A Harley-Davidson já anunciou seus novos modelos para o Brasil para este ano. sendo que a novidade mais interessante será a H-D Street Glide Ultra, que deverá estar disponível para a entrega a seus novos dono a partir do mês que vem . Além da Ultra, uma Touring muito bem equipada para viagens longas a Harley-Davidson no Brasil está lançando alguns outros renovados modelos cruiser, como a Heritage Classic, a Street Bob, a Breakout e a Fat Boy.

Para antecipar as impressões ao guidão da Harley-Davidson Street Glide Ultra, fiz uma viagem com a Street Glide, que nos foi apresentada no ano passado com muitas novidades. Esta Street Glide é basicamente igual à Street Glide Ultra, só que sem o enorme baú traseiro, o que lhe confere o status de Bagger, que pode transportar sacolas
Tanto a H-D Street Glide quanto a H-D Street Glide Ultra estão representadas na linha Grand American Touring, que incluem, também, as especiais de produção limitada CVO – Custom Vehicle Operation, a customizadora oficial Harley-Davidson.

A nova Harley-Davidson Street Glide Ultra chega com as mesmas novidades da H-D Street Glide 2024, que tem alguns itens adicionais, como o sistema de som Rockford Fosgate e painel tátil em cores de 12,3 polegadas, o que facilita bastante o acesso aos recursos de infotenimento e navegação, além de permitir a escolha dos quatro modos de condução de controle eletrônco.
Visualmente, as novas H-D Street Glide também trouxeram novidades, como a nova carenagem do tipo “batwing”, com novas luzes de rodagem diurna de LEDs, circulares em torno do farol e horizontais, do centro do farol até os punhos, que têm também a função de luzes direcionais.
O motor M-8 de 117 polegadas cúbicas (1.923 cm3) também foi alvo de melhorias, conseguindo maiores valores de potência e torque (respectivamente 105 cv a 4.600 rpm e 18 m·kgf a 3.250 rpm). Uma sensível melhora no desempenho foi conferida em uma viagem com a H-D Street Glide, que incluiu autoestradas e caminhos secundários, com bastante trechos com chuva. A posição de pilotagem da H-D Street Glide é praticamente a mesma da versão Ultra (diferem apenas na altura do guidão), ambas têm a carenagem dianteira fixada na suspensão — diferentemente da linha Road Glide, que tem a carenagem dianteira maior e fixada no quadro da motocicleta.
Apesar de usarem a mesma carenagem, a Street Glide Ultra tem o pequeno para-brisa pouco maior do que a Street Glide, o que, em maiores velocidades, causam maior turbulência na região da cabeça do piloto. Uma novidade interessante nessa nova linha Touring é a gaveta abaixo do quadro de instrumentos, fixada na carenagem, na qual é possível guardas documentos e pequenos objetos. Bastante útil.
Os quatro modos de condução são Road, Sport e Rain, estes com parâmetros definidos, e mais uma posição na qual o piloto escolhe os parâmetros que deseja, como entrega de potência, reação do freio-motor, resposta do ABS e controle de tração. A central eletrônica oferece, ainda, controlador de velocidade de cruzeiro, monitoramento da pressão dos pneus, assistência de partida em aclives e funcionamento “key-off”. sem chave, que é presencial.

Quando for o momento de ter a mesma oportunidade de estrada com a H-D Street Glide Ultra, certamente vamos notar a melhor proteção aerodinâmica do para-brisa maior, além, de uma ligeira redução na maneabilidade, devido ao guidão mais alto e mais largo da Ultra. A viagem, no entanto, certamente seria mais confortável, apenas pelo fato de que o enorme porta-malas traseiro permitirá levar mais bagagem do que na Bagger.
Quanto às quatro novas motocicletas da família Cruiser, a Heritage Classic, a Street Bob, a Breakout e a Fat Boy, o mesmo motor Milwaukee-Eight de 117 polegadas cúbicas tem ajustes diferenciados para cada estilo, no que diz respeito às configurações de admissão e escapamento e de modos de pilotagem. Por exemplo, as duas primeiras têm entrega de potência mais suave, enquanto as outras duas têm resposta mais rápida e mais forte ao acelerador. Também aguardamos a chegada desses modelos para uma avaliação prática.
Por fim, as três novas motocicletas com a preparação CVO (algo equivalente à AMG da Mercedes-Benz) são a CVO Street Glide, a CVO Road Glide e a CVO Road Glide ST, cuja diferença principal dos outros modelos, além de um preparo muito forte de motor e suspensões, é a cilindrada ligeiramente maior, de 121 polegadas cúbicas (1.982 cm3). Essas motocicletas também chegam ao Brasil no próximo mês.
A Harley-Davidson Street Glide custa R$ 190.600 e a H-D Street Glide Ultra custa R$ 199.850, valores que, em ambos os casos, podem variar conforme a cor escolhida.
GM