Muito desejadas nas décadas de 1990 e 2000, aos poucos as belas e versáteis camionetas foram perdendo mercado. Atualmente no Brasil resta — sabe-se lá por quanto tempo — apenas a Audi RS 6 Avant, que está disponível por encomenda por cerca de R$ 1.250.000.
A Volvo, que sempre foi reconhecida pelas suas elegantes e funcionais camionetas, anunciou recentemente que encerrará a produção destas para focar em suves.
Já a BMW, que continua com suas camionetas em produção e está oferecendo pela primeira vez a M5 Touring no mercado americano, teve uma bela surpresa.
Sylvia Neubauer, vice-presidente de clientes, marcas e vendas da marca alemã, revelou ao BMW Blog que a empresa planejou que dois terços da produção seriam dedicados ao sedã, enquanto um terço ficaria com a versão camioneta. Contudo, em pouco tempo a fabricante teve que rever seus planos e atualmente as vendas do sedã e da camioneta estão divididas de forma uniforme, superando totalmente as expectativas iniciais.
Ela explanou ainda que no início a demanda pelo sedã também foi superior do que o previsto, levando a empresa a aumentar a produção deste. Porém, de forma inesperada as vendas da camioneta aumentaram tanto, que exigiu um incremento proporcionalmente maior na sua fabricação. “Agora vemos mais demanda pelo sedã, por isso aumentamos a produção. Mas há ainda mais procura pela Touring, portanto, o aumento para ela foi muito maior”, disse a Neubauer.
O vice-presidente de produto da fabricante Andreas Meyer afirmou que se a demanda da M5 Touring continuar em alta, a próxima geração da M3 Touring terá grande potencial de ser vendida em solo americano.
A M5 possui um conjunto de propulsão híbrido, esse sistema une um motor V-8 de 4,4 litros e um motor elétrico integrado ao câmbio automático epicíclico ZF 8HP de oito marchas. Juntos, esses motores resultam numa potência combinada de 727 cv e 102 m·kgf, que levam a camioneta de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos. A velocidade máxima normal é de 250 km/h, mas pode ser aumentada para 305 km/h caso o modelo esteja equipado com o pacote opcional M Driver.
Em consonância com uma das idiossincrasias do nosso estranho mercado, não há previsão de venda da camioneta M5 Touring no Brasil.
MF