Tal como aconteceu em 2024, a McLaren mostrou-se mais eficiente entre os Construtores, mas este ano melhorou o retrospecto com a vitória de Lando Norris entre os pilotos. Zak Brown (foto de abertura) é o homem que arquitetou o renascimento de uma equipe que perdeu competitividade desde que Lewis Hamilton transferiu-se para a Mercedes, em 2013. Esse americano de Los Angeles é conhecido por seu foco e habilidade para fazer novos negócios: aos 13 anos comprou seu primeiro kart com o dinheiro que sua mãe ganhou no Wheel of Fortune, programa de TV que no Brasil é conhecido como Roda a Roda, atração na grade da rede SBT.

Brown chegou a tentar a carreira de piloto, mas obteve sucesso imensamente maior como executivo de marketing. Também obteve sucesso ao formar a equipe United Autosports com o amigo Richard Dean. O time participa em diversas categorias e já conquistou vitórias nas 24 Horas de Le Mans em 2020 e 2024, e Daytona em 2025, sempre na categoria LMP2. Em 2016 entrou para a McLaren e em 2018 foi promovido a presidente da McLaren Racing, divisão do grupo que engloba a equipe de F-1.

Três nomes colaboraram com Brown no trabalho de reerguer a equipe: Andrea Seidl, Andrea Stella e Gil de Ferran. O alemão Seidl deixou a equipe em dezembro de 2022, quando se transferiu para a Audi para coordenar o projeto de F-1 da marca. Em meados de 2024 ele foi desligado dessa empreitada e substituído por Mattia Binotto, ex-Ferrari. Stella assumiu o posto de Seidl na McLaren e trouxe de volta Gil de Ferran, amigos de longa data. O trabalho de ambos construiu os pilares que sustentam o atual estágio da McLaren.

Fora das pistas Zak Brown é um conhecido colecionador de carros de corrida com histórico importante: devem ter vencido na estreia, corridas importantes ou decidido títulos. Na sua garagem estão automóveis icônicos como o McLaren MP4/6 usado por Ayrton Senna para vencer o GP de Mônaco de 1991, um McLaren M8D da extinta categoria Can Am, o McLaren MP4/16 com que Mika Hakkinen ganhou o GP da Grã-Bretanha de 2001, alguns McLarens de rua, Porsches, Ferraris e Jaguares e o Lola T93/00 pilotado por Nigel Mansell para vencer o campeonato da F-Indy em 1993. A coleção é mantida em uma das garagens da United Autosports, em Wakefied, cidade próxima a Manchester.

O sucesso da McLaren certamente transforma Zak, cujo nome de batismo é Zakary Challen Brown, num dos grandes nomes da F-1 contemporânea, ao lado do austríaco Toto Wolff, executivo maior da equipe Mercedes. O inglês Christian Horner também ostenta uma coleção significativa de títulos no período em que liderou a Red Bull. Seu desligamento do time dos energéticos após uma crise que durou un ano e meio, porém, o coloca em um patamar menos honroso que Brown e Wolff.
A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.
Foto de aertura: McLaren




