A Mercedes-Benz lançou no país o novo furgão elétrico eSprinter. Segundo a fabricante, o veículo apresenta o maior alcance do segmento, que é de 478 km, com base na metodologia de testes europeia WLTP. O modelo está disponível nas configurações Truck, Furgão e Furgão Vidrado, com capacidade de carga de até 14 m³ e PBT permitido de 3,5 e 4,25 toneladas. A linha conta com duas opções de bateria (81 e 113 kW·h).
O eSprinter é capaz de ser recarregado de corrente alternada (AC) e contínua (DC); e para minimizar o tempo de recarga, pode ser recarregado com até 50 kW em estações de carregamento rápido, onde o recarregamento de 10 a 80% da capacidade leva cerca de 93 minutos para a bateria de 113 kW·h. A bateria é de fosfato de ferro e lítio (LFP) e elimina o uso de cobalto ou níquel.
Trem motriz
Os principais componentes do trem motriz elétrico do eSprinter incluem o motor e o eixo traseiro elétrico, sendo que ambos são instalados pela primeira vez em um furgão elétrico da marca.
O motor síncrono de ímã permanente, que pesa cerca de 130 kg, é caracterizado por alta eficiência e gestão térmica otimizada. O motor está disponível com a potência máxima de 205 cv e entrega um torque de até 40,8 m·kgf. A combinação do motor e do eixo traseiro elétrico traz vantagens em relação às conversões e soluções de carrocerias, comprimentos de veículo (5.392 mm e 6.697 mm), peso bruto máximo (até 4,25 toneladas) e capacidade para rebocar até 1,5 tonelada.
Comodidades ao motorista
A versão mais recente do Mercedes-Benz User Experience (MBUX), que já equipa os automóveis da marca, agora está disponível também para o eSprinter. Assistente de voz “Hey, Mercedes” e conexão ao celular sem fio são algumas das funcionalidades à disposição, assim como diversas opções de personalização.
Sistemas de assistência e segurança
O assistente ativo de frenagem, que fornece auxilio ao motorista em situações de emergência, está disponível em todas as configurações do modelo, que também dispõe de alerta de ponto cego e de cansaço..
Recursos para maior alcance
Três modos de condução diferentes permitem personalizar o desempenho e o consumo de energia do eSprinter. O modo “Comfort” oferece toda a potência e torque disponíveis, enquanto o modo “Economic” limita a potência do motor para menor consumo de energia e o modo “Maximum Range” reduz ainda mais a potência do motor, limitando o uso de funcionalidades como o ar-condicionado para máximo alcance.
A frenagem regenerativa, que converte a energia cinética em energia elétrica, também contribui para maximizar o alcance. Há quatro níveis de recuperação selecionáveis (D-, D, D+, D++), controlando a incidência do modo gerador pelo eixo motriz. Tal ativação faz com que a inércia do veículo carregue as baterias, aumentando o alcance e reduzindo consideravelmente o uso dos freios nos níveis mais intensos.
Pacote de serviços integrado
Um pacote de serviços, segundo a fabricante, já incluído no preço do veículo (Service Care Integrado), cobre os custos de manutenção de acordo com o manual de serviços e as especificações do veículo para as quatro primeiras revisões dentro dos primeiros quatro anos ou até um máximo de 160 mil km considerando que cada intervalo é de 40 mil km.
Com o certificado de bateria gratuito, a Mercedes-Benz AG diz que garante, por um período total de 8 anos a partir da entrega ou do registro inicial, ou até 160 mil km que a capacidade restante máxima das baterias de alta tensão não será inferior a 70% da capacidade inicial. Além disso, os veículos saem de fábrica com dois anos de garantia.
Produção para os mercados globais
Os locais de produção do modelo são as fábricas da Mercedes-Benz Vans em North Charleston, estado da Carolina do Sul, EUA, além de Düsseldorf e Ludwigsfelde, na Alemanha. As versões que chegam ao Brasil vêm das fábricas alemãs.
O eSprinter está disponível no mercado brasileiro nas versões Truck, Furgão e Furgão Vidrado, de 3,5 e 4,25 toneladas com preço público sugerido a partir de R$ 482.900.
MF