Desde seu lançamento, a Ram Rampage caiu no gosto do público brasileiro. Não por acaso: é a primeira Ram 100% desenvolvida na América do Sul, pensada para nossos caminhos, nosso estilo de vida e nossas exigências. Para 2025, a picape média da marca do carneiro não apenas reforça esse acerto, como também se aprimora — agora com um novo motor 2,2 turbodiesel de 200 cv, que combina mais desempenho com menor consumo.
Durante uma semana, rodei com a nova versão Rebel 2,2 turbodiesel da Rampage por cidade, estrada e fora de estrada leve. O objetivo? Avaliar com lupa tudo o que essa nova motorização trouxe em desempenho, comportamento dinâmico e eficiência. O veredito? A evolução é significativa — e empolgante.

Novo coração turbodiesel
A grande novidade da linha 2025 é o motor 2,2 Multijet III revisado, agora com potência máxima de 200 cv a 3.500 rpm e torque máximo elevado a expressivos 45,9 m·kgf a apenas 1.500 rpm. Mais potência, mais força e em faixas de giro ainda mais baixas, resultando em acelerações e retomadas mais ágeis. O fabricante declara o 0–100 km/h em 9,9 segundos e retomadas como 60–100 km/h em 6,4 s e 80–120 km/h em 8,0 s.

O segredo está na engenharia refinada: bloco em ferro fundido, cabeçote de alumínio com duplo comando de válvulas, injeção direta a 2.000 bar, turbocompressor de geometria variável com interresfriador ar-água, além de coletor de admissão com geometria variável e um sofisticado sistema de pós-tratamento de emissões (duplo EGR e injeção de ureia com arrefecimento líquido). Tudo gerenciado por uma ECU de nova geração, com processadores mais rápidos e precisos.
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O câmbio automático de 9 marchas teve as relações revistas: o diferencial final ficou 14% mais longo, reduzindo o regime de giro em velocidades de cruzeiro. O resultado: menor consumo, menos ruído e mais conforto — sem sacrificar a força em baixa, graças à ampla faixa de torque.

Na prática, o novo 2,2 empurra com vontade e linearidade. A resposta ao acelerador é imediata, e as trocas são suaves e bem escalonadas. Em subidas, o câmbio reduz rápido; em frenagens segura marcha com inteligência. A calibração está muito boa.

Eficiência em foco
Apesar da maior potência , o novo motor é ainda mais eficiente. Segundo a fabricante, a Rampage Rebel 2,2 faz até 10,6 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada, com nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Em nosso teste, conseguimos médias reais até melhores, com 17,2 km/l entre São Paulo e Campinas a 120 km/h na rodovia dos Bandeirantes.
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A tração integral 4×4 auto, sob demanda, tem o eixo dianteiro como predominante e garante aderência sempre que necessário. O sistema distribui automaticamente a potência entre os eixos, sem necessidade de intervenção do motorista, e conta com bloqueio eletrônico e controle de descida, conferindo competência real para uso fora de estrada.

Dirigibilidade para entusiastas
O que realmente impressiona na Rampage é seu comportamento dinâmico. A estrutura monobloco é extremamente rígida, derivada da plataforma Small Wide 4×4 estendida, mas com reforços e subchassis específicos. Isso permite um acerto fino de suspensão e muito bem executado.
O conjunto McPherson na dianteira e multibraço na traseira foi recalibrado para a versão Rebel 2025, agora com novos pneus Pirelli Scorpion All Terrain Plus 235/65 R17, com carcaça reforçada e escrita branca. Eles garantem mais aderência em pisos irregulares e contribuem para o visual intimidante da versão, sem prejudicar o conforto em asfalto.

A direção com assistência elétrica tem bom peso progressivo e centro bem definido. O carro aponta com precisão, e a carroceria rola pouco para uma picape — mérito da suspensão e do baixo centro de gravidade proporcionado pela estrutura monobloco. Freios com discos ventilados nas quatro rodas dão conta do recado, ainda que o pedal pudesse ter resposta mais direta nas primeiras pressões.

Cabine e equipamentos
A versão Rebel mantém o visual mais aventureiro da gama, com para-choques e molduras robustas na cor preta, e ausência de cromados. Por dentro, o ambiente é sóbrio e funcional. O painel tem acabamento emborrachado nas porções superiores, e o quadro de instrumentos digital de 10,3” é configurável. A central multimídia Uconnect de 12,3” tem Android Auto e Apple CarPlay sem fio, navegação embarcada e resposta rápida.

