A Toyota anunciou na última segunda-feira (3) o restabelecimento das operações em suas fábrics de Sorocaba e Indaiatuba no estado de São Paulo. A produção estava paralisada desde o vendaval do dia 22/9 que causou severos danos à sua crucial fábrica de motores em Porto Feliz, interior de São Paulo.
As duas unidades paulistas voltam a operar em dois turnos, apesar de a fábrica de Porto Feliz, responsável pela motorização nacional, permanecer inativa e sem prazo definido para voltar a funcionar.
A viabilidade do reinício da produção foi garantida por meio de uma estratégia logística emergencial. As linhas de montagem no interior de São Paulo agora estão sendo abastecidas com componentes importados diretamente do Japão.
Inicialmente, o retorno será gradual, focando exclusivamente modelos híbridos. O Corolla sedã, fabricado em Indaiatuba, e o suve Corolla Cross, produzido em Sorocaba, serão os primeiros a sair das linhas com esta motorização.
A importação dos motores 2-L também está sendo providenciada, mas a expectativa é que esses componentes cheguem às fábricas somente em janeiro. A partir desse mês, a Toyota planeja normalizar a produção das demais versões dos modelos.
MF





