A dupla Renault 5 E-Tech electric e o Alpine A290 foi eleita “Carro do Ano 2025”. O anúncio foi feito ontem (10/1) durante uma cerimônia organizada pelo júri europeu do COTY – Car of the Year, no Salão de Bruxelas, na Bélgica.
Este reconhecimento destaca a relevância da estratégia de eletrificação dos novos modelos das marcas Renault e Alpine, resultado do plano Renaulution. Único na Europa, o arcabouço AmpR Small permite que os dois veículos entreguem alto valor para os clientes, ao mesmo tempo em que dá liberdade a cada uma das marcas para expressar seu próprio posicionamento em matéria de design, desenvolvimento, tecnologias embarcadas e experiência do cliente.
Segundo título consecutivo conquistado pela Renault
Depois da primeira rodada de votação, realizada em novembro, o Renault 5 E-Tech electric, que se candidatou junto com o Alpine A290, já estava entre os sete finalistas, enfrentando os modelos Alfa Romeo Junior, Citroën ë-C3/C3, Cupra Terramar, Dacia Duster, Hyundai Inster e Kia EV3.
A dupla vencedora do troféu foi escolhida pelos votos de 60 jornalistas automobilísticos, de 23 países. O Renault 5 E-Tech electric e o Alpine A290 conquistaram a primeira posição, com 353 pontos. O novo ícone pop elétrico da Renault se torna assim o oitavo veículo da marca a receber o prestigioso título de “Carro do Ano”, após o reconhecimento dos modelos Renault 16 (1966), Renault 9 (1982), Clio I (1991), Scénic (1997), Megane (2003), Clio III (2006) e Scenic E-Tech (2024).
R5: acelerando a eletrificação
Em 2024, a Renault reinventou o R5 com uma versão 100% elétrica, criada para acelerar a eletrificação no mercado europeu. O modelo torna a mobilidade elétrica desejável, graças ao design apaixonante, além de proporcionar uma experiência ao mesmo tempo divertida e intuitiva por meio das tecnologias elétrica e digital.
O modelo de entrada será comercializado neste ano a partir de 25 mil euros (R$ 156.250) , cujo preço pode se beneficiar de incentivos governamentais, conforme o país. Fabricado no norte da França, no polo ElectriCity da Ampere, como parte de um sistema de produção sustentável, o “Carro do Ano 2025” tem tudo para se tornar o compacto urbano de referência para a transição energética.
Há mais de 12 anos a Renault se dedica a democratizar e facilitar o acesso à mobilidade elétrica. Depois do lançamento do Megane e do Scenic no segmento C, a marca está ampliando sua gama E-Tech electric no segmento B com o Renault 5 e o Renault 4, que será comercializado neste ano. Ambos os modelos têm um papel fundamental para acelerar a adoção dos veículos elétricos e fortalecer a posição da Renault como líder na nova era da mobilidade sustentável.
AE