Os bancos têm regulagens elétricas, aquecimento e ventilação. Há ar-condicionado digital de duas zonas, chave presencial com partida remota, carregador por indução refrigerado e 6 entradas USB (3 tipo C). O espaço traseiro é bom para três adultos, com saídas de ar climatizado e tomadas elétricas.
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A caçamba comporta 980 litros, traz revestimento protetor, iluminação, capota marítima de série e tampa com trava elétrica e amortecimento — tudo pensado para o uso no dia a dia. A capacidade de carga do veículo é de 1.015 kg.
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Avaliação dinâmica
Durante a semana de testes com a Rampage Rebel 2.2 Turbodiesel, rodei por cerca de 800 km entre vias urbanas, rodovias e trechos de terra leve nos arredores de Campinas, região que oferece um bom recorte de situações comuns ao uso diário de uma picape média no Brasil.
No trânsito urbano, a boa calibração da direção eletroassistida logo se destaca. Em manobras e ao estacionar o volante leve e os bons ângulos de esterço facilitam bastante, ajudados pela câmera traseira de alta definição e pelos sensores dianteiros e traseiros. Apesar do porte, a Rampage transmite sensação de controle e agilidade em deslocamentos urbanos. O sistema desliga/liga motor nas paradas atua de forma discreta e contribui para o consumo: registrdi média geral de 12,3 km/l, sem esforço para economizar.

O acerto de suspensão absorve bem as irregularidades do piso, mesmo com os novos pneus Pirelli All Terrain Plus — que, apesar da banda de rodagem de desenho mais bruto, não comprometem o conforto. Em lombadas e valetas não há batidas secas ou ruído de queda de roda, o que é mérito da estrutura monobloco reforçada e do curso generoso da suspensão.
Subindo pela Rodovia Dom Pedro I (SP-065) rumo a Atibaia, o conjunto motor-câmbio mostrou sua força. A velocidade de cruzeiro a 110 km/h é mantida com o motor girando a pouco mais de 1.600 rpm, graças ao diferencial alongado. A cabine permanece silenciosa e bem isolada de vibrações, com rodar sólido e sem ruídos incômodos. As ultrapassagens são feitas com segurança, com bom fôlego entre 80 e 120 km/h — faixa onde o motor entrega seu torque máximo.

Na descida da Estrada das Cabras (SP-063) e em estradas vicinais de terra batida na região de Joaquim Egídio e Sousas, o controle de descida se mostrou útil ao manter a velocidade controlada automaticamente. A suspensão traseira multibraço garante estabilidade mesmo com caçamba vazia, e o controle de tração atua com progressividade ao lidar com piso solto, evitando patinagens bruscas.
É importante destacar que a Rampage não é um jipe raiz, mas encara estradas ruins com competência, sem comprometer o conforto ou o controle. A posição de dirigir elevada, aliada à boa visibilidade e ergonomia, contribui para jornadas longas sem cansaço.

Conclusão
A Rampage Rebel 2,2 Turbodiesel 2025 é um produto mais maduro, mais potente e ainda mais racional. O novo motor é uma evolução real em termos de desempenho e eficiência, sem perder o espírito entusiasta que tanto valorizamos. O comportamento dinâmico, o conforto e o conjunto de tecnologias fazem da Rampage uma picape versátil — seja para o trabalho, lazer ou viagens longas.

