Após a confirmação do Yaris Cross, reprogramado para 2026 devido a atrasos ligados à sua fábrica de motores em Porto Feliz, destruída por vendavall de incomum intensidade, a Toyota já trabalha num terceiro suve nacional, desenvolvido sob o Projeto 913D, e a grande novidade é que ele terá carroceria cupê.
Segundo informações obtidas pelo site Auto Segredos, a estreia do novo suve cupê está prevista para 2028. O modelo utilizará o arcabouço modular TNGA-C, o mesmo do Corolla, Corolla Cross e do futuro Yaris Cross.
Para garantir amplo espaço interno, o novo modelo manterá a distância entre-eixos de 2.700 mm, idêntica à do sedã e do suve. Em termos de dimensões, o comprimento final deve se aproximar dos 4.600 mm, similar ao do Corolla.

Ele chegará ao mercado para atuar como um complemento na gama, não como substituto do Corolla Cross.
Duas opções híbridas, incluindo plug-in flex
Um dos maiores destaques do Projeto 913D será sua motorização 100% híbrida, oferecida em duas configurações:
- Híbrido flex: As versões de entrada contarão com o sistema já conhecido no Corolla e Corolla Cross. Esse conjunto combina um motor 1,8 a combustão com um motor elétrico, totalizando uma potência combinada de 122 cv.
- Híbrido plug-in flex (PHEV): A grande aposta da Toyota para as configurações de topo de linha é o inédito sistema híbrido plug-in com tecnologia flex. O desenvolvimento dessa motorização já está em curso há mais de um ano, utilizando modelos globais como o Prius e o RAV4 como plataformas de teste.
O sistema PHEV deve ser baseado no conjunto que equipa o novo Prius no exterior, mas adaptado para o álcool. Ele mescla um motor 2-L a gasolina de 152 cv e 19,4 m·kgf com um motor elétrico de 163 cv e 21,2 m·kgf; entregando uma potência combinada de 223 cv.

A eletrificação será suportada por uma pacote baterias de íons de lítio com capacidade de 13,6 kW·h (caso siga a especificação do Prius), o que no sedã garante um alcance puramente elétrico de cerca de 86 km.
Produção
A produção do suve cupê está prevista para a fábrica de Sorocaba, que passou por expansão e está absorvendo a produção do Corolla, que deixará a fábrica de Indaiatuba (em processo de encerramento).
Antes do cupê: picape monobloco chega em 2026
Enquanto o suve cupê de 2028 não se materializa, a Toyota tem um lançamento intermediário de peso: sua nova picape monobloco, prevista para 2027.
Posicionada abaixo da Hilux, esta nova picape com porte similar ao da Fiat Toro também será construída sobre uma variação do arcabouço TNGA-C.
MF





