¹A Stellantis N.V. apresentou o STLA AutoDrive 1.0, o primeiro sistema de direção automatizado desenvolvido internamente pela empresa, oferecendo a funcionalidade de ADAS Nível 3, com Hands-Free e Eyes-Off¹. O recurso permite a condução automatizada a velocidades de até 60 km/h.
O equipamento foi projetado para simplificar: quando o trânsito e as condições ambientais se alinham, os motoristas são notificados de que o STLA AutoDrive está disponível. Uma vez ativado por um botão físico, o sistema assume o controle, mantendo distâncias seguras, ajustando a velocidade e gerenciando a direção e a frenagem perfeitamente com base no fluxo de tráfego.
O recurso utiliza um avançado conjunto de sensores para monitorar continuamente o ambiente ao seu redor, que segundo a empresa, garante alta precisão e operação confiável, mesmo à noite ou em condições climáticas desafiadoras, como chuva leve ou respingos de água na estrada. Para manter um desempenho consistente, um sistema automatizado de limpeza de sensores mantém os componentes críticos limpos e em condições ideais de confiabilidade e funcionalidade.
A empresa também diz que os engenheiros projetaram o recurso para reagir de forma ágil e natural, proporcionando uma condução suave, previsível, como se fosse guiada por um humano; e que o sistema ajusta-se perfeitamente a situações como manter distâncias seguras ou lidar com mudanças no tráfego, garantindo uma experiência confiável e livre de estresse.
Em velocidades mais altas, o recurso oferece a conveniência do controle de cruzeiro adaptativo e funções de centralização de faixa nos modos Nível 2 (hands-on) e Nível 2+ (hands-off, eyes-on).
Desenvolvido em uma arquitetura escalável, a tecnologia está pronta para ser implementada em veículos das marcas que integram a Stellantis, e adaptado a diferentes mercados globais, garantindo uma transição suave à medida que as estratégias comerciais se alinham com a demanda de cada mercado. Conectado à nuvem, o sistema permite atualizações remotas contínuas e integração de dados em tempo real, assegurando um desempenho sempre otimizado.
A tecnologia está em conformidade com as regulamentações aplicáveis nos mercados onde o sistema é suportado, e exige que os motoristas permaneçam sentados, com o cinto de segurança afivelado e prontos para assumir o controle quando solicitados. Além disso, o sistema respeita as leis regionais relacionadas à conduta do motorista, incluindo restrições ao uso de celulares.
O STLA AutoDrive foi projetado como uma plataforma em constante evolução, com pesquisas contínuas e avanços futuros que podem possibilitar a operação hands-free e eyes-off em velocidades mais altas, até 95 km/h; e automação fora de estrada aprimorada para modelos selecionados.
MF
¹Sem usar as mãos e olhos fora da via