A Ford do Brasil apresenta a Maverick Hybrid 2025 reestilizada, que já está disponível nas concessionárias da marca. A picape, que é a única eletrificada de seu segmento no país, chega com uma novidade muito aguardada: a tração nas quatro rodas.
Esta nova configuração completa o leque de opções da picape média-compacta, unindo o conjunto híbrido à tração integral, uma combinação inédita para o modelo oferecido no Brasil.
Exterior

A picape teve a dianteira reestilizada, ganhando novo para-choque, faróis de LED em formato C e grade do radiador com fechamento ativo e detalhes cromados. Na lateral, as alterações são sutis, ficando por conta das novas rodas de liga de alumínio 19″. Já na traseira, não houve alterações. Além do novo sistema de tração, a grande novidade estrutural é a estreia da suspensão traseira independente multibraço, um aprimoramento que antes era exclusivo das versões Lariat Black e Tremor, prometendo melhor dirigibilidade.
Interior

O interior combina as cores azul e bege e o nome Maverick estampado nos bancos. O quadro de instrumentos tem tela de 8″ e a central multimídia 13,2″, com sistema SYNC 4. O pacote de comodidae inclui carregador de bateria de telefone celular sem fio, sistema de som B&O, GPS nativo, teto solar elétrico e conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. A cabine oferece soluções de aproveitamento de espaço para acomodar diferentes objetos, como laptop, celular, equipamentos e um exclusivo compartimento de 56 litros sob o banco traseiro.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Segurança e tecnologia
No quesito segurança e tecnologia, a picape está equipada com um pacote completo, incluindo: câmera 360°; controle de cruzeiro adaptativo com função para e anda; frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres; monitoramento de ponto cego e alerta de tráfego transversal; assistente de permanência e centralização em faixa; sete bolsas infláveis, entre outros.
Motorização, desempenho e consumo
O sistema de propulsão combina o motor 2,5 a gasolina de ciclo Atkinson de 162 cv a 5.600 rpm e 21,4 m·kgf a 4.000 rpm; com um motor elétrico de 125 cv (35 % mais potente que o anterior). A potência combinada é de 194 cv, o torque oficial, porém, considera apenas o valor nominal do motor a combustão, que é de 21,4 m·kgf.
O câmbio automático eCVT (HF55) do tipo Power-Split foi recalibrado, ele varia o torque final conforme a velocidade, aceleração e outros fatores; gerenciando de forma automática a entrega de potência dos motores a combustão e elétrico para entregar máxima eficiência.
Mas a grande novidade da Maverick Hybrid é a tração integral “inteligente”, que distribui a força entre os eixos dianteiro e traseiro sob demanda. Ela aumenta a segurança e estabilidade da picape, principalmente em pisos molhados, estradas de terra e com baixa aderência. A relação final do diferencial encurtada para 3,37:1 (antes 2,91:1), com calibração específica para o Brasil, também melhora a agilidade e a resposta em acelerações.
Mesmo com peso 129 kg maior (1.829 kg), a picape está mais rápida, graças aos aprimoramentos do trem de força. Ela acelera de 0 a 100 km/h em 8 s – 0,7 segundo mais rápido que o modelo anterior. O consumo declarado pela fabricante é de 15,4 km/l na cidade e 13,5 km/l. na estrada.
Dados fora de estrada, dimensões e capacidades
A Maverick Hybrid tem os mesmos ângulos de entrada (20,6°), saída (20,4°), transposição de rampa (16,0°), vão livre do solo (204 mm) e capacidade de imersão (450 mm) da versão Lariat Black. As rodas 19″ vêm com pneus 225/60 R19 All-Season, de uso urbano. A direção com assistência elétrica tem diâmetro de giro de 12,2 metros.

A picape mede 5.096 mm de comprimento, 2.122 de largura (com espelhos), 1.733 mm de altura e 3.077 mm de entre-eixos. Apesar de manter o volume da caçamba em 943 litros, a capacidade de carga foi ajustada, passando de 659 kg para 584 kg. A capacidade de reboque é de 455 kg
Cores
A oferta de cores inclui as novas vermelho Vermont, verde Fuji, azul Indianápolis e branco Space; além das já conhecidas branco Ártico, branco Itaúnas, preto Astúrias, cinza Torres e cinza Glasgow.
Preço
Apesar das inovações, o preço sugerido foi mantido em R$ 239.900, o mesmo valor da versão anterior.
MF





