A Ducati está comemorando cem anos de sua fundação. Em 1926, a empresa de Bologna fabricavsa rádios e componentes elétricos, estabelecendo-se logo depois em Borgo Panigale. Após a Segunda Guerra Mundial, quando suas instalações foram destruídas mum bombardeio, eles voltaram, mas agora produzindo algo muito mais adequado para a Itália naquele momento: pequenos motores a combustão para serem acoplados em bicicletas comuns. A iniciativa foi um sucesso e foi assim que a Ducati passou a ser um fabricante de motocicletas.
No ano de seu centenário, a Ducati comemora com o lançamento de uma motocicleta muito especial, que revive um dos momentos mais felizes de sua trajetória e representa o espírito de uma motocicleta e de uma era que ajudaram a criar a lenda Ducati e inspiraram os princípios que ainda a guiam hoje. A Ducati Formula 73 comemora a Ducati 750 Super Sport Desmo, a primeira Ducati V-Twin de rua dotada de um sistema de atuação de válvulas totalmente controlado na abertura e fechamento, nesse segundo caso não dependendo da ação de uma mola.
Com isso é evitada a indesejável flutuação de válvula, efeito que ocorre quando, em elevadas rotações. a válvula não tem tempo de retornar à sua sede e é literalmente atropelada pelo pistão no seu curso ascendente. É fácil imaginar os danos no motor.
O nome ‘Desmo’ é a abreviação de desmodrômico, resultado da associação de duas raízes do grego antigo, desmos, que significa vínculo, ligação, e dromos, que quer dizer curso, pista.

A Ducati 750 Super Sport era, na verdade, uma réplica de rua da Ducati 750 Imola Desmo com a qual os pilotos Paul Smart e Bruno Spaggiari triunfaram na 200 Milhas de Imola de 1972, a primeira competição europeia para motocicletas derivadas de produção, uma fórmula que na década de 1980 daria origem ao atual Superbike. A vitória histórica em Ímola – Smart em primeiro e Spaggiari em segundo — e o subsequente nascimento da 750 Super Sport Desmo representaram o primeiro e fundamental episódio na saga da Ducati nas corridas com motocicletas derivadas de produção, que alcançou um recorde mundial de mais de 400 vitórias, dezesseis títulos de pilotos e vinte e um títulos de construtores.
A Ducati 750 Super Sport Desmo nasceu numa década de grandes mudanças e contrastes, marcada por intensa criatividade cultural. Foi um período caracterizado por transformações na sociedade e um desejo generalizado de renovação. Uma extraordinária vitalidade artística influenciou a música, o cinema, a moda e o pensamento, tornando a década de 1970 uma era complexa e profundamente significativa.

A Ducati Formula 73, uma releitura contemporânea da lendária 750 Super Sport Desmo de 1973, foi criada hoje como uma homenagem a essa época e a essa motocicleta, já incorporando os valores de estilo, sofisticação e desempenho que inspiram a Ducati desde então. A Ducati Formula 73 é dedicada aos entusiastas da marca. A pintura prateada e verde-água é inspirada na pintura da 750 Super Sport Desmo original, cuja faixa vertical dourada no tanque remete à faixa original sem pintura da Ducati 750 Imola Desmo, uma faixa transparente no tanque de combustível que permitia à equipe verificar o nível de combustível de forma rápida em provas de longa duração. Isso sem complicar e sobrecarregar a moto com instrumentos adicionais de medição.

Como todas as motocicletas de edição limitada da Ducati, a Formula 73 tem o nome do modelo e o número de série na mesa superior da suspensão dianteira e em cada motocicleta acompanha um certificado de autenticidade, além de uma coleção de imagens e esboços de época criados pelo Centro de Estilo da Ducati, apresentados em uma caixa especial.

O motor Desmodue de 803 cm³ da Ducati Formula 73 é um bicilindro em “L” — na verdade, um “V” de 90o — com distribuição desmodrômica e duas válvulas, homologado para a norma Euro 5+, fiel aos padrões técnicos sobre os quais a Ducati construiu sua lenda nas décadas de 1970 e 1980. Um motor autêntico, com potência de 73 cv a 8.250 rpm e que define a personalidade da Formula 73, tornando-se um elemento fundamental tanto do estilo quanto da experiência de pilotagem.

Os 873 compradores da Ducati Formula 73 que desejarem complementar seu visual com peças técnicas inspiradas na estética original desta motocicleta de colecionador podem escolher um capacete e uma jaqueta esportiva que remetem à pintura da Formula 73. A Ducati Formula 73 será produzida numa série numerada limitada a 873 unidades e estará disponível aos europeus em poucos meses, chegando ao resto do mundo pouco tempo depois.
Em abril de 2012 a Ducati foi absorvida pela Audi AG.
GM





