Os monovolumes (MPVs) têm se tornado cada vez mais populares entre as famílias chinesas nos últimos anos, e o mercado está passando por uma nova onda de lançamentos. Até a revolução dos veículos elétricos, o mercado de monovolumes de luxo era restrito, sendo basicamente dividido entre o Buick GL8 e o Honda Odyssey.
O panorama mudou nos últimos anos; os compradores agora podem escolher entre cerca de 50 modelos de 30 marcas, com uma ampla gama de trens de força à disposição, tais como motores a combustão, híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV), elétricos a bateria (BEV) e alcance estendido (EREV).

A fraca demanda por monovolumes elétricos a bateria (BEV) deve-se principalmente à notõria “ansiedade de alcance”. São veículos grandes e pesados e mesmo com uma bateria de grande capacidade seu alcance permanece relativamente pequeno.
No entanto, isto está para mudar graças ao desenvolvimento da tecnologia de carregamento rápido e à rápida expansão da infraestrutura de carregamento na China. Isto permite aos fabricantes utilizar baterias menores, resultando num menor peso e, consequentemente, num maior alcance.
Muitos dos novos monovolumes elétricos têm arquitetura de 900 V e já começam a surgir modelos com a arquitetura de 1.000 V. A tecnologia permite que uma carga possa ser efetuada entre 15 e 20 minutos.

A arquitetura de 1.000 V começa a ser empegada no Leapmotor D99. Mesmo contado com a tecnologia de carregamento rápido, a Leapmotor oferecerá o D99 tanto na versão elétrica a bateria yabtoo na variante de alcance estendido (EREV).
Primeiro monovolume da Leapmotor
O D99 é o primeiro monovolume da Leapmotor. O modelo é o segundo carro da Série D, após o suve D19. O Leapmotor D99 tem uma aparência futurista, com linhas fluidas e elegantes. A linguagem estética é chamada de “Tecnologia Estética Natural 2.0”, que, segundo a Leapmotor, é “uma filosofia de design que combina tecnologia avançada com uma estética natural e minimalista”.

A dianteira do D99 compartilha a linguagem visual com o D19, apresentando luzes de rodagem diurna de três segmentos e faróis divididos. O para-choque dianteiro inclui grades de entrada de ar ativas que podem reduzir a resistência do ar e obter um melhor gerenciamento térmico. O veículo apresenta um perfil aerodinâmico, com um colunas dianteiras significativamente anguladas que incorpora janelas triangulares que se integram perfeitamente ao teto.

A Leapmotor frisou em seu comunicado à imprensa que “as laterais da carroceria foram despojadas de todas as linhas complexas”. O D99 apresenta portas sem moldura das janelas laterais, que sáo completamente planas. As grandes portas laterais traseiras deslizantes possuem trilhos ocultos que colaboram para um fluxo de ar eficiente e reduz significativamente o ruído de vento em altas velocidades.
As linhas retas da traseira garantem amplo espaço para os passageiros da terceira fileira e para bagagem. A grande porta de carga facilita o acesso ao seu compartimento. De série, há um amplo teto panorâmico de 1,46 m². Seguindo a última tendência chinesa, o D99 faz uso abundante de adornos cromados, incluindo as faixas ao redor dos vidros, as soleiras das portas e as rodas de 19 polegadas de face polida, tudo objetivando produzir o atraente efeito joia.

O D99 também possui faróis de projeção de 1 milhão megapixels, que oferecem experiências personalizadas, como apresentações de luzes customizáveis, ritmos musicais e karaokê ao ar livre. A luzes traseiras consistem em uma faixa de luz de 1.498 mm com 8.260 pontos de LEDs. Incorporada à peça está a tela de luz interativa inteligente que pode exibir textos e animações.

A Leapmotor ainda não divulgou fotos do interior. A marca frisou que o minivan terá um acabamento em couro de alta qualidade e assentos de gravidade zero.
São oferecidas cinco cores externas: cinza, azul, prata, preto e branco. Como opcional, o teto pode receber a pintura em preto fosco, criando o efeito de teto flutuante.

Dados técnicos
O Leapmotor D99 tem 5.200 mm de comprimento, 2.000 mm de largura e uma distância entre eixos de 3.100 mm. Porém, não foi informada a altura do veículo até o momento. D99 estará disponível em versões elétrica a bateria (BEV) e alcance estendido (EREV). As seguintes especificações foram anunciadas até o momento:
BEV: Tração integral com dois motores elétricos. Arquitetura de 1.000 V. Bateria de 115 kW·h, CATL.
EREV: Tração integral. Motor 1,5 litro turbocarregado + dois motores elétricos. Arquitetura de 800 V. Bateria de 80,3 kW·h.

Sistemas de segurança
Em termos de condução e manuseio, o Leapmotor D99 oferece rodas aro 19 polegadas, pinças de freio dianteiras fixas de quatro pistões, suspensão pneumática fechada de câmara dupla, amortecedores com amortecimento continuamente variável.

Para segurança, conta com um sistema de proteção de bateria de dez camadas, um sistema de frenagem sutônoma de emergência de 4 a 150 km/h e um sistema de prevenção de emergências ativo de 80 a 130 km/h.
O desenvolvimento de sistemas avançados de assistència ao motorista está progredindo rapidamente na China. Mesmo carros de média gama já oferecem 250 TOPS de poder computacional, e os modelos topo de linha já ultrapassam os 1.000 TOPS. O Leapmotor D99 terá dois chips Qualcomm Snapdragon 8797 com uma potência combinada de 1.250 TOPS (sigla em inglês de trilhões de operações por segundo). Isso permitirá que o D99 tenha condução autônoma no Nível 3.
AN





