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Home AN

BAOJUN XIANG JING, SEDÃ TOPO DE LINHA ELÉTRICO A BATERIA E HÍBRIDO PLUG-IN

BAOJUN LANÇA UMA OFENSIVA NO SEGMENTO DOS SEDÃS FAMILIARES COM O XIANG JING, MODELO FOCA NA TECNOLOGIA E UM VISUAL ARROJADO PARA ATRAIR NOVOS CLIENTES

Anderson Nunes por Anderson Nunes
02/01/2025
em AN, ELETROentusiastas, Notícias
Foto: media.gm.com/baojun

Foto: media.gm.com/baojun





A Baojun, joint venture entre SAIC-GM-Wuling, revelou seu primeiro sedã de luxo, o Xiang Jing. Tradicionalmente associada à produção de veículos compactos e de preços acessíveis, a Baojun tem feito uma transição para o mercado de veículos elétricos a bateria, além de expandir seu portfólio para o segmento de sedãs de médio e grande porte. O Xiang Jing reflete as aspirações da Baojun de atrair um público familiar que está em busca de requinte e tecnologia.

Baseado no novo arcabouço Tianyu D, que estreou no suve compacto Yep Plus, o Xiang Jing estará disponível em versões elétrico a bateria (BEV) e híbrido plug-in (PHEV). A versão elétrica a bateria (BEV) é movida por um motor elétrico de 249 cv, capaz de atingir uma velocidade máxima de 170 km/h. O pacote de bateria é de LFP (fosfato de ferro-lítio), fornecido pela empresa Zenergy.

Fundada em 2010, a Baojun ganhou notoriedade no segmento dos veículos compactos e de preços acessíveis, agora com o Xiang Jing, a marca foca no segmento de luxo com um sedã de 5 metros de comprimento e de muita tecnologia. (Foto: media.gm.com/baojun)

A variante híbrida plug-in (PHEV) combina o motor de código LBT a gasolina de 1,5-L turbocarregado com potência máxima de 141 cv, fornecido pela Liuzhou Saike Technology. Em seu comunicado à imprensa, a Baojun não forneceu detalhes da potência do motor elétrico. O conjunto mecânico permite ao sedã atingir uma velocidade máxima de 190 km/h. A bateria também é de LFP, entretanto fornecido pela Gotion, com alcance no modo elétrico de 101 km (padrão CLTC). Até o momento, não foram divulgados as capacidades do conjunto de baterias.

Diferenças visuais

Externamente, Xiang Jing apresenta a nova linguagem visual da Baojun, lançada pelo novo suve Baojun Yunhai no início de 2024, com formas orgânicas e linhas suaves para eficiência aerodinâmica. Tanto a versão elétrica a bateria quanto a híbrida plug-in, diferem em detalhes estéticos.

O visual dianteiro do modelo PHEV emprega uma faixa do tipo passante que atravessa a face frontal e conecta os faróis em ambos os lados. O para-choque recebe na parte inferior uma estreita entrada de ar, dando um aspecto visual mais dinâmico. A versão elétrica apresenta face frontal fechada, faróis de LED de três feixes e a entrada de ar apresenta linhas trapezoidais com decoração prateada na porção inferior.

As duas versões diferem visualmente na parte dianteira. O PHEV apresenta uma faixa contínua que conecta os faróis e uma estreita grade, dando um aspecto mais arrojado. A versão elétrica a bateria apresenta face frontal fechada, faróis de LED de três feixes e a entrada de ar no formato trapezoidal, focando num ar mais futurista. (Fotos: media.gm.com/baojun)

Na lateral, entretanto, ambas as versões partilham características estéticas em comuns: as maçanetas das portas ficam ocultas, há frisos cromados em torno dos vidros, além do conceito de seis janelas para melhor visibilidade. Na traseira, o visual remete ao do Mercedes-Benz EQE. As rodas podem ser de aro 18 e 19 polegadas. A porta de carregamento está à esquerda, a tampa de combustível do PHEV está à direita.

Os veículos medem 5.005 mm de comprimento, 1.900 mm de largura e 1.490 mm (BEV) ou 1.505 mm (PHEV) de altura. A distância entre eixos é de 2.900 mm. O peso da versão elétrica a bateria é de 1.870 kg e o modelo híbrido plug-in é de 1.840.

O Xiang Jing é baseado no novo arcabouço Tianyu D, que estreou no suve Baojun Yep Plus, modular, permite motores elétricos a bateria e híbrido plug-in, além de poder receber diversos tipos de carroceria e de distância entre eixos. (Fotos: media.gm.com/baojun)

O Baojun Xiang Jing será lançado oficialmente no primeiro semestre.

AN

 

 







Tags: carro elétricocarros chinesesEletroentusiastasHíbrido plug-in
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