A Honda comemora recorde no lendário circuito de Nürburgring, o Nordschleife, com o novo Honda Civic Type-R marcando o tempo de 7 min e 43 segundos e oito décimos, e confirmando o melhor tempo para um tração dianteira, cerca de 4 segundos mais rápido que o VW Golf GTI Clubsport S, que era 7:49.21.
O tempo anterior do Civic Type R obtido em 2015 era de 7:50.63, sendo menos potente 10 cv apenas. O novo carro tem relações de marcha mais curtas no câmbio manual de alavanca (veja no vídeo o piloto tirando a mão do volante nas trocas).
Apesar de ser apenas 10 cv mais potente que o Type-R anterior, o tempo é 7 segundos menor. Agora são 310 cv e 40,8 m·kgf de torque máximo, no motor 2 litros turbocomprimido com gerenciamento dos tempos de abertura e fechamento de válvulas VTEC.
O entre-eixos está maior agora e as bitolas. mais largas, junto com aerodinâmica mais adequada a altas velocidades.
As melhorias estruturais são constantes em todos os bons projetos, e o Civic tem maior rigidez torcional em 38%, sendo 16 kg mais leve (carroceria apenas) o que colabora para uma maior precisão da geometria de suspensão e direção, melhorando o equilíbrio geral do carro.
O carro usado é de pré-produção, não vendável, apenas para avaliações, mas com as mesmas especificações dos que serão vendidos e pneus idênticos aos de rua. Há uma gaiola de segurança instalada, o que aumentou o peso em relação ao carro de rua, mas sem aumentar a rigidez da carroceria, segundo a Honda divulgou. Para compensar esse peso maior, retirou-se a central multimídia e o banco traseiro.
O carro começará a ser vendido nos EUA no meio do ano, com preço ao redor de US$ 30 mil. Por aqui não há nenhuma notícia de sua eventual importação.
JJ