A Kia está oferecendo um perfume com aroma de gasolina como brinde para os compradores do novo EV4 na Finlândia. O objetivo? Suavizar a transição emocional dos motoristas que ainda sentem falta dos motores a combustão.
Segundo informações do site finlandês Tyyli Niekka, a Astara Auto Finland, importadora da marca no país, lançou uma campanha inusitada para o novo suve elétrico EV4: os compradores do modelo receberão uma fragrância exclusiva que remete ao familiar e inconfundível cheiro da gasolina. Mas vale lembrar que faz décadas que os carros a combustão não exalam mais cheiro de gasolina.
A iniciativa toca em um ponto sensível da eletrificação: o apego emocional ao carro tradicional. Klaus Pohjala, diretor comercial da Astara Auto Finland, reconheceu o desafio. “Abrir mão de um carro com motor a combustão pode parecer um grande passo. Por isso, queremos tornar essa transição mais fácil — e mais divertida.”

Para garantir a autenticidade, a Kia recorreu ao único perfumista da Finlândia, Max Perttula, que aceitou o desafio de criar um aroma que fosse uma “homenagem à cultura automobilística”.
Perttula descreveu o processo como a criação de um “ambiente que lembra uma oficina mecânica”, garantindo que a fragrância seja mais um toque de cultura automobilística do que um mero perfume.
A campanha serve de porta de entrada para o novo EV4, que se junta à linha de elétricos (EV3, EV6 e EV9) da fabricante. Na Finlândia, mais de 30% das vendas da Kia já são de modelos elétricos, demonstrando o avanço da marca rumo à eletricidade.
Embora o mercado finlandês ainda seja dominado por combustíveis fósseis (apenas 11,5% dos carros de passeio são recarregáveis, e menos de 5% são puramente elétricos), os números de emplacamento de novos veículos mostram uma mudança rápida: os elétricos a bateria representaram 34% dos novos registros no primeiro semestre do ano.
MF





