A Ford apresentou anteontem, em Guarujá (SP) sua nova versão do modelo de entrada da marca, o Ka. O hatchback, o carro destina-se primariamente ao uso fora-de-estrada leve, mas serve também para enfrentar as dificuldades do piso brasileiro de lombadas, valetas e asfalto em más condições, portanto um carro urbano também, tanto que Ford diz ser “para enfrentar os desafios da cidade” na sua página na internet. O visual identifica a versão, mas o Ka Trail é discreto e elegante.
A motorização é 1-litro e 1,5 litro, esta ainda por ser apresentada. A versão de motor menor, de 3 cilindros, custa R$ 47.690 e não tem opcionais. O preço da versão 1,5 litro, de 4-cilindros (105/110 cv) já está estabelecida em R$ 51.690, R$ 4.300 mais. Segundo a Ford, o Trail tem preço R$ 10 mil menor que o Onix correspondente, o Activ. A versão de 1,5 litro chega dentro de algumas semanas, foi informado.
Para referência, o Ka 1,0 sai por R$ 43.760 e o Ka 1,0 SE Plus 1,0, R$ 46.390. Veja no final a relação de equipamentos.
São apenas quatro cores: branco Ártico (R$ 500), prata Dublin (a do carro testado, R$ 1.300), preto Ebony e vermelho Arpoador, estas últimas sem acrescer preço.
Basicamente, o Ka Trail é um Ka 1,0 com suspensão modificada, resultando em altura de rodagem que o deixa 200 mm distante do solo, 31 mm mais do que a versão da qual deriva. Segundo a Ford, foram realizadas diversas adequações para a maior altura de rodagem, como amortecedores mais longos devido ao maior curso da suspensão, utilização de batentes de fim de curso de compressão de Cellasto (elastômero de poliuretano de alta densidade), também chamados de molas auxiliares.
A maior altura de rodagem resultou também de rodas e pneus de maior diâmetro, 12 mm mais. Para maior controle de rolagem a barra estabilizadora dianteira passou de 22 mm para 23 mm de diâmetro, e o eixo de torção foi enrijecido, resultando numa resistência de rolagem de 650 Nm/º, ante 560 Nm/º do Ka normal, aumento de 16%. Os pneus são unicamente os mistos Pirelli Scorpion ATR 185/65R15H. Pelas fotos nota-se o visual aventureiro na questão de altura de rodagem.
Como anda
A Ford ofereceu o percurso entre o Hotel Jequitimar e a estação da balsa para Bertioga, um trecho de bom asfalto com curvas variadas, para experimentar a nova versão do Ka. Gostaria de ver seu comportamento numa estrada de terra, que ficará para uma próxima oportunidade.
A impressão deixada pelo Ka Trail foi muito boa. A elevação da altura de rodagem e a adoção de pneus “não asfalto” deteriorou apenas minimamente a dinâmica deste Ford e mostra que as modificações foram eficazes. Continua rápido de curva como o Ka “civil”, divertido de guiar. Lombadas são transpostas com mais facilidade, o que por si só justifica a receita de “aventureiro” para muitos motoristas. O rodar é suficientemente firme e por isso não apresenta desconforto.
O peso de 1.047 kg ajuda o motor 1-litro de 80/85 cv, 6.300/6.500 rpm, a mostrar serviço convincente, ajudado por um câmbio da marca fácil de usar e com alavanca alta, um DNA da marca. O motor vai rápido ao corte a 6.900 rpm, que é do elogiável tipo misto — primeiro um leve tranco, em seguida serenidade.
Defino o câmbio como um “4+E apertado”: a quinta é longa apenas o suficiente para não deixar o motor berrar demais a 120 km/h — quase 3.800 rpm — e tornar a velocidade máxima em quarta a 6.800 rpm, 100 rpm antes do corte. Um ligeiro alongamento da penúltima e última marchas seria benéfico. O carro estava com gasolina.
Os dados de desempenho são 0-100 km/h em 15,3/15,1 segundos e velocidade máxima de 171/173 km/h. Consumo Inmetro/PBVE, 12,5/8,8 km/l na cidade e 14,3/9,9 km/l, bons valores.
No interior, não há termômetro do líquido de arrefecimento do motor, é preciso pisar no pedal de embreagem para dar partida e tem-se o lamentável ajuste manual dos espelhos externos. Acho que ninguém se importaria em pagar uns reais a mais para ter o espelho direito com ajuste elétrico. E nem para uma faixa degradê no para-brisa.
