A BYD revelou as primeiras fotos do interior do seu kei car Racco, projeto exclusivo para o Japão, antes do lançamento previsto para ocorrer no verão de 2026 no hemisfério norte.
As imagens apareceram no site em japonês, dedicado ao modelo, na terça-feira (16/2), depois de anunciar em suas redes sociais que a página oficial com informações sobre o Racco, já estava disponível para visitas e com as primeiras informações.

Desde sua estreia no salão de Tóquio, realizado em outubro 2025, a BYD tem exibido o Racco em feiras por todo o país, incluindo Kansai (Osaka), Fukuoka e Sapporo. A BYD tem avançado nos preparativos para o lançamento do veículo no Japão, apresentando-o a diversos visitantes e ouvindo suas opiniões sobre o modelo e suas solicitações.
A expectativa é que o preço do Racco fique entre 2,5 milhões e 2,6 milhões de ienes, o que corresponde a um valor entre R$ 84 e R$ 88 mil. Valores em conversão direta.

O modelo competirá diretamente com os principais veículos elétricos kei japoneses, como o Honda N-Box, Mitsubishi eK e Daihatsu Cast.
Foco na praticidade
A BYD divulgou três fotos oficiais do interior do Racco. O projeto da cabine foi batizado de Jinbun Dankyo, que significa um espaço que combina relaxamento e praticidade.
O interior adota a arquitetura típica de um kei car, estreita e alta. O motorista conta com um volante de três raios multifuncional, com a alavanca de câmbio curta posicionada no console central. Os bancos dianteiros são posicionados bem próximos um do outro, o que é comum nessa categoria de veículos. Entretanto, no protótipo apresentado durante o salão do automóvel, o modelo contava com um pequeno decansa-braço, não divulgado na imagem oficial.

O BYD Racco oferece uma ttátil flutuante e o painel de instrumentos digital atrás do volante, de dimensões não divulgadas. Há um prático conjunto de botões físicos para o ajuste do ar-condicionado e acionamento do aquecimento dos bancos. Os passageiros contam com uma tomada de 12 V, uma porta USB e uma porta USB-C para carregamento. O console central abrange um espaço de armazenamento na parte superior e um porta-luvas. Outro compartimento está localizado no túnel central.

A segunda fila de assentos do BYD Racco não foi exibida nas imagens oficiais. Entretanto, no site do modelo, a BYD enfatiza que o projeto do também priorizou a facilidade de uso no dia a dia, ao considerar as portas deslizantes em ambos os lados. O banco traseiro foi projetado com foco na possibilidade de alternar entre os modos “bancos para passageiros/bagagem/transporte de bicicletas” tudo feito de forma muito simples.
Também são oferecidos itens de conforto e comodidade como cortinas de proteção solar, vidros elétricos, ajuste elétrico dos retrovisores externos e bancos dianteiros aquecidos. O acabamento é todo executado em imitação de couro na tonalidade branco. Há um porta-óculos fixado no teto no lado do motorista.

Referente as dimensões, o Racco mede 3.395 mm de comprimento, 1.475 mm de largura e 1.800 mm de altura. Essas dimensões estão de acordo com os regulamentos japoneses para Kei cars. O motor é posicionado no eixo dianteiro, porém a marca não divulgou sua potência.
Serão oferecidos baterias do tipo lâmina, de 20 kW·h para o modelo padrão e 30 kW·h para o modelo de longo alcance. O modelo padrão tem um alcance estimado de 200 km, e o modelo de longo alcance, de 300 km. Racco suporta carregamento em corrente contínua (DC) de até 100 kW. As baterias são fabricadas pela FinDreams, divisão de baterias da BYD.

BYD no Japão
Há três anos, a BYD iniciou a comercialização seus carros de passeio no Japão. O portfólio atual da marca no país asiático, compreende os suves Atto 3 (Yuan Plus) e Sealion 7, Dolphin e o sedã Seal, todos elétricos a bateria (BEV). A linha híbrida plug-in (PHEV) somente o Sealion 6 (Song Pro) é ofertado.
No ano passado, a BYD registrou um aumento de cerca de 62% nas vendas em comparação com o ano anterior, totalizando 3.870 unidades entregues, de acordo com dados divulgados no mês passado pela Associação Japonesa de Importadores de Automóveis (JAIA).
AN


