Ao surgir a necessidade de realizar uma viagem com a família, tendo como destino a São Paulo, partindo de Campinas, a escolha do veículo foi decisiva. Afinal, era um grupo de 15 pessoas, em que conforto, segurança e desempenho eram essenciais. Solicitamos à Fiat um Ducato Minibus Comfort 19- lugares, que é anunciado no site da fabricante por R$ 322.990, uma escolha que, desde o início, prometia atender a todas as nossas expectativas.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Ao embarcar na viagem, a primeira impressão foi a sensação de espaço interno. Apesar de estarmos em 15 pessoas com pouca bagagem, o interior do Ducato mostrou-se amplamente espaçoso. O modelo oferece 19 lugares distribuídos de forma a privilegiar a ocupação, pois os bancos não são reclináveis e são revestidos em tecido sintético. Além disso, o corredor lateral com elevada altura do teto permite um acesso facilitado às fileiras da traseira.
O sistema de climatização do Ducato Minibus foi outro ponto de destaque. O ar-condicionado manteve a temperatura agradável durante toda a viagem, mesmo enfrentando o calor típico do interior paulista no verão. A posição elevada dos bancos proporcionou melhor visão para todos, tornando o trajeto ainda mais prazeroso.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
No quesito desempenho, o motor de 4 cilindros 2,2 turbodiesel, com potência máxima de 140 cv e torque máximo de 34,7 m·kgf, associado ao câmbio manual de 6 marchas, mostrou-se à altura da demanda e a tração é dianteira. O Ducato Minibus enfrentou com tranquilidade tanto os trechos urbanos quanto a Rodovia dos Bandeirantes, entregando acelerações consistentes e retomadas rápidas, mesmo com a lotação quase total. O conjunto propulsor bem-casado contribui para consumo eficiente de combustível, algo que também chamou atenção positivamente.
A dirigibilidade do veículo é um capítulo à parte. A direção com assistência hidráulica garantiu um controle preciso e suave, essencial em momentos de manobra, tanto nos estacionamentos de São Paulo quanto nas paradas pelo caminho. A suspensão, com eixo rígido traseiro e molas parabólicas, absorveu bem as irregularidades da pista, garantindo uma viagem estável, porém os passageiros das duas últimas fileiras de banco relataram alguns sobressaltos.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
A segurança, como esperado em um veículo projetado para transporte de passageiros, foi um ponto alto. A presença de controle de tração e estabilidade também garantiu confiança adicional, especialmente durante o retorno à noite com pistas molhadas devido a uma chuva típica da região nesta época do ano.
Chegando de volta a Campinas, a sensação unânime foi de que o Ducato Minibus Comfort de 19 lugares atendeu as necessidades da nossa viagem. Além de transportar com segurança e conforto, ele proporcionou uma experiência que uniu tecnologia e funcionalidade à animação da família dentro do veículo.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Certamente, em futuras aventuras familiares daremos preferência a ter um carro como este, onde a confraternização comece muito antes do que a festa.
GB
FICHA TÉCNICA DO FIAT DUCATO 2,2 16V MULTI | |
MOTOR | 4 cil em linha, dianteiro transversal, duplo comando de válvulas, 4 válvulas por cilindro, turbocarregador de geometria variável com interresfriador, injeção direta, Diesel |
Cilindrada (cm³) | 2.179 |
Taxa de compressão (:a) | 16 |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Transeixo com câmbio manual de 6 marchas, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | |
1ª 2,727; 2ª 1,952; 3ª 1,194; 4ª 0,795; 5ª 0.608; 6ª 0,534; ré 3.417 | |
Relação de diferencial (:1) | 5,357 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo rígido, feixe de molas parabólicas amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, assistência hidráulica |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 14,3 |
FREIOS | |
Dianteiro (Ø mm) | Disco ventilado, pinça flutuante / 330 |
Traseiro (Ø mm) | Tambor, autoajustável / 300 |
RODAS E PNEUS | |
Rodas’ | Aço, 6J x 16 |
Pneus | 225/75 R16 |
DIMENSÕES EXTERNAS/CAPACIDADES (mm) | |
Comprimento | 5.998 |
largura sem/com espelhos | 2.270 / 2.508 |
Altura | 2.522 |
Distância entre eixos | 4.035 |
Distância mínima do solo | 204 |
Volume do compartimento de carga (L) | 13.000 |
Comprimento máx. do compartimento de carga (mm) | 3.705 |
Largura máx. do compartimento de carga (mm) | 1.870 |
Altura máx. do compartimento de carga (mm) | 1.932 |
Tanque de combustível (L) | 90 |
Tanque de Arla 32 (L) | 19.5 |
CONSUMO DE COMBUSÍVEL INMETRO PBEV | |
Urbano (km/L) | 10 |
Rodoviário (km/L) | 9.8 |
Alcance (km) | 900 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | n.d. |
Velocidade máxima (km/h) | n.d. |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 6ª | 47,6 |
Rotação a 90 km/h em 6ª (rpm) | 1.890 |