A SAIC-GM-Wuling revelou nesta sexta-feira, as primeiras imagens oficiais do Sunshine (brilho do sol) elétrico a bateria (BEV). As primeiras informações sobre o modelo surgiram em outubro último e a mídia automobilística chinesa condicionou a chamá-lo de kei car da Wuling, embora as dimensões do veículo sejam, na verdade, maiores do que um kei car, e o projeto não tenha nada de japonês.
A saber, no Japão, o termo kei car é uma abreviação de kei-jidosha, que pode ser traduzido como “veículo leve”. A categoria kei foi criada pelo governo japonês em 1949 para estimular tanto a venda de carros quanto o crescimento da indústria automobilística japonesa. Devido às pequenas dimensões e motor de tamanho específico (660 cm³), os proprietários usufruem de impostos e prêmios de seguro mais baixos.
Ao longo de 75 anos, as leis referentes aos kei car foram revisadas diversas vezes sendo a mais recente de 1998. A regra especifica, de forma clara, que um modelo para se enquadrar no segmento tem que ter um comprimento, largura e altura máximos de 3.400/1.480/2.000 mm, respectivamente, e o motor não pode ultrapassar 660 cm³ e potência máxima de 64 cv.
Cubo mágico
O Sunshine mede 3.685 mm de comprimento, 1.530 mm de largura, 1.750 mm altura e uma distância entre eixos de 2.600 mm. Seu tamanho compacto permite fácil condução em avenidas congestionadas e ruas estreitas de cidades pequenas.
Externamente, o Wuling Sunshine apresenta linhas quadradas que permitem um maior aproveitamento do espaço interno, um ponto característico do kei cars japoneses. Nas laterais, ambas as portas traseiras são deslizantes, com uma largura de 595 milímetros, o que facilita o acesso para os passageiros e carga
. A porta traseira quadrada, com uma área superior a 1 metro quadrado, tem um ângulo de abertura próximo a 90°. Já a altura da soleira da porta traseira é de apenas 569 mm, aproximadamente na altura do joelho, um facilitador na hora de carregar e descarregar cargas.
Internamente, o banco dianteiro do passageiro, bem como o banco traseiro podem ser rebatidos, permitindo que a capacidade de carga seja expandida de 527 para até 1.117 litros. No teto, há um bagageiro que oferece outros 2,4 m² de espaço para transporte de carga. Há também uma variedade de acessórios, como mesas dobráveis multifuncionais, porta-copos, suportes para celular e outros dispositivos personalizados para diferentes tipos de uso.
O modelo se destaca também pela sua funcionalidade, pois já vem preparado de fábrica com 20 furos rosqueados padrão M6, juntamente com 14 furos de montagem na parte traseira que permitem a instalação de vários acessórios, como pequenos balcões, mesas e racks.
Além disso, há uma tomada de carregamento de 220 V e potência máxima de 3,3 kW. Na parte traseira há uma outra tomada de 12 V que pode suportar até 120 W de potência e que permiti o uso de dispositivos elétricos de baixa potência, como refrigeradores e luzes ambiente. Essa configuração de fornecimento de energia garante que o Sunshine possa ser utilizado como uma espécie de loja volante.
Na parte mecânica, o Sunshine é dotado de um único motor elétrico no eixo traseiro com potência máxima de 40 cv, suficiente para atingir velocidade máxima de 100 km/h. A bateria LFP tem capacidade de 17,6 kW·h. No futuro, haverá uma versão que permitirá troca de bateria através da rede de troca Choco-SEB da CATL. Isso irá permitir que modelo da Wuling possa empregar uma pequena bateria do tipo bloco, com capacidade de 26,5 kW·h, suficiente para um alcance de cerca de 200 quilômetros.
AN