A Ford revelou uma nova versão do Bronco, voltada exclusivamente para o mercado chinês. Batizado de Bronco New Energy, trata-se do primeiro modelo estratégico da Ford, criado e projetado para disputar uma fatia do maior mercado de veículos elétricos do mundo.
A Ford, por intermédio de sua joint venture, Jiangling Motors (JMC), divulgou as primeiras informações e fotos oficiais do modelo, que estará disponível tanto na versão elétrica a bateria (BEV) quanto com extensor de alcance (EREV).

Esteticamente, o Bronco New Energy parece estar mais próximo, em espírito, do Bronco Sport do que o Bronco com carroceria sobre chassi longarina, já que é um suve de linhas retas de quatro portas com estilo semelhante, em vez de um conversível de duas ou quatro portas com teto removível.
A parte frontal traz as linhas já conhecidas da família Ford Bronco. O logotipo BRONCO, amplo e iluminado, na grade frontal se conecta aos faróis de LED, formando uma faixa de luz. O capô integra um duto de ar real, que não só possui uma função estética, mas direciona o fluxo de ar, o que reduz a resistência aerodinâmica e otimiza a alcance.

De perfil, o Bronco eletrificado ganha maçanetas niveladas à carroceria, além de uma maior área envidraçada próximo a coluna C, em vez de um elemento de acabamento triangular como visto no Bronco Sport. Na traseira, o New Energy também tem linhas próprias, com lanternas mais extensas, tampa do porta-malas com abertura lateral e o estepe fixado na peça, um recurso visto no grande Bronco.
Como visto nas imagens divulgadas, o Bronco elétrico contará com a versão voltada ao fora de estrada mais radical, chamado Badlands, que adiciona protetores de para-choques e nas caixas de rodas, além de pneus mais apropriados ao fora de estrada, envoltos em rodas que oferecem um desenho próprio, projetadas para reduzir a resistência do ar. O modelo também conta com a opção da cor “Laranja Flamejante”, exclusiva dos veículos fora de estrada da Ford na China.

Dois tipos de propulsão
Em seu comunicado, a Ford não especificou detalhes referentes aos trens de força, então não sabemos a potência real de cada conjunto mecânico. A versão elétrica a bateria possui uma bateria de 105,4 kW·h que segundo a Ford, permite um alcance de 650 km com uma única carga (padrão CLTC). O modelo também tem suporte à tecnologia de carregamento rápido de alta tensão, que permite que a bateria seja totalmente carregada enquanto se toma um café, nas palavras da própria Ford.
A variante elétrica de alcance estendido, conta com uma bateria de 43,7 kW·h, esse pacote energético permite um alcance no modelo elétrico de 220 km, a mais longa da sua classe, e um alcance combinado de 1.220 km (CLTC).

Radar a laser
O Ford Bronco New Energy é equipado com radar a laser e mais de 30 sensores/câmeras de alta precisão. Outra função exclusiva é o “roteiro off-road”, que integra mais de 20 rotas clássicas cuidadosamente selecionadas pela Ford. Os usuários podem planejar rotas facilmente, registrar paisagens e compartilhar sua viagem através do sistema do carro. Além disso, o painel inteligente possui vários modos de cena predefinidos, como cochilos, animais de estimação e acampamentos noturnos.

O lançamento do Ford Bronco New Energy EV e EREV na China está previsto para o final deste ano, será quando a Ford trará mais informações sobre o modelo. Até o momento, não está previsto que o veículo seja oferecido a outros mercados. Lembrando que aqui no Brasil, a Ford já comercializa o Territory , chamado Equator Sport, importado da China, produzido pela Jiangling Motors (JMC).
AN





