A Renault comemorou um marco significativo: a produção do novo Boreal já está em andamento na fábrica do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, no Paraná. A unidade brasileira tem a honra de ser a primeira no mundo a fabricar o modelo, um lançamento global que havia sido revelado em julho.

O suve médio está programado para ser lançado oficialmente no mercado brasileiro ainda este ano. Além disso, o modelo tem uma ambição internacional robusta, com exportações planejadas para 17 países da América Latina, bem como para regiões como Turquia e Oriente Médio a partir de 2026.
Pilar estratégico e investimento bilionário
O Boreal é uma peça-chave no “Renault Brand International Game Plan 2024-2027”, posicionando-se como um dos pilares da estratégia de crescimento global da fabricante.

Para viabilizar a fabricação local do modelo, a Renault injetou R$ 2 bilhões em investimentos no Brasil, parte de um ciclo maior de R$ 5,1 bilhões alocados entre 2021 e 2025.
Motor, câmbio e dimensões
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
O suve mede 4.566 mm de comprimento, 1.841/2.082 mm de largura (sem e com espelhos), 1.650 mm de altura (com barras de teto) e 2.702 mm de entre-eixos. A distância em relação ao solo é de 213 mm.
Sob o capô, o motor 1,3 turbocaregado flex (TCe) entrega 170 cv e 27,5 m·kgf, associado a um câmbio robotizado dupla-embreagem de seis marchas.
Interior e segurança

O painel do Boreal integra duas telas, uma de 10″ para o quadro de instrumentos e outra de 10,1″ para a multimídia. O modelo é o primeiro da fabricante a estrear o sistema Google Automotive Services fora da Europa e conta com um sistema de som Harman Kardon Premium exclusivo, desenvolvido em parceria com o famoso músico Jean-Michel Jarre. Já no quesito segurança, ele pode contar com até 24 sistemas avançados de assistência ao motorista.
MF





