A semana começou agitada nos corredores do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (“MIIT”), lá na China. Uma nova lista atualizada traz como novidade as especificações técnicas e da licença de vendas do Leapmotor B10, um suve compacto que fez sua estreia mundial no Salão de Paris, em outubro.
Breve histórico da Leapmotor
A Leapmotor foi fundada em 2015, e logo se tornou uma das principais fabricantes de veículos de “nova energia” — sofisma chinês para energia elétrica — do país. Entre janeiro a novembro de 2024, a marca já vendeu mais de 250 mil carros. Em outubro de 2023, uma aliança foi formalizada com a Stellantis, quando está adquiriu 21% da Leapmotor. Joint venture batizada de Leapmotor International, é dividida 51% para a Stellantis e 49% para a Leapmotor. Entre as cláusulas acordadas, uma permite a Stellantis ter direitos exclusivos para exportar e fabricar carros Leapmotor fora da China, enquanto a Leapmotor cuidará das vendas e da fabricação na China.
A linha de modelos Leapmotor para a Europa compreende dois carros: o compacto elétrico a bateria T03 e o suve elétrico a bateria C10. Para 2025, o catálogo será ampliado com a chegada do Leapmotor B10.
Leapmotor B10
Visualmente, o Leapmotor B10 adota a mais recente linguagem estética da marca, semelhante as já adotadas nos modelos C10 e C16. Na dianteira é empregada uma estreita faixa de luz que percorre o perímetro. Os faróis são posicionados no para-choque. A parte dianteira é fechada, sem grade. Há somente uma pequena entrada ar, posicionada abaixo do suporte da placa de licença, utilizada para arrefecer a bateria. Nas laterais do B10 estão as maçanetas retráteis, já na traseira a lanterna é do tipo passante com lentes escurecidas tendo o nome Leapmotor grafado na tampa do porta-malas.
Segundo as informações listadas pelo MIIT, o Leapmotor B10 apresenta as seguintes dimensões: 4.515 mm de comprimento, 1.885 mm de largura e 1.655 mm de altura. Sua distância entre eixos é de 2.735 mm. As rodas são de 18 polegadas. Seus balanços dianteiro e traseiro são 881 mm e 899 mm, respectivamente. Quanto aos ângulos de entrada e saída, são de 19 e 24 graus. Curiosamente, a bitola dianteira do Leapmotor B10 é pouco mais larga, mede 1.615 mm, quando comparada com a bitola traseira, que é 1.605 mm.
O B10 tem cinco lugaRES Seu peso em ordem de marcha chega a 1.670~1.705 kg, dependendo da opção de trem de força. Seu peso bruto chega a 2045 ~ 2.080 kg. A capacidade de carga é de 375 kg. Também há o sistema de câmera 360º e o lidar (acrônimo, em inglês, de detecção e distância por luz) fixado no teto.
Dois níveis de potência
O Leapmotor B10 terá dois níveis de potência, segundo os dados declarados pelo MIIT. O primeiro será empregado no modelo de entrada, equipado com o motor elétrico síncrono TZ180XS101 com ímãs permanentes da Zhuzhou CRRC Times Electric. Sua potência máxima é de 177 cv. Sua velocidade máxima é de 160 km/h.
Já a segunda opção trata-se do motor elétrico síncrono TZ180XY005 com ímãs permanentes da Jinghua Lingsheng Power. Sua potência máxima é de 214 cv; velocidade máxima, 170 km/h.
Concorrente para o BYD
Na China, o Leapmotor B10 começará a ser vendido em 2025 com preço entre 100.000 e 150.000 yuans (13.770 e 20.650 dólares). O foco da Leapmotor com B10 será o mercado europeu, com lançamento previsto para o final de 2025. Na Europa o modelo tem previsão de preço abaixo de 30 mil euros (31.700 dólares). Seu rival, o BYD Atto 3 (Yuan Plus aqui no Brasil) custa mais de 35 mil euros na Europa (37 mil dólares). Portanto, o B10 pode se tornar um forte concorrente no segmento de veículos elétricos de mercado de massa.
Vale salientar que em 2025, a Leapmotor também irá iniciar suas vendas aqui no Brasil. A marca já tem um site ativo: www.leapmotorbrasil.com.br No espaço, os interessados podem preencher um formulário, ler perguntas frequentes e ver imagens do primeiro carro a ser lançado no Brasil, o suve C10 na versão elétrica a bateria (BEV).
AN