Após um hiato de 24 anos, o clássico cupê da Honda está de volta, mas com uma proposta diferente. Em vez de focar na esportividade pura, o novo Prelude foi concebido para ser um carro para viagens longas e confortáveis. A marca japonesa priorizou a eficiência e o bem-estar dos ocupantes, mas sem deixar de lado alguns toques de esportividade herdados do Civic Type-R.

O conjunto mecânico do novo Prelude é o mesmo sistema híbrido e-HEV do Honda Civic. Ele é composto por um motor 2-L a gasolina de 142 cv, que funciona principalmente como um gerador de energia, e um motor elétrico principal de 183 cv, responsável por acionar as rodas dianteiras. A potência combinada do sistema é de 202 cv.

Para compensar a ausência de um câmbio convencional e dar ao motorista uma sensação de maior controle, a Honda desenvolveu o sistema S+ Shift. Ele permite simular trocas de marcha por meio de borboletas no volante, incluindo até um “punta-tacco” virtual (aceleração interina) nas reduções, para uma experiência de condução mais envolvente.

Apesar da vocação para o conforto, o Prelude incorpora elementos do Civic Type-R, sendo que a suspensão e as bitolas mais largas, tanto na dianteira quanto na traseira, vieram dele. Os freios também são potentes, com discos maiores e pinças de quatro pistões na frente. Os amortecedores adaptativos, embora sejam os mesmos do Type-R, foram recalibrados para priorizar o conforto.

O desenho do interior também traz referências do Civic, como volante com seção do aro achatada e a multimídia de 9″ com conectividade sem fio. Uma característica única do Prelude são os bancos dianteiros assimétricos: o do passageiro é mais largo e macio, focado no conforto, enquanto o do motorista oferece um apoio mais firme para uma melhor posição de dirigir.

O Prelude vem de série com pacote de segurança que inclui frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego, monitor de tráfego transversal à retaguarda, entre outros. O sistema de som com oito alto-falantes é da marca Bose.
A Honda ainda não divulgou todos os detalhes técnicos e de desempenho. A previsão é que esses dados, assim como o preço, sejam revelados próximo ao lançamento oficial, programado para 2026.
MF





