A Jetour, divisão da Chery Auto, focada em crossover e suves de médio e grande porte, lançou oficialmente em Xangai, o Freedom. Segundo a marca, trata-se de um veículo “voltado para viagens longas e pronto para o fora de estrada”. Sua primeira aparição foi no Salão de Guangzhou, em novembro último.
O Jetour Freedom é a variante movida a gasolina do Jetour Traveller e do Jetour Shanhai T1, ambos suves híbridos plug-in (PHEV). O Jetour Freedom está disponível em quatro versões: 1.5TD Exploration 129.900 yuans (R$ 101.360), 1.5TD Discovery 139.900 yuans (R$ 109.160), 2.0TD Crossing 149.900 yuans (R$ 116.960) e 2.0TD XWD Conquest 159.900 yuans (R$ 124.770).

Visualmente, o Freedom adota linhas retilíneas, padrão vigente nos atuais modelos fora de estrada. A carroceria é marcada por vincos, para transmitir uma sensação de robustez. A dianteira traz um conjunto de faróis quadrados, com luzes de rodagem diurna de LED colocadas nas extremidades. Os faróis são ladeados por uma grade do radiador preta, e no centro, encontra-se estampada a marca JETOUR.
As colunas recebem uma pintura preta, fazendo com que o teto pareça flutuante, solução bem conhecida em outras marcas. O Freedom também é equipado com rack de teto para aumentar sua versatilidade. Nas laterais faixas em tom cinza percorrem toda a extensão das soleiras e são unidas às caixas das rodas.
Já na parte traseira há um defletor de teto com a terceira luz de freio integrada. No teto é instalado uma antena tipo barbatana de tubarão. O conjunto de lanternas também é em formato quadrado, com lentes escurecidas, conferindo um aspecto mais esportivo ao modelo. Na tampa do porta-malas há o nome da marca.

o Jetour Freedom mede 4.706 mm de comprimento, 1.967 mm de largura, 1.845 mm de altura e 2.810 mm entre eixos.. A distância do solo é de 200 mm para a versão 1,5-litro, enquanto para o modelo 2-litros é de 190 mm. Os ângulos de entrada e saída são de 28° e de 29°, respectivamente.
Duas opções de motores
O Jetour Freedom oferece duas opções de motores, ambos de quatro cilindros turbocarregado: 1,5 e 2 litros. O motor 1,5-litro entrega 183 cv e 29,5 m·kgf, acoplado ao câmbio robotizado dupla-embreagem de 7 marchas. o 2-litros é de 254 cv e 39,7 m·kgf, acoplado ao câmbio automático epicíclico de 8 marchas com conversor de torque. A Jetour só informou em seu comunicado a velocidade máxima da versão de 2 litros que é de 180 km/h. Ambos os motores têm tanque de gasolina de 70 litros.

Há versão topo de linha XWD Conquest tem tração nas quatro rodas de sexta geração da BorgWarner que emprega os modos de direção “ 7+X . Trata-se de um gerenciador de torque inteligente + diferencial de deslizamento limitado de controle eletrônico. Seus destaques principais são resposta rápida e concluir o processo do reconhecimento das condições da estrada em 0,1 segundo,, velocidade de resposta 20% maior do que a da tração nas quatro rodas convencional; controle de direção estável e desempenho extremo da estabilidade de manuseio melhorado em 15%, o que é uma ferramenta de controle para curvas de alta velocidade e condições de estrada escorregadias. É fácil de usar, as etapas de operação são reduzidas em mais de 80% em comparação com a tração nas quatro rodas convencional.

Interior tecnológico
O interior é segue as mesmas linhas do Jetour Traveller e Shanhai T1, traz um volante multifuncional com as extremidades retas, o motorista conta com um painel de instrumentos LCD de 10,2 polegadas e uma tela central multimídia flutuante de 15,6 polegadas (12,8 polegadas para a versão de entrada) alimentada por um chip Qualcomm Snapdragon 8155. O passageiro tem à disposição uma alça para aventuras no fora de estrada. As saídas de ventilação oblongas também são mantidas.

No console central há dois compartimentos para celular com carregamento sem fio de 50 W, botão giratório para controles do modo de condução, porta-copos e uma alavanca de câmbio que também conta com a tecla para acionar o freio de estacionamento eletromecânico. Os bancos do motorista e do passageiro suportam ajustes elétricos de 6 e 4 direções, respectivamente; e ambos os assentos contam com ventilação e aquecimento.
A segunda fileira os passageiros contam com descansa-braço central, saídas de ar climatizado e duas portas USB, uma do tipo A e outra tipo C. A configuração topo de linha ainda oferece, teto solar panorâmico de 1,62 m², vidro das portas dianteiras de dupla camada e vidro de privacidade traseiro. No interior há alto-falantes HiFi 8/9, controle de voz, um assistente de IA, hotspot WiFi e luzes-ambiente de 64 cores.

Os consumidores podem escolher entre seis tons de pinturas: azul, verde, dourado, prata, branco e preto.
Recursos avançados de assistência à direção de nível 2 também são disponíveis, incluindo monitoramento de ponto cego, frenagem autônoma de emergência e reconhecimento de sinais de trânsito.
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