Após a renovação da sua gama de suves Mokka, Frontera e Grandland durante ano de 2025, a Opel escolheu o Salão de Bruxelas (9 a 18/1) para iniciar os trabalhos de 2026, com foco na atualização da dupla Astra e Astra Sports Tourer.
Os modelos da gama média de Rüsselsheim, na Alemanha, têm entre os destaques o visual mais arrojado, nova tecnologia de faróis e um maior alcance na versão elétrica. O Astra e Astra Sports Tourer estarão disponíveis para a venda, na Europa, ainda no primeiro trimestre de deste ano.

A fabricante alemã fundada por Adam Opel em 1862 para produzir máquinas de cosrura, passou a fabricar bicicletas em 1886 e auromóveis em 1899. Em 1929 foi adquida pela General Motoris, que a vendeu para a PSA Peugeot Citroën no final de 2017, 88 anoa depois. Esta e a FCA (Fiat Chrysler Automobiles) se juntarm em 4jianeiro de 2021 para formar a Stellantis, que acabou ficando dona da marca Opel.
Na apresentação no Salão a fabricante enfatizou os faróis Intelli-Lux HD desenvolvidos pelos engenheiros da Opel, na Alemanha. O conjunto ótico, fez sua estreia no suve Grandland, proporciona uma iluminação superior, graças aos 51.200 LEDs (25.600 em cada lado).
Segundo a Opel em seu comunicado. “Os faróis Intelli-Lux HD funcionam de tal forma que transforma a noite em dia para o motorista”. O sistema de ponta reconhece outros veículos mais rapidamente, ajusta o facho de luz nas curvas de acordo com o volante, elimina sombras laterais. Outro chamariz é ajustar feixe de luz de acordo com as condições climáticas, o que melhora a visibilidade da condução mesmo em caso de chuva ou neblina.

Além disso, o sistema reconhece as placas de trânsito que aparecem na estrada e diminui a intensidade dos LEDs para que o reflexo das placas não ofusque os ocupantes. E o “Modo Turista” garante que o farol Intelli-Lux HD possa oferecer seu desempenho máximo e todas as funcionalidades mesmo ao dirigir na mão inglesa.
Visual renovado
A Opel concentrou sua atenção na dianteira do veículo, inspirado no protótipo esportivo Corsa GSE Vision Gran Turismo. A atualização oferece um aspecto geral mais arrojado, destacado por uma nova e marcante assinatura luminosa.

A grade Opel Vizor, parte essencial da identidade da marca, ganha elementos de LED mais amplos que emolduram o emblema central iluminado da Opel, o Blitz (relâmpago). A insígnia é também o ponto de partida para as faixas de luzes horizontais e verticais que se estendem pelos faróis e o vinco do capô, que enfatizam a chamada bússola Opel, um elemento estético que será utilizado em toda a linha.
O para-choque dianteiro recebeu linhas vincadas, no lugar das luzes de rodagem diurna de led, agora um acabamento em preto brilhante, em formato de bumerangue, deixando o Astra com um aspecto mais esportivo. A entrada de ar em formato trapezoidal, trocou a grade de lâminas por elementos em treliça.

A exterior é complementado por novas rodas de liga dealumínio de 17 ou 18 polegadas, além das duas novas cores, branco Kontur e verde Klover, tons podem ser combinados ao teto preto brilhante, disponível como opcional.

Conforto aprimorado
No interior, a principal mudança é a substituição das superfícies em preto brilhante, por elementos em acabamento fosco. O painel de instrumentos e a central multimídia, que são divididas em duas telas de 10 polegadas permanecem, elas receberam atualizações em seus elementos gráficos e nos ícones, tornando-os mais nítidos e intuitivos. O volante de três raios ganhou um novo desenho e também conta com botões físicos.

O conforto dos ocupantes é aprimorado com os bancos Intelli de série, que possuem um sulco central que alivia a pressão no cóccix. Bancos dianteiros com ajustes elétricos, massagem, memória e aquecimento são opcionais. A Opel enfatiza que os materiais aplicados no acabamento são 100% reciclados.

A praticidade habitual da linha Astra permanece: o sedã oferece até 1.339 litros de espaço para bagagem, enquanto a versão Sports Tourer chega a 1.634 litros. O banco traseiro bipartido 40:20:40 garante versatilidade e facilidade de uso em qualquer situação.

Melhoria no alcance
Em termos de motorização, a melhoria mais significativa diz respeito ao Astra em sua versão elétrica a bateria (BEV). Com uma bateria de íons de lítio de 58 kW·h, o veículo pode atingir um alcance de até 454 km (WLTP), aproximadamente 34 km a mais que o modelo anterior, que empregava uma bateria de 54 kW·h.

O Astra elétrico mantém o mesmo motor posicionado no eixo dianteiro que oferece uma potência máxima de 156 cv e torque máximo de 27,5 m·kgf.
A função Vehicle-to-Load (V2L) também faz sua estreia, permitindo alimentar dispositivos externos, como bicicletas elétricas ou pequenos eletrodomésticos, diretamente do carro: uma vantagem particularmente útil em viagens ou acampamentos.
Preços não foram divulgados e vendas começam no primeiro trimestre.
AN





