A fabricante chinesa de veículos elétricos Xpeng anunciou em 31/3, que o 100.000º Mona M03 deixou a linha de produção da fábrica localizada na cidade de Zhaoqing, província de Guangdong, sinalizando um marco importante para o modelo.
O centésimo milésimo Mona M03 foi produzido sete meses após seu lançamento, estabelecendo um novo recorde de produção entre as novas fabricantes chinesas de veículos elétricos.

Revelado em 27 de agosto de 2024, em Pequim, o sedã elétrico da Xpeng gerou uma forte onda de pedidos, atingindo 10.000 reservas apenas 52 minutos após sua apresentação. A Xpeng, divulgou em (1/4) seu balanço de vendas no primeiro trimestre de 2025 e, frisou que o Mona M03 manteve entregas mensais de mais de 15.000 unidades pelo quarto mês consecutivo.
Mona M03
Desde o início do projeto, a Xpeng deixou claro que buscou inspiração no Tesla Modelo 3, para a criar o Mona M03. Lançado oficialmente em 24 de agosto de 2024, o sedã elétrico a bateria (BEV) mede 4.780 mm de comprimento, 1.896 mm de largura, 1.445 mm de altura e 2.815 mm entre eixos, dimensões que tornam o modelo da Xpeng ligeiramente maior que o Modelo 3. Para efeito de comparação, a atual geração do Tesla Modelo 3, mede 4.720 mm de comprimento, 1.850 mm de largura, 1.441 mm de altura e de 2.875 mm entre eixos.

A comparação entre os modelos encerra-se aqui. O Mona M03 foi pensado para ser funcional. E um dos destaque é o seu formato liftback, com uma ampla porta traseira que facilita o acesso ao porta-malas. Com capacidade de 621 litros, o acesso é facilitado pelo vão de abertura que é de 1.136 mm, espaço que pode facilmente acomodar uma mala de 71 cm e outras quatro malas de 50 cm sem ajustar o banco traseiro. O encosto do banco traseiro é dividido 40:60, rebatido totalmente a capacidade de carga é ampliada para 1.602 litros. A abertura é feita de forma elétrica sendo padrão em toda a linha e o ângulo de abertura pode ser definido pelos usuários.
A Xpeng comercializa o Mona M03 em duas versões de acabamento e dois níveis de potência. O modelo de entrada custa a partir de 119.800 (R$ 94 mil), é alimentado por um motor elétrico com potência máxima de 188 cv e torque máximo de 22,9 m·kgf , enquanto a versão de longo alcance tem preço de 129.800 yuans (R$ 102 mil) e é movida por um motor elétrico de 215 cv e torque de 25,5 m·kgf . O motor é posicionado no eixo dianteiro. Rodas aro de 18 polegadas são padrão. Como opcional, há rodas esportivas de 19 polegadas.

Ambos os modelos contam com baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), fornecidas pela FinDreams, subsidiária da BYD, disponíveis em duas capacidades: 51,8 kW·h e 62,2 kW·h, com alcances CLTC de 515 km e 620 km, respectivamente. A velocidade máxima é de 155 km/h para os dois acabamentos.
Interior minimalista igual ao Tesla
O Xpeng Mona M03 apresenta um interior minimalista, também com forte inspiração no Tesla Modelo 3, a começar pela central multimídia de 15,6 polegadas que é alimentada pelo chip Qualcomm Snapdragon 8155 com 16 GB de RAM. O sistema suporta recursos avançados como mapeamento 3D e câmera de 360 graus.
Praticamente não há botões físicos no carro, e o volante de dois raios possui apenas dois botões com funções rolagem. Para compensar a falta de botões, os ocupantes podem selecionar as os controles por gestos e controle de voz, o que significa que nem tudo precisa ser controlado por toque físico na tela de infotenimento. O carro tem quatro zonas de voz, e a interação por voz pode ser utilizadas de forma independentemente pelos ocupantes da frente quanto pelos passageiros de trás e pode suportar até 20 segundos de diálogo contínuo com várias instruções sendo executadas ao mesmo tempo.

O console central tem dois porta-copos e um espaço para carregar o celular. Entre os bancos há compartimento com uma bandeja rasa na frente com portas de carregamento USB Tipo A e USB Tipo C. A seleção de marcha é feita por meio de uma alavanca na coluna de direção.
De série, o Mona M03 conta com bancos dianteiros com ajustes elétricos para motorista e passageiro com funções de aquecimento, ventilação e memória. Os passageiros são brindados por um teto solar panorâmico de 1,22 m² com vidro laminado. O sistema de som do Mona M03 tem 18 alto-falantes com potência máxima de 840 W e uma experiência acústica criada pelo gerenciamento de som panorâmico 7.1.4. Há iluminação ambiente de 256 cores.

Os opcionais incluem um pequeno painel de instrumentos fixado na coluna de direção, um aromatizador de fragrância e travesseiros macios ajustáveis para os encosto de cabeça dianteiros.
O modelo também oferece pacote completo de segurança e assistentes de condução. Entre os recursos estão incluindo controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência, monitoramento de ponto cego, prevenção de colisões, controle eletrônico de estabilidade e monitoramento de pressão dos pneus. Há também radares de comprimento de onda de 2 milímetros, 12 sensores ultrassônicos e 7 câmeras, oferecendo capacidade de direção inteligente L2.

Os compradores podem escolher cinco tons pintura para a carroceria: bege, azul, preto, branco e cinza. Para o interior são oferecidos três opções cores: cinza escuro, cinza claro e azul.
AN