A Audi anuncia o retorno do recentemente renovado RS 3 ao Brasil, com previsão de chegada no segundo semestre. É a segunda geração do sedã, chegada em 2021.
O modelo é equipado com o motor 2,5 TFSI EA855evo de cinco cilindros, turbocarregado, que desenvolve 400 cv a 5.600 rpm e 51 m·kgf a 2.250 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 3,8 segundos e sua velocidade máxima é de 250 km/h. O sedã esportivo oferece diferentes modos de condução (Audi Drive Select), nas opções Dinâmico, RS Performance e RS Torque traseiro, além da icônica tração integral quattro. O câmbio é robotizado dupla-embreagem de 7 marchas.

O controle do flape de escapamento foi otimizado na faixa entre 2.200 e 3.500 rpm, de modo que os cinco cilindros geram um som consistente e encorpado, independentemente do modo de condução selecionado. Não por acaso, o modelo bateu o recorde em sua categoria no lendário laço norte (Nordschleife) de Nürburgring, na Alemanha. Pelas mãos do piloto alemão Frank Stippler, o modelo completou a volta de 20,832 km em 7:33,123 s, superando em mais de 5 segundos a marca anterior.
Dinâmica
Em relação à dinâmica, o RS 3 possui dispositivos altamente avançados, como o divisor de torque com distribuição variável nas rodas traseiras, o controle eletrônico de estabilidade e o controle binário seletivo das rodas, amortecedores adaptativos da suspensão esportiva RS.
Esses componentes são relevantes para a dinâmica lateral do veículo e estão conectados ao controle modular de dinâmica de condução, onde ocorre a sincronização de dados. Graças a um algoritmo mais desenvolvido, eles reagem de forma precisa às diversas situações de condução, nas quais o condutor pode, por meio do Audi drive select, tornar a dirigibilidade mais arisca ou serena.

Graças a um ajuste fino da suspensão que inclui a vetorização do torque pelo freio, o carro evita saídas de frente ou traseira, mesmo em velocidades elevadas.
É possível ativar o modo Performance, especialmente desenvolvido para uso em autódromo, por meio de um botão vermelho decorado com o ícone de uma bandeira quadriculada, ao lado esquerdo do volante. Para acionar o modo RS Individual, basta pressionar o botão vermelho RS, à direita do volante.
Exterior
Externamente, o RS 3 recebeu alterações visuais, agregando a nova linguagem visual e logotipos em 2D dos marca dos quatro anéis entrelaçados. O modelo ganhou acabamento em preto brilhante na carcaça dos retrovisores, molduras das portas, na grade do radiador, saias laterais, na lâmina acima do difusor e nas amplas saídas de ar dianteiras e traseiras. Na dianteira, os faróis LED Matrix oferecem três opções de luzes de rodagem diurna que podem ser selecionadas por meio do display MMI no painel central da cabine.

A traseira traz referências ao automobilismo. Os difusores de ar nos cantos do para-choque traseiro em formato vertical dialogam com as entradas de ar dianteiras. Duas enormes ponteiras de escapamento em formato oval e com ponteiras pretas são divididas por um refletor vermelho central.
Assim como os faróis dianteiros, as lanternas traseiras também apresentam nova disposição interna, com setas que se iluminam dinamicamente de dentro para fora com a função de voltar para casa e sair de casa, incorporando o design progressivo do conjunto ótico traseiro.

Na lateral, destaque para as rodas RS de alumínio fundido e 19″ em preto fosco com design de cinco raios em formado de “Y”. Como opcional, estão disponíveis rodas com dez raios cruzados, em cinza escuro fosco ou em preto metálico brilhante em design bicolor.
O preço para a Europa é de cerca de € 68.000 (R$ 422.885), mas por enquanto não há previsão de quanto custará no Brasil.
MF