Voyah é uma marca chinesa de veículos elétricos de luxo pertencente à Dongfeng Motor Corporation (DFM). A fabricante se concentra na produção de veículos elétricos de luxo alta qualidade com tecnologia de ponta.
A atual linha da Voyah compreende o suve médio Free, monovolume Dreamer e o sedã Passion. Lançado em dezembro de 2022, o sedã é conhecido na China como Zhuiguang, que traduzido é algo como “Perseguindo a Luz”, mas para os mercados internacionais a Voyah revelou em abril de 2023 que o nome oficial do seu sedã seria Passion. A Voyah já comercializa os três veículos em mercados estrangeiros selecionados da Europa e Oriente Médio.

O Passion mantém a estética familiar empregada no suve Free e no minivan Dream, distinguindo-se pela silhueta esguia com maçanetas ocultas, frisos cromados ao redor das portas e uma linha de teto suavemente inclinada no estilo fastback.
Atualmente, o Voyah Passion está disponível em variantes PHEV e BEV com uma faixa de preço de 252.800 a 385.900 yuans (R$ 191 a R$ 292 mil em conversão direta. A versão híbrida plug-in emprega um motor a combustão de 1,5 litro turbocarregado de 135 cv. Ele trabalha com dois motores elétricos. O dianteiro gera 177 cv e o traseiro, 218 cv. A potência total combinada do sedã chega a 530 cv e 82 m.kgf A bateria de lítio ternária de 43 kW··h, para um alcance no modo elétrico de 262 km e alcance combinado total de 1.260 km (CLTC).

Na variante elétrica, os compradores podem escolher entre dois conjuntos de baterias de lítio ternária: primeiro pacote compreende uma bateria de 86 kW··h, que oferece um alcance de 580 km, ou uma maior, de 109 kW··h, que permite cerca de 730 km com uma única carga (CLTC). O modelo é equipado com motores duplos, com potência combinada de 510 cv e 74,4 m.kgf.
Passion L
No início deste mês a Voyah divulgou em seu perfil no Weibo, as primeiras imagens oficiais do sedã híbrido plug-in Passion L (conhecido como Zhuiguang L na China). O modelo passará a ser o carro-chefe da marca e terá como concorrentes o Stelato S9, produzido pela BAIC e Luxeed S7, marca de luxo da Chery.
Para se diferenciar-se do Passion normaç, a Voyah tratou de empregar diversas melhorias tanto de visual quanto de tecnologia. A começar pela estética, Passion L oferece um desenho dianteiro totalmente novo, com o emprego de uma grande grade em formato de cascata decorada com barras cromadas verticais e o emblema-logotipo da marca embutido ao centro. Os faróis foram redesenhados para um aspecto mais delgado, e o para-choque é realçado por duas faixas cromadas horizontais.

A lateral é equipada com maçanetas ocultas e rodas multirraiadas. Também é oferecida uma pintura bicolor (lembra a combinação empregada no Maextro S800). Entre os opcionais, há grade dourada ou prateada, e o logotipo da marca personalizado na coluna central..
Potência combinada de 665 cv
Em termos dimensionais, o Voyah Passion L mede 5.125 mm de comprimento, 1.985 m de largura, 1.522 mm de altura e 3.010 mm entre eixos. Ele é 37 mm mais longo, 15 mm mais larga e com distância entre eixos mais longa, em comparação com o Passion. O peso em ordem de marcha é de 2.370 kg. Para referência, o Voyah Passion mede 5.088 mm de comprimento, 1.970 mm de largura, 1.515 mm de altira, com uma distância entre eixos de 3.000 mm.
Referente ao trem de força, o Passion L, irá empegar o sistema híbrido plug-in (PHEV) que consiste em um motor 1,5 litro turbocarregado e dois motores elétricos, combinados com uma bateria de lítio ternária fornecida pela Svolt.

A potência do motor a combustão é 150 cv. A potência dos motores elétricos são de 203 cv na dianteira e 312 cv na traseira, culminando em uma potência combinada do sistema de 667 cv. A velocidade máxima é de 200 km/h. A Voyah não informou ainda a capacidade da bateria e tampouco o alcance que o Passion L terá.
O modelo contará com a mais recente tecnologia de auxílio ao motorista da Huawei, a Adas 4.0, que incluiu direção autônoma assistida por lidar, já que nas imagens é possível notar o grande radar posicionado acima do para-brisa.
AN





