Uma máquina criada para ralis, drift e pista, mas adaptada para as ruas. Essa foi a diretriz para o desenvolvimento do Renault 5 Turbo 3E (3 de terceiro modelo “turbo” e E de elétrico), o carro de rua mais potente e avançado da história da Renault. O modelo resgata a herança icônica dos Renault 5 Turbo e Turbo 2, que marcaram época com seu caráter exuberante, espírito inovador e desempenho impressionante nos ralis. Foram os primeiros carros franceses equipados com motor turbo, tecnologia então recém-adotada (1977) pela Renault na Fórmula 1, tornando-se verdadeiras peças de colecionador.
Mas o Renault 5 Turbo 3E é muito mais do que um restomod eletrificado. Ele se posiciona como o primeiro de uma nova categoria: os minissupercarros. Com especificações impressionantes (540 cv, 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos, estrutura de compósito de fibra de carbono), alto grau de personalização e uma relação comprimento-largura de 2,01 (próxima à de um supercarro), ele combina o desempenho extremo de um esportivo com a pegada de um hot hatch compacto.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las
Desenvolvido sobre uma plataforma exclusiva e projetada para oferecer o máximo de desempenho e dirigibilidade, o Renault 5 Turbo 3E se junta ao Renault 5 E-Tech elétrico (o compacto urbano) e ao Alpine A290 (o esportivo compacto), replicando a estratégia da década de 1980 com o Renault 5, Renault 5 Alpine e Renault 5 Turbo. O modelo é um reflexo da transformação da Renault, impulsionada pelo plano Renaulution. Podemos dizer que isso se deve ao fato de o presidente do Grupo Renault Luca de Meo ser um autoentusiasta, como ele mesmo se refere no seu LinkedIn.

Ao criar a nova categoria de minissupercarros elétricos com o Renault 5 Turbo 3E, a Renault mais uma vez demonstra a paixão e o espírito de inovação que sempre a impulsionaram. Com apenas 4.080 mm de comprimento, este modelo exuberante entrega um desempenho e sensações sem precedentes no mercado.
Design exuberante e aerodinâmico
O visual do Renault 5 Turbo 3E segue a estética de um supercarro, com para-lamas largos, aerofólio traseiro imponente e aerodinâmica otimizada para eficiência e estabilidade. Inspirado no Renault 5 Turbo e Turbo 2 originais e desenhados pelo Marcello Gandini da Bertone, o novo modelo resgata elementos clássicos como os faróis quadrados, agora de LED, e os para-lamas traseiros pronunciados, mesclando essa identidade retrô com soluções de ponta. O defletor dianteiro e as saídas de ar laterais garantem pressão aerodinâmica equilibrada entre os eixos, enquanto as entrada de ar nas laterais traseiras melhoram o fluxo de ar e o arrefecimento dos freios.

O Renault 5 Turbo 3E utiliza uma plataforma (arcabouço) específico, com motorização traseira e chassi projetado para desempenho. Com dimensões de 4.080 mm de comprimento, 2.030 mm de largura e 1.380 mm de altura, ele é um compacto com proporções de supercarro. As colunas do para-brisa recuadas e a linha do teto inclinada enfatizam seu perfil dinâmico, enquanto o aerofólio traseiro maximiza a pressão aerodinâmica.
Com uma plataforma dedicada e um conjunto motriz projetado para desempenho extremo, o Renault 5 Turbo 3E entrega um comportamento dinâmico digno de um supercarro. Graças às rodas traseiras motrizes dotadas de motores elétricos individuais, o modelo oferece:
- 489,5 m·kgf de torque imediato, proporcionando acelerações brutais;
- Respostas instantâneas, sem o lag dos antigos turbos;
- Redução de peso no eixo traseiro (os modelos Turbo e Turbo 2 tinham motores centrais traseiros-centrais, aumentando a agilidade;
- Controle independente das rodas, permitindo ajustes finos de dirigibilidade.

A bateria posicionada sob o assoalho reduz o centro de gravidade, potencializando a estabilidade e a capacidade de drift. O chassi foi calibrado pela Alpine, garantindo uma dirigibilidade afiada e emocionante.
O Renault 5 Turbo 3E representa uma oportunidade única de demonstrar a expertise da Alpine em engenharia e no desenvolvimento de esportivos elétricos. Para alcançar as metas ambiciosas desse modelo, a marca desenvolveu um arcabouço específico e introduziu, pela primeira vez, motores de roda de 540 cv cada, resultando em uma aceleração de 0 a 100 km/h em aproximadamente 3 segundos.
Interior esportivo e personalização
O interior do Renault 5 Turbo 3E é esportivo, com bancos tipo concha e cintos de seis pontos, além de componentes de carbono para reduzir o peso do veículo e materiais premium como Alcantara. Bem refinado. O freio de estacionamento vertical no estilo rali adiciona um toque especial e, de certa forma, inesperado. O painel de instrumentos é digital mas com mostradores de desenho retrô.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las
O modelo está disponível em uma variedade de cores externas e internas, incluindo opções que remetem às pinturas históricas do Renault 5 Turbo e Turbo 2, como o vermelho Grenade ou a pintura de competição amarela, branca e preta. Novas opções de pintura “gentleman driver” ou contemporâneas também estão disponíveis.
Além disso, os clientes têm várias opções de personalização, podendo escolher desde a pintura externa até acabamentos internos como bancos, painel e console central, criando um veículo único em colaboração com os designers da Renault.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las
O Renault 5 Turbo 3E estará disponível em vários mercados estratégicos, incluindo Europa, Oriente Médio, Japão e Austrália, com uma produção limitada a 1.980 unidades — uma homenagem ao ano de lançamento do Renault 5 Turbo original. Cada unidade será numerada, e os clientes poderão escolher seu número no momento da compra. As reservas serão abertas nas próximas semanas, e as primeiras entregas estão previstas para 2027 e seu preço parte de aproximadamente 130.000 euros (800.000 reais na conversão direta) na Europa. Se fosse vendido aqui seria algo em torno de 1,5 milhão reais.
Com o Renault 5 Turbo 3E, a Renault redefine o conceito de hot hatch, transformando-o em um minissupercarro elétrico que promete pura diversão ao volante. Um perfeito exemplo de que carros elétricos podem sim ser divertidos, e muito.
Dimensões e peso
- Comprimento: 4.080 mm
- Largura: 2.030 mm
- Altura: 1.380 mm
- Entre-eixos: 2.570 mm
- Altura livre do solo: 118 mm
- Peso: 1.450 kg
Plataforma
- Plataforma elétrica sob medida
- Arquitetura de 800 volts
Motorização e bateria
- Motores elétricos independentes nas rodas traseiras: 2 x 540 cv / 489,5 m·kgf)
- Bateria de 70 kW·h (íons de lítio)
- Alcance WLTP de até 400 km
Carregamento
- Carregador AC bidirecional de 11 kW (carga de 0 a 100% em 8 horas)
- Carregamento DC de 350 kW (carga de 15 a 80% em 15 minutos)
Desempenho
- 0 a 100 km/h: menos de 3,5 segundos
- Velocidade máxima: 270 km/h

PM