O Grupo Volkswagen China, anunciou há poicos dia (28/1), que sua arquitetura de controle eletrônico e elétrico CEA (Arquitetura Elétrica da China), entrou em produção. O primeiro modelo Volkswagen a adotá-la é o sedã elétrico a bateria ID. UNYX 07, que teve oficialmente sua produção iniciada na fábrica da Volkswagen em Hefei, capital da província de Anhui.
A CEA foi desenvolvida em conjunto pela Volkswagen Group China Technology Company (“VCTC”), CARIAD China e XPENG. Construída em torno de um conceito de controle zonal e uma plataforma de computação central de alto desempenho, ela foi projetada para escalabilidade e atualizações contínuas de software.

Com seu lançamento, o Grupo Volkswagen China afirma ser o primeiro fabricante a implantar uma arquitetura eletrônica zonal em larga escala em múltiplas plataformas de veículos, abrangendo modelos elétricos a bateria, híbridos e com motor de combustão interna.
Ralf Brandstatter, diretor-executivo do Grupo Volkswagen na China, afirmou durante a cerimônia de apresentação do Unyx 07; “O modelo abriu caminho para uma nova geração de Veículos Inteligentes Conectados na China” e que a CEA nos permite levar ao mercado inovações baseadas em software com custo e rapidez competitivos”.
Desenvolvimento em 18 meses
A arquitetura CEA e as soluções de assistência ao motorista específicas para a China foram entregues em apenas 18 meses, estabelecendo um novo recorde de entrega para um projeto semelhante dentro do grupo Volkswagen. O início da produção da primeira arquitetura eletrônica regional sinaliza mais um marco na estratégia ‘Na China, para a China.
Segundo Frank Han, vice-presidente Executivo do Grupo Volkswagen da China, “A arquitetura CEA é o principal pilar e introduz ferramentas avançadas de verificação virtual, o que possibilita eliminar efetivamente as etapas de espera no processo tradicional de P&D, reduzindo significativamente a perda de tempo no estágio inicial de desenvolvimento sem comprometer nenhum ciclo de testes ou sacrificar o rigor da verificação.”

Quando comparada a arquitetura eletrônica anterior, MEB (Plataforma Modular Elétrica), a Volkswagen afirma que a CEA pode reduzir o número de unidades de controle eletrônico em cerca de 30%, diminuindo a complexidade do sistema. Outra facilitadora é que a arquitetura CEA suporta sistemas de cockpit baseados em IA, funções avançadas de assistência ao condutor específicas para a China e capacidade de atualização remota do veículo.

Outro atrativo é quanto ao processo de desenvolvimento, já que a colaboração local aprimorada em pesquisa na fase de conceito e a participação antecipada de fornecedores podem aumentar a eficiência do desenvolvimento de veículos em até 30%. A Volkswagen acrescentou que os custos de desenvolvimento de novos modelos podem ser reduzidos em até 50%.
ID.UNYX 07
O sedã elétrico ID.UNYX 07 já teve seus dados divulgados em documentos regulatórios submetidos ao Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT). Quando isso ocorre, é sinal de que o veículo já cumpriu todos os requisitos exigidos pelo órgão estatal chinês e está pronto para produção.

Segundo os documentos, o ID.UNYX 07 mede 4.853 mm de comprimento, 1.852 mm de largura e 1.566 mm de altura, e uma distância entre eixos de 2.826 mm.
Visualmente, o sedã mantém a linguagem estilística da família ID.UNYX, com faróis afilados, dianteira fechada e um para-choque de linhas esportivas. Na traseira, a faixa de luzes de LED que atravessa o veículo alonga visualmente a carroceria, enquanto a inscrição ID.UNYX em dourado está abaixo do emblema da Volkswagen.

Nesse primeiro momento, apenas a versão com um único motor foi registrada, que segundo o MIIT entrega potência máxima 228 cv. Versões com dois motores deverão ser adicionadas à linha posteriormente. O veículo será equipado com bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP), porém não foi divulgado sua respectiva capacidade energética e qual fabricante irá fornecê-la.
Expansão de modelos
A partir deste ano, os modelos baseados na plataforma CEA serão expandidos dos veículos do segmento A para os do segmento B e serão introduzidos em todas as três joint ventures da Volkswagen na China: SAIC, FAW e VW Anhui. O trio de marcas almeja lançar cinco novos modelos nos próximos meses.
Cooperação sino-alemã
A cooperação entre a Volkswagen e a XPeng começou em julho de 2023, quando conglomerado alemão investiu 700 milhões de dólares na companhia chinesa, adquirindo uma participação acionária de 4,99%.
Em abril de 2024, as duas partes assinaram um acordo-quadro de cooperação estratégica para tecnologia de arquitetura eletrônica/elétrica. Em julho do mesmo ano, assinaram um acordo de desenvolvimento conjunto.

Em agosto de 2025, a cooperação foi novamente aprimorada, com a arquitetura eletrônica/elétrica desenvolvida em conjunto prevista para ser implementada nas plataformas de veículos com motor a combustão interna e híbridos plug-in da Volkswagen no mercado chinês.
O lançamento da arquitetura CEA em produção representa um avanço substancial no modelo de “joint venture reversa”.
AN





