A FAW Hongqi anunciou que o seu suve elétrico a bateria (BEV), Tiangong 08, será lançado oficialmente em 07/01. As encomendas do modelo mediante sinal, que tem preço a partir de 239.800 yuans (32.850 dólares), começaram a ser aceitas no Salão de Guangzhou, em novembro último. Além da China, o suve será vendido em mercados externos, com o nome de Hongqi E-HS7. Na Europa, o modelo fez uma breve aparição durante o Festival de Velocidade de Goodwood, em agosto. No continente europeu, o E-HS7 foi precificado em 54 mil euros (59 mil dólares).
O Tiangong é produzido em um novo arcabouço modular elétrico que pode receber carrocerias nas configurações sedã, suve e monovolume. A Hongqi também afirma que a tecnologia da bateria é resistente a baixas temperaturas, o que significa uma taxa de retenção de energia nos acumuladores da bateria a -10 °C de 98%. Com uma arquitetura de 800 volts, o EHS7 também é capaz de carregar com até 246 kW.
O exterior, o Tiangong 08 adota uma dianteira de desenho fechado, com um logotipo Hongqi fixado ao centro e que se estende até a metade do capô. A iluminação é composta pela luz de rodagem diurna na parte superior, o conjunto de farol alto e baixo é integrado nas laterais do para-choque. Visto de lado, as maçanetas das portas são do tipo retráteis. Já as câmeras de visão lateral, são integradas no símbolo da marca Hongqi, que em mandarim significa bandeira vermelha. Na traseira, as lanternas contam com elementos em forma de L, que percorrem toda a extensão da tampa do porta-malas.
O suve mede 4.925 mm de comprimento, 1.950 mm de largura e 1.680 mm de altura, com uma distância entre eixos de 3.000 mm. As rodas podem ser aro 19, 20 e 21 polegadas. Estão disponíveis seis cores de carroceria: roxo, branco, azul, cinza, prata e tom de preto perolizado.
Potência combinada de 617 cv
O Tiangong 08 oferece duas opções trem de força: de motor único no eixo traseiro com potência de 343 cv ou com o motor duplo, que adiciona um motor no eixo dianteiro de 274 cv para uma potência máxima combinada de 617 cv e torque máximo de 77,2 m·kgf, números que permitem ao suve familiar acelerar de 0-100 km/h em 3,9 segundos.
Há duas opções de baterias: íons de lítio (NMC) e fosfato de ferro-lítio (LFP). A bateria de íons de lítio de 111 kW·h proporciona alcance de 730 km (CLTC) para a variante de motor único e 680 km (CLTC) para a versão de motor duplo. Detalhes sobre a bateria de LFP não foram divulgados pela Hongqi.
Por dentro, o Tiangong 08 oferece uma alternativa estética ao popular visual de “tela retangular fixada ao painel”, ao optar por um conjunto que integra o visor do painel de instrumentos digital de 6 polegadas e a tela do sistema multimídia de 15,5 polegadas. Abaixo da tela estão saídas de ventilação e uma fileira de botões que controlam temperatura, velocidade do ventilador e desembaçador. O volante dois raios apresenta um desenho ovalado, que remete ao Chrysler Imperial 1961.
Os bancos tem apoio de cabeça integrados e são revestidos de couro. Tanto o banco do motorista quanto o do passageiro, têm ajuste elétrico e, contam com ventilação, aquecimento e massageador. Há bastante espaço para os passageiros de trás, graças aos 3.000 mm de distância entre eixos. Além disso, o banco traseiro também tem aquecimento e ventilação. As portas podem ser abertas por um botão e os passageiros podem escolher entre as 256 combinações de cores para a iluminação ambiente.
Para as funções de assistência ao motorista o Tiangong 08 conta com 22 sensores, incluindo cinco câmeras de alta definição, cinco radares de ondas milimétricas e 12 radares ultrassônicos. Há também projeção de informações no para-brisa.
Já os recursos de tecnologia incluem o suporte à interação de voz inteligente por IA e compatibilidade com Dolby Atmos, enquanto em movimento ele desbloqueia o sistema Sinan Intelligent Driving, que oferece condução semiautônoma de nível 2+ e assistência de estacionamento inteligente.
Entre os opcionais, há o sistema de direção nas rodas traseiras, suspensão a ar que pode ser ajustada em altura para se adequar às condições de rodagem, o que sugere que o Tiangong 08 será um veículo bastante versátil.
AN