O Kia EV9 chega ao mercado brasileiro. O suve elétrico de 7 lugares mede 5.010 mm de comprimento, 1.980 mm de largura, 1.755 mm de altura e 3.100 mm de entre eixos. Seu coeficiente de arrasto (Cx) é de 0,28.
Com dois motores elétricos — um dianteiro e outro traseiro — que fornecem tração integral, o EV9 possui potência combinada de 385 cv e 61 m·kgf de torque. O 0 a 100 km/h é feito em 5,3 segundos e alcança velocidade máxima de 200 km/h. A suspensão dianteira é McPherson e a traseira, multibraço.
Dotado de uma bateria alta tensão de tecnologia NCM (níquel-cobalto-manganês) de 99,8 kW·h, o modelo possui alcance de até 434 km de acordo com o Inmetro. Com um carregador ultrarrápido D/C de 350 kW, de até 800 V, o veículo pode passar de 30% a 80% de carga em apenas 24 minutos.
O modelo também se destaca pela intensidade de regeneração de energia inteligente ajustável pelas borboletas no volante, que oferece quatro níveis de regeneração incluindo a função i-Pedal, onde o condutor consegue controlar a aceleração, desaceleração e parada do veículo apenas através do pedal do acelerador de forma suave e prática. Essa tecnologia permite ao motorista ajustar a intensidade da regeneração, maximiza a eficiência energética e prolonga o alcance, além de nessa condição o desgaste do material de atrito dos freios ser nulo..

O EV9 conta com um sistema inteligente de iluminação, que faz com que alguns dos cubos ópticos dos faróis se apaguem automaticamente, dependendo do veículo que se aproxima ou que está á frente. Destaques ainda para o teto solar duplo e para os retrovisores digitais por câmera que projetam a imagem em telas de 7 polegadas OLED localizadas nas extremidades internas de cada porta dianteira. As rodas são 21″ de liga de alumínio.
No painel, duas telas táteis de 12,3″, uma do quadro de instrumentos e outra da central multimídia, que se conectam a uma tela de 5″ que condensa as funções do ar-condicionado, que segundo a Kia, melhora a experiência digital ao oferecer controle sem esforço das funções do veículo, mas certamente há quem prefira os tradicionais e práticos botões físicos.
O volante possui sistema de aquecimento e ajuste elétrico nos dois planos. Função inédita nos carros da marca, uma variedade de botões de toque ocultos — não muito intuitivo — está localizada logo abaixo da central multimídia. Com função de resposta tátil, se acendem ao passar o dedo sobre eles e permitem o controle de aquecimento, ventilação, ar-condicionado, entre outros.

Bancos dianteiros contam com ajustes elétricos e apoio inferior para os pés. Estes assim como os da segunda fileira também contam com funções de aquecimento e ventilação, enquanto o do motorista ainda possui função memória (duas programações) e massagem. Já os bancos da terceira fileira oferecem rebatimento elétrico dos encosto , porta-copos e portas USB A e C de carregamento para dispositivos móveis.
O banco da segunda fileira do lado direito conta com o sistema de deslizá-lo para frente e recliná-lo, fornecendo um espaço de entrada mais amplo para acesso à terceira fileira, sendo possível, inclusive, fazê-lo sem retirar um banco infantil porventura instalado no banco.
Já o console central funcional conta com carregamento de de bateria de telefone celular por indução, porta-copos para os passageiros da segunda fileira e uma bandeja inferior para acomodação de objetos.
O ar-condicionado é independente de três zonas, com difusores de ar no teto para os bancos traseiros. Há também cortinas nas janelas das portas traseiras, oferecendo mais privacidade aos ocupantes, e a iluminação ambiente em duas zonas de cores com 64 opções de combinação..

Composto por 13 alto-falantes e um subwoofer, o sistema de som da Meridian possui tecnologias como a Intelli Q, capaz de fazer a compensação de volume/qualidade de áudio de acordo com a velocidade do carro, e a Horizon, que faz o ajuste simultâneo da reprodução da imagem da música e som.
O suve dispõe de um compartimento dianteiro de 62 litros, que suporta até 20 kg, enquanto o porta-malas possui 333 litros de capacidade na configuração de três fileiras, 828 litros com a terceira fileira rebatida e incríveis 2.393 litros (4 m³) com a terceira e segunda fileiras rebatidas.
São três modos de condução (neve, lama e areia), que otimizam automaticamente a potência de tração e frenagem, garantindo segurança e eficiência em cada situação.
Além de dez bolsas infláveis, o suve incorpora um pacote completo de recursos avançados de assistência e segurança de condução ao motorista através dos Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (Adas).

Dentre os destaques, estão o assistente para prevenção de colisão dianteira com frenagem autônoma de emergência e detecção de veículos, pedestres e ciclistas, incluindo conversão em cruzamentos; assistente de centralização na faixa de rodagem; assistente de manutenção de faixa; controle de cruzeiro adaptativo com assistente de congestionamentos (para e anda); monitor de ponto cego com visualização no painel de instrumentos; e assistente de prevenção de colisão traseira em tráfego transversal, projetado para evitar colisões ao sair de ré e encontrar veículos que estão trafegando.
No Brasil, o suve elétrico conta com cinco anos de garantia sem limite de quilometragem e oito anos de garantia ou 160.000 km para a bateria de alta tensão.
Disponibilizado em versão única GTL, o Kia EV9 possui oito opções de cores e está à venda a um preço público sugerido de R$ 749.990,00 e inclui: carregador de emergência, wallbox residencial de 7 kW, adaptador V2L (do veículo para consumo) para utilização da bateria de alta tensão para alimentar até residências, serviço de assistência 24h por 5 anos, e pacote com as revisões de 20, 40 e 60 mil km incluídas.
MF