A Chery enfrentou um contratempo inesperado durante uma ação promocional na China, onde tentou replicar o famoso desafio de subir a Escadaria Celestial no Monte Tianmen. O modelo envolvido foi o Chery Fulwin X3L, um suve elétrico com extensor de alcance (REEV).
O incidente
O evento ocorreu anteontem (12/11), com o objetivo de demonstrar a capacidade do suve em superar os 999 degraus da escadaria, com uma inclinação média de 45°, atingindo picos de 60°.
No entanto, o Fulwin X3L perdeu tração em uma das seções, resultando na descida descontrolada do veículo. O veículo acabou colidindo com o guarda-corpo do monumento. Após o incidente, o veículo permaneceu imobilizado, e a Chery desistiu da tentativa de concluir o percurso.
A explicação da marca e consequências
Segundo o comunicado oficial da Chery, a causa do incidente foi o rompimento e enroscamento da corda de segurança na roda dianteira direita do veículo. Apesar de ninguém ter ficado ferido, o monumento precisou ser fechado ao público na quarta e quinta-feira (12 e 13/11) para reparos.
A tentativa da marca remete ao feito de 2018, quando um Range Rover Sport conseguiu completar o desafio com sucesso.
Posicionamento oficial

A Chery Automobile emitiu um pedido de desculpas reconhecendo a incidente. A empresa admitiu que a estimativa de riscos foi insuficiente e comprometeu-se a arcar com os custos de restauração do guarda-corpo e todas as indenizações necessárias. A fabricante também assegurou que não houve danos ambientais.
Detalhes do Fulwin X3L
O Chery Fulwin X3L foi lançado recentemente no mercado chinês, e ainda não há previsão de lançamento no Brasil. É um suve elétrico com extensor de alcance (REEV) — trata-se de um BEV (veículo elétrico a bateria: veículo 100% elétrico) dotado de um motor a combustão para finalidade exclusiva de acionar um gerador que recarregue a bateria com o veículo em movimento. Um exemplo é o BMW i3, produzido de 2013 a 2022 — onde um motor a combustão 1,5 turbocarregado aciona um como gerador para carregar a bateria:, a propulsão é feita exclusivamente pelos motores elétricos.

Seu alcance combinado (elétrica e com extensor de alcance) pode ultrapassar 1.200 km. Já o alcance apenas elétrico varia entre 135 km e 215 km no ciclo CLTC, dependendo da versão.
A versão com motor elétrico único tem potência máxima de 248 cv, enquanto a versão com tração integral e motor duplo atinge 422 cv e 51,5 m·kgf. A versão de tração integral acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 s.

O suve médio mede 4.545 mm de comprimento, 1.950 mm de largura e 1.815 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.783 mm. O modelo apresenta um estilo “quadrado” inspirado em utilitários 4×4, como o Land Rover Defender. O vão livre do solo é de 225 mm, e os ângulos de entrada e saída são de de 22° e 30°, respectivamente; a capacidade de reboque de 1,6 tonelada.
MF





