A Mercedes-Benz confirma a chegada do suve AMG GLC 63 S E Performance Coupé ao mercado brasileiro. O modelo agora chega a cinco diferentes versões disponíveis no país. Assim, a marca passa a oferecer duas motorizações exclusivas para os modelos AMG GLC Coupé.
O trem de força híbrido plug-in combina o motor 2-L turbocarregado com um motor elétrico no eixo traseiro. O sistema elétrico e a bateria de 400 volts são desenvolvimentos exclusivos da AMG. A bateria foi projetada para oferecer rápida entrega e recuperação de potência, com arrefecimento direto dos acumuladores da bateria. A potência combinada do sistema é de 680 cv (ver adiante), com um torque máximo combinado de 104 m·kgf.
Motor 2-L de quatro cilindros é o mais potente do mundo
O motor M139l (internamente denominado “l” devido à instalação longitudinal) entrega 476 cv a 6.725 rpm, tornando-se o motor de quatro cilindros mais potente já produzido em série no mundo, também é o único motor de produção em série equipado com um turbocarregador com auxílio elétrico, segundo a Mercedes-AMG. Para se ter ideia do que sua potência significa, a densidade dela é de 239 cv por litro.
O “segredo” dessa potência toda é ser possível adotar uma turbina de grandes dimensões sem que haja a penalização do turbo lag, uma vez que o motor elétrico se encarrega da acioná-la imediatamente quando o fluxo de gases de escapamento ainda é baixo. A partir de determinado ponto é este fluxo que se encarrega de acionar a turbina. Genial? Sim. Novidade? Não: é a solução de turbocarregamento na F-1 desde 2014, em que os motores V-6 de 1.600 cm³ entregam cerca de 800 cv ou 500 cv por litro.
No GLC 63 S, o turbocarregador é consideravelmente maior em comparação ao GLC 43 de 421 cv, resultando em um fluxo de ar de admissão maior e, consequentemente, mais potência. Além disso, o motor elétrico integrado utiliza o sistema de alta tensão, 400 volts, proporcionando mais desempenho.
Motor elétrico e unidade de propulsão compacta
O motor elétrico entrega 204 cv em caráter temporário (10 segundos), quando então a ´potência máxima combinada é de 680 cv. Sua potência máxima contínua é de 108 cv, mas a fábrica não informa a potência máxima combinada com o motor elétrico entregando 108 cv. Mas como a potência máxima combinada neste caso é a some de 476 cv do motor a combustão com 204 cv do motor elétrico, isso nos permite dizer que a potência máxima contínua é de 584 cv (476 cv mais 108 cv).
O motor elétrico está posicionado no eixo traseiro, onde é integrado com um câmbio de duas marchas controlado eletricamente e um diferencial traseiro de deslizamento limitado, formando uma unidade de propulsão elétrica compacta. Esta disposição é conhecida como híbrido P3. A bateria também fica localizada na parte traseira, acima do eixo.
O conceito AMG oferece uma eficiência de recuperação muito alta, pois o sistema consegue perdas mecânicas e hidráulicas mínimas do motor e da transmissão. O câmbio automatizado de duas marchas no eixo traseiro possui um atuador elétrico que engata a segunda marcha por volta de 140 km/h, correspondendo à rotação máxima do motor elétrico de cerca de 13.500 rpm.
Distribuição de potência e tração nas quatro rodas
Se ocorrer patinagem das rodas traseiras a potência do motor elétrico é transferida para as rodas dianteiras, conforme necessário, para garantir maior tração. A conexão mecânica da tração integral variável total é feita por cardã e semiárvores para as dianteiras.
Arrefecimento direto dos acumuladores da bateria
A bateria oferece uma capacidade de 6,1 kW·h, 80 kW de potência contínua e 150 kW de potência de pico por dez segundos. O carregamento é realizado por meio de regeneração ou pelo carregador a bordo de 3,7 kW com corrente alternada, numa estação de carregamento, wallbox ou tomada doméstica. A bateria, com alcance elétrico de apenas 12 km, foi projetada para entrega e consumo rápido de energia, não para o maior alcance possível.
A base para o alto desempenho da bateria de 400 volts é seu sistema de arrefecimento direto: pela primeira vez, por meio de um fluido arrefecedor, não condutor de eletricidade, que circula ao redor dos 560 acumuladores da bateria, arrefecendo-os individualmente. Desse modo bateria está sempre dentro de uma faixa de temperatura ideal de funcionamento de cerca de 45 °C, independentemente de quantas vezes ela é carregada ou descarregada, mas pode ser que a temperatura média seja excedida durante a condução em altas velocidades. Os mecanismos de proteção são ajustados de forma a permitir que a potência máxima da bateria seja extraída, para que, posteriormente, a temperatura seja reduzida novamente via arrefecimento direto.
Principais equipamentos
O modelo possui o AMG Track Pace (análise de tempos de volta, setores e aceleração em autódromos), bancos revestidos em couro Nappa, dianteiros com ajustes elétricos (inclui lombar) e memória; sistemas de condução semiautônoma (assistentes ativos de distância, frenagem, manutenção de faixa e de ponto cego, suporte para manobras evasivas e proteção de pedestres), assistente ativo de estacionamento e câmera 360°.
Quadro de instrumentos é de 12,3″, central multimídia com tela de 11,9″, integração para smartphones Android Auto e Apple CarPlay; iluminação ambiente com 64 cores, faróis de LED com facho alto automáticos, abertura de porta, fechamento da porta de carga e partida sem chave, sistema de esterçamento do eixo traseiro (até 2,5° em ângulo contrário ao das rodas dianteiras) e teto solar panorâmico.
Preços
O AMG GLC 63 S E Performance Coupé está disponível por encomenda em todas as concessionárias da marca no país com preço sugerido a partir de R$ 934.900. Já o AMG GLC 43 4MATIC Coupé continua disponível com preço sugerido de R$ 700.900.
MF
(Atualizada em 1/1/25 às 22h00, informação sobre a potência máxima combinada)
FICHA TÉCNICA DO MERCEDES-AMG GLC 63 S E PERFORMANCE COUPÉ | |
SISTEMA HÍBRIDO | |
Configuração | P3: motor a combustão na dianteira, motor elétrico no eixo traseiro |
Potência combinada (cv) | 680 |
Torque combinado )m·kgf) | 104 |
MOTOR A COMBUSTÃO | |
Tipo | 4 cilindros, 2 L turbocarregado |
Cilindrada (cm³) | 1.991 |
Potência (cv/rpm) | 476 / 6.750 |
Torque (m·kgf) | 55,6 / 5.250~5.500 |
MOTOR ELÉTRICO | |
Tipo | Síncrono, ímã, permanente |
Potência (cv) | 204 |
Torque (m·kgf) | 32.6 |
Capacidade da bateria (kW·h) | 6,1 |
Alcance elétrico (km) | 12 |
TRAÇÃO | |
Tipo | AMG Performance 4MATIC+, integral totalmente variável |
Câmbio | AMG automático epicíclico de 9 marchas Speedshift multiembreagem 9G-TRONIC |
PNEUS | |
Dianteiros | 265/40 R21 |
Traseiros | 295/35 R21 |
DIMENSÕES (mm0 | |
Comprimento / largura / altura | 4.792 / 2.076 / 1.603 |
Entre-eixos | 2.875 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 390 (.335 c/ banco traseiro rebatido) |
Tanque de combustível | 65 |
PESO (kg) | |
Em ordem de marcha | 2.310 |
DESEMPENHO | |
Aclaração 0-100 km/h (s) | 3,4 |
Velocidade máxima (km/h) | 280 |
MF