A Volkswagen celebra o marco de 1 milhão de unidades do Polo fabricadas no Brasil. Atualmente o modelo é produzido na fábrica de Taubaté, SP, unidade que também começará a fabricar o Tera a partir do dia 2 de abril. Já o Polo Track, modelo de entrada da marca, será produzido na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP, a partir de segunda-feira (31/3) em volumes adicionais aos de Taubaté.

O hatchback é mais exportado pela Volkswagen e representa 44% dos embarques da marca em 2025. Já foram 8.595 unidades exportadas este ano (jan-fev).
História de sucesso no Brasil

A chegada do modelo, que sempre foi inovador em inúmeros aspectos, revolucionou a indústria automobilística brasileira e trouxe novas referências em tecnologia na produção e no próprio produto. Em 2002, para a ocasião do lançamento do primeiro Polo por aqui, a fábrica de São Bernardo do Campo, SP passou por um grande trabalho de modernização. A chamada “Nova Anchieta” foi equipada com as mais avançadas tecnologias e modernos processos de produção para a época, incluindo 400 robôs, solda a laser e pintura automatizada: tornava-se assim uma das mais modernas unidades Volkswagen do mundo para produzir o Polo, apta a fabricar carros com os mesmos padrões de qualidade exigidos pelos principais mercados mundiais.

Já em 2009, a fabricante sai na frente com o Polo E-Flex, primeiro modelo flex do mercado brasileiro sem o sistema auxiliar de partida a frio quando com álcool no tanque, acabando com o reservatório de gasolina no compartimento do motor. O modelo equipado com o sistema Flex Start da Bosch, inaugurou uma nova geração de veículos flexíveis no Brasil, reforçando o pioneirismo da marca no desenvolvimento da tecnologia flex. A nova tecnologia também contribuía para a redução da emissão de poluentes durante a partida do veículo.

No mesmo ano foi lançado o Polo BlueMotion, que tinha uma série de recursos e soluções para diminuir 15% nos níveis de consumo de combustível e de emissões de CO2 , como um novo escalonamento de marchas (4+E), pneus de seção transversal menor, altura de rodagem europeia e a reprogramação do gerenciamento da injeção eletrônica, além de mudanças significativas em partes de design do veículo, como menor área da grade do radiador, melhorando a sua aerodinâmica.

Em 2017, o carro marcou a história da marca outra vez. Ele foi o primeiro hatchback compacto e o primeiro modelo fabricado no Brasil a receber o arcabouço MQB-A0, com estrutura feita com cerca de 50% de aços de ultra e alta resistência, ganhando mais rigidez e robustez, aumentando o nível de segurança nos eventuais acidentes. O desenho da dianteira era exclusivo para o Brasil, enquanto o interior dava as boas-vindas ao mundo digital, já que o carro estreou a segunda geração do Active Info Display, com tela de quadro de instrumentos totalmente digital. Na ocasião, o Polo seria lançado no Brasil de forma praticamente simultânea com a Alemanha.

Já em 2022, ao completar 20 anos de produção na Anchieta, o hatchback recebeu uma reestilização para se adaptar ao ‘family look’ da marca, com linhas mais horizontalizadas, superfícies mais arredondadas e novo conjunto óptico. Também ofereceu faróis de LED desde a versão básica. Em paralelo, o Polo Track chegou para substituir o Gol. A versão GTS chegou ao mercado em 2023, com motor 1,4 turbocarregado (250 TSI) de 150 cv e 25,5 m·kgf e tecnologias como os faróis IQ.Light com iluminação em LED Matrix.

Os 50 anos do Polo no mundo
Mundialmente, a marca está celebrando neste ano os 50 anos do Polo. Desde 1975, o modelo agrada gerações e se tornou um pioneiro em seu segmento: sempre foi sinônimo de veículo acessível, design atemporal e tecnologia pioneira.
Com mais de 20 milhões de veículos vendidos em seis gerações, o hatchback vem ditando tendências em seu segmento e se estabeleceu como um dos modelos de maior sucesso quando o assunto é carro compacto.
MF