROentusiastas, Notícias
Fotos: Juneyao Auto

Fotos: Juneyao Auto





O intercâmbio entre os meios de transporte aéreo e terrestre, permearam boa parte dos negócios de algumas empresas no inicio do século XX. Um dos casos mais emblemáticos e corriqueiramente citados é do fabricante alemão BMW. A sigla para BMW  – Fábrica de Motores da Baviera, foi fundada em 1916, com o intuito de produzir motores para aeronaves. Após a I Guerra Mundial, proibida de prosseguir no setor de motores aeronáuticos, a marca passou ao segmento de motocicletas. A BMW tornou-se fabricante de automóveis em 1928, quando comprou a empresa de automóveis Eisenach, que, na época, construía o Austin 7 sob licença. O primeiro carro vendido como BMW foi batizado de BMW Dixi.

Os protótipos receberam o nome de Ursaab, posteriormente batizado de 92, o primeiro carro da Saab aplicava muitos dos estudos da aviação como a aerodinâmica os elementos de suspensão conectados à estrutura central do chassi. (Foto: saabplanet.com)

Outra marca que teve inicio na produção de aviões foi a sueca Saab, acrónimo para Companhia Aeronáutica Sueca. A produção de aviões começou em 1938, quando a Saab sob licença, produziu o bombardeiro alemão Junkers Ju 86. O primeiro avião projetado inteiramente companhia sueca foi o bombardeiro leve Saab 17. Ao buscar maneira de diversificar suas áreas de atuação, foi criado em 1940, a divisão Saab Automobile. O modelo 92, colocou a Saab no mapa dos fabricantes de veículos.

Na atualidade, a Honda, que atua em diversos segmentos, sendo um dos mais conhecidos os de carros e motocicletas, em 2006 passou a atuar também como fabricante de aviões, ao lançar o HondaJet. São jatos executivos que podem transportar entre quatro a dez passageiros. Seu principal concorrente é o Embraer Phenon 100.

Dos aviões para os carros

A JuneYao Auto é uma nova marca chinesa de veículos elétricos de propriedade do Grupo JuneYao. Fundada em julho de 1991, o Grupo JuneYao é uma empresa que atua em diversos setores, entre eles o de transporte aéreo. As atividades iniciais foram focadas nos voos charter para grandes agências chinesas. Em 2006, foi criada a companhia aérea JuneYao Airlines. O empreendimento conta hoje com uma frota de 92 aviões e realiza voos internacionais, tendo como principais destinos o Sudeste Asiático, Europa e Austrália.

Atenta ao aumento de venda de veículos elétricos a bateria (BEV) na China, companhia área decidiu ampliar seu escopo de negócio e participar do segmento de veículos de “nova energia” — sofisma chinês para energia elétrica — do país. Em novembro de 2023, o Grupo JuneYao, realizou uma coletiva de imprensa para anunciar oficialmente sua nova marca – JuneYao Auto.

Grupo Juneyao pretende com o modelo JY Air, oferecer uma alternativa sofisticada e eficiente no segmento de sedãs elétricos, inspirados na primeira classe da aviação. (Foto: divulgação JuneYao Auto)

Para se produzir carros na China, todas as empresas necessitam obrigatoriamente de uma licença, e que muitas vezes demoram meses para serem analisadas. Uma saída encontrada por muitas companhias para ganhar tempo é adquirir ativos de empresas em dificuldades financeiras ou mesmo em processos de falências. Essa foi a maneira encontrada pela JuneYao Auto, ao adquiriu uma participação majoritária na Yudo Auto, que produziu uma linha de veículos elétricos de baixo custo entre os anos de 2018 a 2022. Com a qualificação aprovada, a JuneYao Auto pode ter acesso a fábrica e aos fornecedores.

Estética minimalista da aviação

Em janeiro de 2024, a JuneYao Auto revelou as primeiras imagens oficiais do modelo JY Air, na China. Em seu site, o fabricante o descreve com base na “estética minimalista da aviação” que é construída num arcabouço elétrico batizado de Sky (céu em inglês) desenvolvido pela própria marca.

O JY Air fez sua estreia no Salão da Tailândia, ocorrido no mês passado. Segundo a imprensa chinesa, a JuneYao escolheu a Tailândia como seu primeiro mercado, para evitar a concorrência acirrada e a guerra de preços que está em curso há meses, lá na China. Vale ressaltar que muitos fabricantes chineses de veículos elétricos também atuam na Tailândia, por isso a concorrência também será acirrada por lá. Para demonstrar cuidado no início das operações, a marca conta com uma rede de 28 concessionárias, e os clientes também podem encomendar o carro online.

O JY Air foi projetado seguindo a cartilha com base na “estética minimalista da aviação”, diz o fabricante que opera no setor da aviação civil. (Foto: divulgação JuneYao Auto)

O modelo apresenta linhas compactas e formato aerodinâmico. Apresenta uma linha de capô curta que se funde suavemente com as colunas dianteiras. O JY Air tem uma linha de teto elegante, maçanetas retráteis e faróis com 240 LEDs integrados. As dimensões do JY Air são de 4.550 mm de comprimento, 1.860 mm de largura e 1.515 mm. A distância entre eixos é de 2.800 mm. Seu coeficiente de arrasto (Cx) é 0,23.

O interior típico de um carro elétrico chinês com tela tátil de 15,6 polegadas, com sistema rotacional de 15 graus para o motorista, painel de instrumento digital, volante de dois raios e um amplo túnel central para dois carregadores sem fio. O sistema operacional é chamado Crystal OS, alimentado pelo chip Qualcomm Snapdragon 8155. A taxa de aproveitamento do espaço interno é de 78%, essa sensação de amplitude é reforçada pelo grande teto solar de vidro de 2 m².

O JY Air, quer oferecer um interior semelhante à cabine do segmento de primeira classe, com atributos tais como materiais de qualidade e bancos permitem uma viagem mais confortável. (Foto: divulgação JuneYao Auto)

Modelo emprega o sistema de condução autônoma Nível 2+ que traz funções como controle de velocidade de cruzeiro, sistema de assistência ao estacionamento, aviso de ponto cego, além de controle de permanência em faixa.

Duas opções de bateria

O JY Air é equipado com um único motor elétrico com potência máxima de 201 cv e torque máximo 25,5 m·kgf. A velocidade máxima segundo o fabricante é de 170 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,9 segundos. São duas as opções de bateria ambas fornecidas pela CATL e composição química LFP (fosfato de ferro e lítio): bateria de 51 kW·h com alcance de 430 km ou 64 kW·h para 520 km.

O JY Air está disponível em quatro cores: branco Lua, azul Meteoro, verde Aurora e preto Galáctico. A versão Standard custa 899.000 bahts (25.200 dólares) e o Plus 1.018.000 bahts (29.500 dólares). A JuneYao Automobile oferece alguns presentes para os primeiros proprietários. Entre eles estão inclusos quatro passagens aéreas da JuneYao Air pelo período de um ano, um seguro grátis de 1 ano, um carregador AC gratuito e uma garantia de carro de 8 anos.

AN







Tags: Carro chinêscarro elétricoCarros elétricosEletroentusiastas
Próximo
Foto: Sauber

BRASIL VOLTA À F-1 COM NÚMERO DE CAMPEÕES

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17