Caros leitores e leitoras,
O AE foi criado em agosto de 2008 como um blog. Em julho de 2014 acreditamos que o blog já era forte o suficiente para lançarmos um site, o que chamamos de AE 2.0. Veja aqui a matéria inaugural do site: Autoentusiastas 2.0.
Mas essa primeira versão ficou muito aquém do que desejávamos. Assim, em novembro de 2015, lançamos a versão que chamamos de AE 3.0. Desde então, essa versão passou por pequenas melhorias e ajustes internos, mas já está no ar há nove anos.
Nos últimos 10 anos, o AE se consolidou como uma referência na internet e tem bastante prestígio. No entanto, um fato curioso é que, apesar do grande sucesso editorial, o AE ainda não atingiu um sucesso comercial que o torne economicamente viável. Em outras palavras, trabalhamos exclusivamente pelo nosso amor ao autoentusiasmo.
Esse trecho abaixo faz parte de uma das primeiras matérias do AE como site, ainda em julho de 2014 – Simplicomplexando.
“Aqui no AE não há estabilidade profissional. Formam quase seis anos movidos apenas pela vontade e pelo entusiasmo. E com o sonho de um dia o AE ser um sucesso comercial. O AE não tem nenhum padrinho ou investidor. E isso nos garante independência e acima de tudo isenção. Nos permite definir nosso próprio destino com base naquilo em que acreditamos. Acho que todos os editores compartilham comigo que vontade, entusiasmo, tratar bem as pessoas, ser sincero e dar o seu melhor adicionando-se o catalisador paixão por automóveis e afins, são as forças motrizes desse trabalho que fazemos.”
Essa condição “não comercial” torna muito difícil garantir um futuro para o site e nossos canais. Como eu disse anteriormente, estamos trabalhando para uma nova fase que proporcione um caminho mais viável.
O mundo mudou muito nos últimos anos, e a era dos influenciadores digitais ganhou uma proporção gigantesca e muita relevância para a publicidade. Muita gente nos diz para “fazer isso ou aquilo”, “vejam o que fulano está fazendo”, “vocês têm que ser influenciadores”, “usem iscas de cliques”, “causem polêmicas”, “trabalhem com cortes”, etc. Copiar essa fórmula genérica — que tem levado alguns ao sucesso — poderia até ser um caminho fácil. Mas estaria longe de ser autêntico e genuíno. Não acreditamos em superficialidade.
Quando criamos o site, definimos a essência do AE baseada naquilo que nos moveu desde o início, em 2008: o tripé Seriedade, Diversidade e Emoção. Mas o que essa essência significa?
- Seriedade: vem do rigor que aplicamos em nossas matérias, especialmente no tom, na gramática e no compromisso com a verdade. Seriedade não significa que não podemos nos divertir, mas sim que não precisamos recorrer a artifícios pobres para obter audiência.
- Diversidade: é fruto da nossa forma de trabalho. O AE se originou a partir de um grupo de pessoas com formações, experiências e preferências distintas, cada uma com suas características e personalidades únicas. Essa diversidade de visões se reflete no conteúdo, pois nossos editores e colunistas têm a liberdade de escolher os temas e as abordagens, o que proporciona um caráter pessoal e, muitas vezes, emocional, baseado na vivência de cada um.
- Emoção vem diretamente da nossa paixão pelo autoentusiasmo, pelo puro prazer de dirigir, pela admiração por essa máquina chamada automóvel — que, muitas vezes, pode ser considerada uma obra de arte —, e pelo sentimento e pelas sensações que expressamos em nossas matérias.
Temos certeza de que essa essência é o que nos torna únicos, e não queremos perder isso.
PM
Para avançarmos com as melhorias e a possibilidade de um AE 4.0, gostaríamos de saber de vocês o que podemos melhorar. Por isso, preparamos esta breve pesquisa para tabularmos as respostas de forma mais organizada. Leva no máximo cinco minutos para responder.
Pesquisa de satisfação e melhoria do AUTOentusiastas.
Clique aqui.
Você pode usar os comentários também. MAS, por favor, não deixe de responder a pesquisa.
Para finalizar, relembramos aqui os resultados de uma pesquisa semelhante que fizemos em 2014, quando lançamos o primeiro site. Abaixo, um trecho publicado na época:
“Recentemente fizemos duas pesquisas com leitores, uma no Facebook, mais simples e direta e que nos motivou a fazer uma segunda, mais aprofundada, com 450 leitores. Os resultados dessas pesquisas nos mostraram que estamos no caminho certo em termos de conteúdo. E também que nossos leitores são maduros, com alto nível de educação e cultura, um excelente nível profissional, possuem muito conhecimento no assunto e são referências em seus círculos de amizade.
Também notamos o caráter de degustação do nosso conteúdo que é esperado diariamente. E por isso nos orgulhamos do prestígio que temos junto aos leitores, que nos brindam com comentários de alto nível que nos proporcionam uma troca de conhecimento inigualável.”
Grande abraço,
PM