Há engates Isofix para dois bancos e respectivos top-tethers, a fixação superior, estes incrivelmente em número de três, e quem ocupar qualquer lugar do banco traseiro tem seu cinto retrátil de três pontos e apoio de cabeça, uma medida elogiável.
A estranhar apenas a medida do pneu do estepe temporário, 175/65R14T, de diâmetro da roda completa 6,1% menor que o dos “titulares”, muita coisa. É mesmo para rodar a até 80 km/h como reza o obrigatório adesivo no caso de estepes desse tipo.
Se o Ka 1,0 já bem aceito pelo mercado, o 1,0 Trail deverá aumentar a lista de admiradores. Atributos ele tem de sobra.
BS
Galeria:
FICHA TÉCNICA FORD KA TRAIL 1,0 | |
MOTOR | |
Denominação | Ford 1,0 TiVCT Flex |
Tipo | 3 cil. em linha, transversal, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, correia dentada encapsulada em banho de óleo, variador de fase na admissão e escapamento, 4 válvulas por cilindro |
Diâmetro e curso (mm) | 71,9 x 81,8 |
Cilindrada (cm³) | 997 |
Taxa de compressão (:1) | 12 |
Potência (cv/rpm, G/A) | 80/85/6.300 a 6.500 |
Torque (m·kgf/rpm, G/A) | 10,2/3.500 // 10,7/4.500 |
Corte de rotação (rpm) | 6.900 |
Formação de mistura | Injeção no duto |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo manual Ford IB5 de 5 marchas + ré, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | 1ª 3,846; 2ª 2,038; 3ª 1,281; 4ª 0,951: 5ª 0,756; Ré 3,615 |
Relação do diferencial (:1) | 4,73 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora de Ø 23 mm |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mín. de curva (m) | 9,6 |
Voltas entre batentes | 2,6 |
FREIOS | |
Dianteiros | A disco |
Traseiros | A tambor |
Controle | Distribuição eletrônica das forças de frenagem e controle na curvas |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio, 6J x 15 |
Pneus | 185/65R15H (Pirelli Scorpion ATR) |
Estepe | Temporário 175/65R14T (etiqueta 80 km/h) |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, hatchback 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto | n.d. |
Área frontal (calculada, m²) | 2,12 |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 3.896 |
Largura (com/sem espelhos) | 1.911/1.695 |
Altura | 1.568 |
Distância entre eixos | 2.491 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 255 |
Tanque de combustível | 51,6 |
PESO (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.047 |
Carga útil | 403 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 15,3/15,1 |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 171/173 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBVE | |
Cidade (km/l, G/A) | 12,5/8,8 |
Estrada (km/l, G/A) | 14,3/9,9 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 última marcha (km/h) | 31,8 |
Rotação a 120 km/h últ. marcha (rpm) | 3.770 |
Rotação à vel. máxima (rpm, 4ª) | 6.800 |
EQUIPAMENTOS FORD KA TRAIL 1,0 |
Acabamento interno e externo “SE” |
Acionamento elétrico dos vidros dianteiros (um-toque subida/descida para o do motorista) |
Ajuste de altura do volante de direção |
Ajuste interno manual dos espelhos externos |
Apoios de cabeça reguláveis (3) |
Ar-condicionado |
Banco traseiro bipartido 60:40 |
Bancos parcialmente em couro com costura exclusiva |
Chave-canivete com controle |
Cintos traseiros de três pontos (3) |
Direção eletroassistida |
Engates Isofix para dois bancos infantis com top-tether |
Estrado de teto |
Faróis de neblina |
Faróis escurecidos |
Fecho elétrico do porta-malas com controle interno |
Indicador de troca de marcha |
Itens de aparência exclusivos Trail |
Lanterna traseira escurecida |
Limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro |
Maçanetas e espelhos externos na cor cinza |
My Connection com comandos de voz (rádio AM/FM, USB, Bluetooth, controle para iPod), e My Ford Dock |
Palhetas de limpador tipo plana |
Pneus mistos |
Porta-objetos (21) |
Rodas de alumínio de 15″ |
Sapatas de pedais esportivas |
Sobretapetes de borracha (4) |
Soleira lateral |
Suspensão elevada |
Trava elétrica das portas com controle remoto |