O espírito de Las Vegas (foto de abertural) se fez notar mais uma vez com o resultado do GP disputado na noite de sábado, início da madrugada de domingo pela hora de Brasília. A vitória maiúscula de Max Verstappen e a desclassificação dos dois carros da McLaren deram vida nova a um campeonato que termina após duas corridas nos próximos dois fins de semana em Losail (Catar) e Yas Marina (Abu Dhabi), nessa ordem. Em meio a contas, palpites, apostas e justificativas, a possível contratação de Christian Horner pela Aston Martin completa o cenário que a F-1 vive esta semana.

Quando tudo parecia encaminhar-se para o lado de Lando Norris após a corrida de Las Vegas, uma inspeção meticulosa no seu carro e no de Oscar Piastri reverteu o quadro. Com o uso de um micrômetro de precisão centesimal, Jo Bauer, o comissário técnico da Federação Internacional do Automóvel (FIA) para a F-1, notou que a prancha (plank no jargão da categoria) dos McLaren estavam fora do regulamento.
A análise leva em conta as medidas em locais determinados pelo regulamento e visam comprovar que ao final de cada GP a espessura de 10 mm dessa peça não pode ficar abaixo de 9 mm. O fato que tanto Norris quanto Piastri produziam faíscas em vários pontos da pista certamente incentivou a FIA a checar atentamente a peça que ocupa praticamente toda a parte inferior do chassi. Essa medição visa conferir se os carros andaram com altura mínima em relação à determinada pelo regulamento e que varia entre 30 mm e 35 mm.

A perda dos pontos correspondentes ao segundo e quarto lugares mostra que Norris ainda lidera, com os mesmos 390 pontos com que chegou em Las Vegas e Piastri vive situação semelhante com 366 pontos. A diferença entre os dois casos é que agora Verstappen está empatado com o australiano e as próximas colocam 58 pontos em jogo: 33 no GP do Catar — 8 da corrida Sprint e 25 e da principal — e mais 25 em Abu Dhabi.

A largada magnífica de Max Verstappen em Las Vegas, que assumiu a ponta provocando (mais) um erro crasso de Lando Norris reforçou dois pontos: o holandês não desiste nunca e tampouco se cansa de impor manobras quase desmoralizantes ao piloto inglês. Ainda que seus 25 pontos de vantagem propiciem certo conforto na definição de suas estratégias em Lusail e Yas Marina, o inglês ainda se deixa abater por seu carrasco holandês.
A disputa entre os dois será, sem dúvida, o assunto principal nos próximos fins de semana, mas tal situação sugere um possível renascimento de Oscar Piastri, que se deixou abater por erros em Baku e no Brasil e pela decisão da McLaren em inverter posições no GP em Monza, quando foi obrigado a deixar seu companheiro ultrapassá-lo após ser prejudicado por um erro da equipe no último pit stop.

Paralelamente à definição do campeonato de 2025, esta semana o possível retorno de Christian Horner à F-1 ganhou novas cores, mais precisamente o verde da Aston Martin. A escolha do inglês para o cargo de chefe de equipe (ou team principal no jargão do automobilismo) é correta para muitos, consequência do seu sucesso em fazer da Red Bull uma das grandes forças da categoria nos últimos 15 anos. Alguns lembram que, caso essa possibilidade seja consumada, a Aston Martin teria o Horner trabalhando junto com Adrian Newey e a Honda, nomes que foram basilares para Max Verstappen vencer os últimos quatro campeonatos.

O irlandês Gary Anderson, engenheiro honoris causa conhecido por suas análises mais intimistas do mundo da F-1, pondera que a pessoa que deverá ocupar o posto de team principal deve ser alguém que conheça muito bem a equipe. Pontos que validam a tese de Anderson não faltam: a Aston Martin já tem Newey, Andy Cowell e outros nomes que vieram da Red Bull e não são os maiores fãs de Horner. Administrar egos num ambiente de estrelas como o automobilismo não é, sem dúvida, tarefa das mais fáceis. Mais: o fato de Lawrene Stroll, o proprietário da Aston Martin, seguir buscando nomes consagrados nas equipes adversárias não é garantia de sucesso. Até mesmo a Toyota, famosa pela maneira cautelar como administra seus negócios, pagou um preço alto ao montar sua equipe de F-1.
O resultado completo do GP de Las Vegas você encontra aqui.
WG
A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.





