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Home Mundo Ae História

OS 50 ANOS DO VW POLO

SÃO MAIS DE 20 MILHÕES DE VEÍCULOS VENDIDOS EM SEIS GERAÇÕES

identicon por Marco Fritsch
02/02/2025
em História, MF, Notícias
Fotos: Divulgação Volkswagen

Fotos: Divulgação Volkswagen





Na Europa, quando o Fusca deveria ser substituído nos anos 1970, a Volkswagen tinha vários modelos na manga: o Passat chegou ao mercado em 1973, seguido um ano depois pelo Golf, enquanto o Polo fez sua estreia em 1975. Nenhum veículo antes havia sido tão compacto e refinado ao mesmo tempo. Posicionado em um segmento abaixo do Golf, o Polo completou perfeitamente a então nova família de modelos de tração dianteira. Cinquenta anos depois e em sua sexta geração, o Polo provou como um carro compacto pode se firmar globalmente — suas mais de 20 milhões de unidades vendidas falam por si.

Um carro para todos

A primeira geração do Polo, de 1975

O Polo não representa apenas inovações técnicas, mas também um meio de transporte acessível. Com tecnologia de ponta e uma relação custo-benefício reconhecida, o Polo contribuiu para o transporte individual ao longo de gerações. Seja para quem dirige pela primeira vez, procura prazer ao dirigir ou um carro familiar, o Polo criou memórias e continuará a ser um companheiro versátil também no futuro.

O sucesso de um carro compacto

Audi 50 foi o modelo que serviu de base para o compacto da VW

Apresentado em março de 1975, o Polo foi baseado no Audi 50. Em forma ligeiramente modificada, ele entrou em produção em série em Wolfsburg, na Alemanha, e trouxe frescor ao segmento de carros compactos. Com seu design limpo e sua alta funcionalidade, ele capturou o espírito da época: eficiente, prático e acessível, o veículo leve também foi caracterizado pela agilidade, excelente comportamento dinâmico e econômicos com motores transversais de 1,1 e 1,3 litro, virtudes essenciais que continuaram a história de sucesso desde então.

Evolução ao longo de seis gerações

Com as seis gerações reunidas, percebe-se como o carro cresceu ao longo dos anos

A cada geração, o Volkswagen foi desenvolvido ainda mais. O Polo de segunda geração trouxe uma série de melhorias de 1981 em diante, incluindo mais espaço e conforto, bem como motores modernizados. Outro salto à frente ocorreu na terceira geração de 1994, também em termos de tecnologia e foi um dos primeiros veículos de sua categoria com recursos de segurança inovadores, como bolsas infláveis. Em 1998, o Polo estava disponível pela primeira vez na icônica versão GTI. Com um aumento significativo no tamanho, a quarta geração ofereceu um novo nível de conforto e segurança a partir de 2002, com bolsas infláveis dianteiras e laterais, direção assistida hidráulica e freios ABS de série.

O Polo 5ª geração viu a introdução de uma série de inovações digitais: a partir de 2009, os sistemas de entretenimento e assistência tornaram o dirigir mais confortável do que nunca. Na ocasião, com o Polo R WRC, a Volkswagen conquistou o título do Campeonato Mundial de Rali quatro vezes consecutivas a partir de 2013. A sexta geração foi baseada no arcabouço transversal modular (MQB) e estabeleceu novos padrões em 2017 em termos de conectividade, segurança e dinâmica de condução. O Polo se tornou ainda mais digital e inovador com a atualização do produto em 2021. O carro compacto ostenta sistemas de assistência e conforto que, de outra forma, são conhecidos apenas em classes de veículos superiores.

Polo no Brasil

O início da produção no Brasil foi em 2002

A chegada do modelo, que sempre foi inovador em inúmeros aspectos, revolucionou a indústria automobilística brasileira e trouxe novas referências em tecnologia na produção e no próprio produto. Tudo que se aprendeu a fazer de melhor em automóveis está dentro do Polo. Em 2002, para a ocasião do lançamento do primeiro Polo por aqui, a fábrica Anchieta da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, passou por um grande trabalho de modernização. A chamada “Nova Anchieta” foi equipada com as mais avançadas tecnologias e modernos processos de produção para a época, incluindo 400 robôs, solda a laser e pintura automatizada: tornava-se assim uma das mais modernas unidades VW do mundo para produzir o Polo, capaz produzir carros com os mesmos padrões de qualidade exigidos pelos principais mercados mundiais.