Ainda que a versão com motor Hurricane continue sendo a escolha para quem busca desempenho absoluto, o novo 2,2 diesel entrega um equilíbrio que deve agradar boa parte do público — especialmente os que valorizam potência em baixas rotações, alcance e robustez.
Com preço sugerido de R$ 259.990, a Rampage Rebel 2,2 é hoje uma das picapes mais completas e interessantes no segmento médio-compacto. E, sem dúvida, uma legítima representante da linhagem Ram — com sotaque brasileiro e alma entusiasta.
GB
FICHA TÉCNICA RAM RAMPAGE REBEL 2,2 TURBODIESEL 2025 | ||
MOTOR | ||
Designação | Multijet Turbodiesel | |
Tipo | 4 cilindros em linha, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, turbocarregador de geometria variável com interresfriador ar-água, 4 válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas, correia dentada, variação de fase na admissão e escapamento, injeção direta, diesel S-10 | |
Cilindrada (cm³) | 2.184 | |
Diâmetro e curso (mm) | 83,8 x 99 | |
Taxa de compressão (:1) | 15,7 | |
Potência (cv/rpm) | 200/3.500 | |
Torque (m·kgf/rpm) | 45,9/1.500 | |
Limite de rotação( rpm) | 4.000 rpm (sobe marcha a essa rotação) | |
Densidade de potência (cv/L) | 91,6 | |
Densidade de torque (m·kgf/L) | 21,0 | |
TRANSMISSÃO | ||
Câmbio | Automático epicíclico de 9 marchas, tração 4×4 com traseira sob demanda e em modo reduzida, trocas manuais sequenciais pelas borboletas atrás do volante | |
Relações de marchas (:1) | 1ª 4,700; 2ª 2,840; 3ª 1,910; 4ª 1,380; 5ª 1,000; 6ª 0,810; 7ª 0,700; 8ª 0,580; 9ª 0.480 | |
Relação dos diferenciais (:1) | 3,734 | |
SUSPENSÃO | ||
Dianteira | Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | |
DIREÇÃO | ||
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida com pinhão duplo, indexada à velocidade | |
Relação de direção (:1) | n.d. | |
Voltas entre batentes | 2,8 | |
Diâmetro do aro do volante (mm) | 370 | |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11,9 | |
FREIOS | ||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado / Ø 330 | |
Traseiros (Ø mm) | Disco ventilado / Ø 320. | |
Controle | Freio de serviço hidráulico, assistido a vácuo por bomba dedicada, duplo-circuito em diagonal, ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem | |
Freio de estacionamento | Eletromecânico com estratégia de atuação automática nas paradas | |
RODAS E PNEUS | ||
Rodas | 8J x 17 | |
Pneus | 235/65 R17 | |
Estepe | Temporário 145/70 R17 | |
CARROCERIA | Monobloco de aço, picape cabine dupla, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro | |
CAPACIDADES | ||
Caçamba (L) | 980 | |
Tanque de combustível | 60 | |
PESOS (kg) | ||
Em ordem de marcha | 1.951 | |
Bruto total | 2.966 | |
Capacidade de carga | 1.015 | |
DIMENSÕES (mm) | ||
Comprimento | 5.028 | |
Largura sem/com espelhos | 1.886 / 2.040 | |
Altura | 1780 (inclui antena) | |
Distância entre eixos | 2.994 | |
Distância mínima do solo | 223 | |
Bitola dianteira/traseira | n.d. | |
Ângulos de entrada/saída/rampa (º) | 25,8 / 27,5 /23,4 | |
CAÇAMBA (mm) | ||
Comprimento / largura / profundidade | 1.055 / 1.886 / 595 | |
DESEMPENHO | ||
Aceleração 0-100 km/h (s) | 9,9 | |
Velocidade máxima (km/h) | 196 | |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | ||
Cidade (km/l) | 10,6 | |
Estrada (km/l) | 13,3 | |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||
v/1000 em 9ª (km/h) | 75,3 | |
Rotação a 120 km/h em 9ª (rpm) | 1.600 | |
Rotação à velocidade máxima em 7ª (rpm) | 3.800 | |
GARANTIA | ||
Termo (anos) | 3 |
CONTEÚDO DA RAM RAMPAGE REBEL 2,2 TURBODIESEL2025 |
EXTERIOR |
Antena “barbatana de tubarão” |
Carcaças dos espelhos retrovisores pretas |
Farol de neblina em LED com função curva |
Faróis Full LED com projetor bifunção |
Grade dianteira preta |
Lanternas em LED |
Luz de direção dinâmica |
Maçanetas externas na cor do veículo |
Moldura das janelas pretas |
Protetor de cárter |
Retrovisor com luz de cortesia |
Retrovisores externos com repetidora de seta |
Retrovisores com ajuste e rebatimento elétrico |
Rodas de liga de alumínio de 17″ |
Trava elétrica da portinhola do bocal de abastecimento |
CAÇAMBA |
Abertura remota da tampa traseira |
Ganchos superiores e inferiores para amarração de carga |
Iluminação da caçamba em LED |
Revestimento interno |
Tampa traseira de abertura amortecida |
INTERIOR |
Alças auxiliares de acesso ao veículo |
Ar-condicionado digital de duas zonas |
Banco elétrico do motorista de 12 direções |
Descansa-braço dianteiro central |
Descansa-braço traseiro |
Porta-objetos abaixo do console central |
Porta-óculos |
Revestimento do volante em tecido que imita couro |
Revestimento dos bancos em tecido que imita couro |
Saídas de ar climatizado para o banco traseiro |
Seletor de marchas rotativo |
Volante com regulagem de altura e distância |
TECNOLOGIA |
Acendimento automático dos faróis |
Ajuste elétrico de altura do facho dos faróis |
Android Auto e Apple CarPlay sem fio |
Assistente de partida em aclives |
Câmera de ré |
Carregador de bateria de telefone celular por indução |
Central multimídia Uconnect de 12,3″ |
Chave presencial |
Chave telecomando |
Desembaçador da janela traseira |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico |
Freio de estacionamento eletromecânico com atuação automática nas paradas |
Partida remota |
Portas USB (6), sendo 3 tipo C (carregamento rápido) |
Quadro de instrumentos totalmente digital de 10,3″ |
Sensor de chuva |
Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro |
Som premium Harman Kardon (opcional0) |
SEGURANÇA |
Alerta de colisão dianteira com frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres |
Alerta de saída de faixa |
Alerta de tráfego transversal à retaguarda |
Bolsas infláveis dianteiras, laterais dianteiras, de cortina dianteira e traseira, e de joelho para o motorista] |
Comutação automática do farol alto |
Controle de cruzeiro adaptativo com para e anda e limitador de velocidade |
Controle de descida em piso escorregadio |
Controle de estabilidade e tração |
Monitoramento de pontos cegos |
Monitoramento de pressão dos pneus |
Sistema eletrônico de mitigação de rolagem da carroceira |