A SAIC Motor assinou um acordo de cooperação estratégica com a maior fabricante de baterias do mundo, a Contemporary Amperex Technology Co., Limited (CATL), no campo de troca de baterias. No futuro, a SAIC fabricará veículos elétricos compatíveis com as estações de troca Choco-SEB da CATL.
A parceria também inclui planos para explorar soluções de troca de baterias. A SAIC Motor desenvolverá e comercializará veículos com troca de baterias, enquanto a CATL e suas afiliadas fornecerão baterias com troca padronizadas e serviços relevantes, incluindo vendas de baterias, leasing e operações de troca.
“Criar uma experiência de viagem elétrica mais segura e cômoda e contribuir ativamente para o “novo caminho” de acelerar a transformação da indústria automobilística da China”, disse a SAIC em comunicado.
O memorando também estabelece que as duas partes desenvolverão em conjunto baterias Kirin da SAIC e Shenxing da CATL, que está terá prioridade na aplicação aos carros da SAIC. A CATL também será o principal parceiro da marca no setor de baterias para veículos elétricos.
Para dar suporte à expansão global da SAIC Motor, a CATL aproveitará seus recursos no exterior para estabelecer cadeias de suprimentos locais por meio de bases de produção e redes de serviços pós-venda.
Plano malsucedido
Em julho de 2022, a SAIC lançou um projeto para sua rede de estações de troca de baterias, que tinha como objetivo competir com a Nio. A implantação dessas redes de estações de troca de baterias visava atender aos proprietários de carros elétricos da marca Rising Auto, o suve R7 e o sedã F7. A meta inicial era inaugurar 300 estações em 2023 e 3.000 estações em 2025. Porém, a meta foi logo colocada em xeque e em 2024, havia apenas 26 estações de troca operando em toda a China.
As vendas da Rising nunca corresponderam às expectativas previstas pela SAIC, e em dois anos de atuação foram comercializados 67.146 unidades. Devido ao baixo desempenho de vendas, em novembro de 2024 a SAIC relatou que a marca Rising Auto seria encampada pela Roewe, colocando um fim à sua história como uma marca independente. O suve R7 e o sedã de porte médio F7 passaram a fazer parte de uma linha de produtos elétricos premium da marca Roewe.
O plano de negócios fracassou, a SAIC decidiu de retirar do processo de desenvolvimento da rede de troca de baterias e se juntar à aliança de troca de baterias da CATL. A maior fabricante de baterias do mundo divulgou a lista de 10 modelos que serão compatíveis com Choco-SEB. Há quatro carros SAIC: Roewe D7, Rising F7, Maxus Mifa 9 e Maxus Dana.
AN