Quarta geração no mundo, mas a primeira produzida e comercializada no Brasil

Já em 2009, a Volkswagen sai na frente com o Polo E-Flex, primeiro modelo flex do mercado brasileiro sem sistema auxiliar de partida a frio que incluía o reservatório de gasolina no compartimento do motor. Era o sistema Flex Start, da Bosch, e inaugurou uma nova geração de veículos flexíveis no Brasil, reforçando o pioneirismo da marca no desenvolvimento da tecnologia flex.

Polo BlueMotion tinha recursos e soluções para diminuir em 15% os níveis de consumo de combustível

Já objetivando redução de emissões de CO2, a Volkswagen apostou, no mesmo ano, no Polo BlueMotion, uma série especial de 300 unidades. A versão, de motor 1,6-litro, tinha uma série de recursos e soluções para diminuir em 15% os níveis de consumo de combustível e emissões de CO2, como altura de rodagem 15 mm menor em relação a outros Polo, adoção de câmbio “4+E”, pneus relativamente estreitos 165/70 R14, reprogramação do gerenciamento da injeção e grade do radiador com menor área aberta. Leia mais sobre o Polo BlueMotion.

Em 2017, o Polo marcou a história da Volkswagen outra vez. Ele foi o primeiro hatchback compacto e o primeiro modelo fabricado no Brasil a receber o arcabouço MQB-A0, com estrutura feita com cerca de 50% de aços de ultra e alta resistência, ganhando mais rigidez e robustez, aumentando o nível de segurança em caso de acidente. O desenho frontal era exclusivo para o Brasil, enquanto o interior moderno dava as boas-vindas ao mundo digital, já que foi ele que estreou a segunda geração do Active Info Display, com tela de quadro de instrumentos totalmente digital. Na ocasião, o Polo foi lançado no Brasil de forma praticamente simultânea com a Alemanha.

Em 2017 inicia-se a produção da sexta geração no Brasil

Já em 2022 uma nova evolução: ao completar 20 anos de produção na fábrica Anchieta, o hatchback chegou renovado ao mercado e reforçou o ‘Family Look’ da marca, com linhas mais horizontalizadas, superfícies mais arredondadas, novo conjunto óptico e novos acabamentos internos. Também ofereceu faróis de LED desde as versões mais básicas.

Em paralelo, numa tarefa mais do que especial, o Polo Track chegou para substituir o Gol com conjunto mais moderno e robusto. A versão topo de linha GTS, a mais esportiva e completa do compacto da Volkswagen, chegou ao mercado em 2023, com motor 250 TSI de 150 cv e 25,5 m·kgf de torque; e tecnologias como os faróis IQ.Light com iluminação em LED Matrix.

Polo Track veio para substituir o Gol

O sucesso do hatchback compacto aparece nas ruas: o Volkswagen Polo fechou o ano de 2024 como o líder absoluto de vendas na América do Sul, considerando todos os segmentos do mercado. No ano, foram 161.503 unidades emplacadas do modelo na região, consolidando seu sucesso como o veículo preferido dos sul-americanos.

GTS é a versão esportiva do modelo

O Volkswagen Polo também é o grande sucesso da marca no Brasil e bateu recorde de vendas, com 140.184 unidades emplacadas em 2024. No País, o VW Polo segue como o carro de passeio mais vendido pelo segundo ano consecutivo, além de líder entre os hatches. O modelo registrou crescimento de 26% em suas vendas em 2024 no Brasil, comparando com 2023, quando foram emplacadas 111.247 unidades. O Polo é produzido nas unidades paulistas da Volkswagen em Taubaté e Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo.

MF







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Foto: estradas.com.br

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