Em 17/3, a BYD lançou oficialmente a Super e-Platform, uma arquitetura inovadora dedicada a veículos elétricos a bateria (BEV), e simultaneamente abriu as encomendas mediantes a sinal de seus modelos Han L e Tang L.

Uma inovação fundamental da Super e-Platform é a arquitetura de alta tensão, 1.000 V, a primeira do setor, projetada para veículos de passeio. Isso permite a recém-desenvolvida “Flash Charging Battery”, que, graças à resistência interna reduzida e otimizações avançadas, suporta corrente de carga de até 1.000 ampères e uma taxa de carga de 10 C, fornecendo uma potência máxima de carga de 1 megawatt (1.000 kW). O resultado é uma velocidade de carga sem precedentes de “2 km de alcance por segundo”, permitindo que os usuários ganhem 400 km de alcance em apenas cinco minutos, eliminando efetivamente a ansiedade de alcance.

Para dar suporte adicional à sua tecnologia de carregamento rápido de nível de megawatt, a BYD desenvolveu o primeiro sistema de terminal de carregamento de megawatt totalmente arrefecido a líquido do mundo, capaz de fornecer até 1.360 kW de energia. A empresa planeja estabelecer mais de 4.000 estações de carregamento de nível de megawatt em toda a China, criando uma rede de carregamento de alta velocidade robusta. Além disso, a BYD introduziu tecnologias de carregamento de pistola dupla e aumento de tensão inteligente para melhorar a compatibilidade e a conveniência do carregamento.
Outra novidade apresentada pela BYD durante o evento foi revelação do seu primeiro motor elétrico de 30.000 rpm produzido em massa do mundo, com pico de rotação máxima de 30.511 rpm, que entrega uma potência máxima de 788 cv e uma densidade de potência de 22,3 cv/kg. Este motor não apenas melhora a aceleração e a velocidade máxima, mas também reduz o peso e o volume, melhorando a dinâmica e a eficiência geral do veículo.

Para dar suporte a esse motor de alta potência a BYD introduziu um chip de energia de carboneto de silício (SiC) de nova geração com uma classificação de tensão de 1.500 V, líder do setor, marcando o chip SiC de maior tensão já produzido em massa para aplicações automobilísticas.
O sedã Han L e suve Tang L são os primeiros modelos a serem equipados com a Super e-Platform, já estão disponíveis para encomendas mediante a sinal na China, Han L a partir de 270.000 yuans (R$ 210 mil em conversão direta) e o suve Tang L a 280.000 yuans (R$ 220 mil).

Ambos os veículos são equipados com a tecnologia de carregamento rápido de 1 megawatt e o motor elétrico de alta potência de 788 cv. O Han L acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos, enquanto o Tang L atinge faz o percurso em 3,6 segundos. A BYD informa velocidade máxima de mais de 300 km/h.
AN