A BYD realizou em Barcelona, Espanha, o evento de lançamento do BYD ATTO 2 DM-i (híbrido plug-in). A chegada do ATTO 2 DM-i na Europa demonstra a adoção, pela BYD, de uma estratégia mais flexível, isso significa que alguns de seus futuros lançamentos serão projetados e desenvolvidos para o Velho Continente. Dessa forma, a marca adota o lema: “Da Europa, para a Europa”.
Na China, vale ressaltar, o modelo é comercializado sob o nome Yuan Up (Brasil, Yuan Pro) e está disponível apenas na versãoelétrica a bateria (BEV).

As primeiras entregas estão previstas para o início de 2026. Ambas as versões já estão disponíveis para encomendas na Espanha: ATTO 2 DM-i Active por 18.190 euros (R$ 113 mil), a variante topo de linha ATTO 2 DM-i Boost é comercializada por 20.190 euros (R$ 125 mil). Valores em conversão direta.
Aposta PHEV
O BYD ATTO 2 DM-i mantém as mesmas linhas já encontradas no modelo elétrico a bateria (BEV), com discretas mudanças na parte dianteira. Em comparação com a versão elétrica, a dianteira apresenta uma grade maior na parte inferior do para-choque para otimizar o arrefecimento do motor e um emblema redesenhado.

Na traseira, os mais atentos notaram a presença do silenciador do escapamento, e o logotipo Atto 2, no canto inferior direito da tampa do porta-malas. A nova pintura, azul Meia-Noite, é exclusiva da versão PHEV.
O modelo híbrido plug-in mede 4.330 mm de comprimento, 1.830 mm de largura e 1.675 mm de altura. A distância entre eixos manteve-se em 2.620 mm.

Referente a propulsão, ATTO 2 DM-i está equipado com dois motores elétricos de alta velocidade com controlador integrado, bateria Blade (lâmina), motor quatro-cilindros a gasolina de 1,5 litro, com potência máxima de 98 cv é uma eficiência térmica de 43%. O modelo também se posiciona entre os suves compactos mais eficientes vendidos atualmente na Europa, com consumo declarado de até 55,5 km/l. O tanque de combustível comporta 45 litros.
O ATTO 2 DM-i possui dois modos de operação. No modo EV (veículo elétrico), as rodas são movidas exclusivamente por motores elétricos. No modo HEV (veículo híbrido plug-in), o motor a gasolina, que funciona para acionar um gerador quefornece energia para a bateria e para o motor elétrico através de um inversor, de modo que praticamente não há diferença na sensação de condução em comparação com um carro puramente elétrico. Se necessário, o modo HEV alterna da operação em série para a operação em paralelo. Os motores a gasolina e elétrico trabalham então em conjunto, fornecendo mais potência.

Existem duas configurações disponíveis para o ATTO 2 DM-i. Na versão Active, a bateria Blade tem uma capacidade de 7,8 kW·h e uma potência máxima do sistema de 166 cv. Esta versão tem um alcance elétrico de 40 km e um alcance combinado total de 930 km (ciclo WLTP).
O ATTO 2 DM-i Boost (Impulsionar) aumenta a capacidade da bateria para 18 kW·h e a potência do sistema para 212 cv, permitindo um alcance elétrico de até 90 km e no ciclo combinado e um alcance de 1.000 km. Ele conta com um carregador CA mais potente de 6,6 kW que permite carregar a bateria de 15% a 100% em três horas.

Na versão ATTO 2 DM-i Boost, o modelo pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,5 segundos, e ambas as versões atingem uma velocidade máxima de 180 km/h.
Interior com leves mudanças
Por dentro, o ATTO 2 DM-i, oferece sutis mudanças na disposição de alguns comandos, em comparação com o ATTO 2 elétrico, incluem a realocação do seletor de marchas do console central para a coluna de direção, a adição de um porta-óculos para o motorista, um apoio de cabeça extra para o terceiro passageiro traseiro e um banco dianteiro redesenhado com apoios de cabeça ajustáveis. O porta-malas oferece 425 litros. Essa capacidade pode ser ampliada para 1.335 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Além das diferenças técnicas no tamanho da bateria, potência e alcance, as duas versões do ATTO 2 DM-i se distinguem sutilmente pelos seus equipamentos. O ATTO 2 DM-i Active vem de série com rodas de liga de alumínio de 16 polegadas, faróis e lanternas traseiras em LED, painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas, sistema de infotenimento com tela tátil de 12,8 polegadas, quatro portas USB Tipo C para carregamento, sensores de estacionamento traseiro com câmera de ré, controle de cruzeiro adaptativo, função V2L (Vehicle-to-Load).

Já o ATTO 2 DM-i Boost, adiciona as rodas de liga de alumínio para 17 polegadas, sensores de estacionamento dianteiros, câmera 360 graus, bancos dianteiros aquecidos com ajuste elétrico, volante aquecido, vidros traseiros escurecidos, teto panorâmico com cortina elétrica e carregador sem fio para telefones celulares com potência de 50 W.

Ambas as versões contam com seis bolsas infláveise um conjunto completo de auxílios avançados ao motorista.
AN




