Dia 31 Fiat apresentará o Argo (foto de perfil acima), novo hatch, para suprir vendas de produtos descontinuados, como Punto e Bravo, além de versões de maior preço da linha Palio. Integra o pacote de ações da FCA para conquistar vendas e lucros com os produtos Fiat, e reaproximá-la do recém-perdido status de líder.
Está focado na realidade, disse-me executivo confiável, significando evitar o entusiasmo e preço causadores do fracasso do Linea, ótimo produto, não fosse a errônea pretensão em concorrer com veículos maiores. No caso, segundo a mesma fonte, o foco da FCA com o Argo será o líder Chevrolet Ônix. Para ser a opção, oferecer mais: bom projeto estético; conteúdo técnico, de conforto e comunicações; bom acerto mecânico com sensações de dirigir com prazer. Quer dar-lhe uma nova categoria: Compacto Premium.
GM reagiu criando a versão Effect, posicionada entre LZ e LTZ, mas deixou flanco aberto no quesito segurança: nota zero em proteção a passageiro adulto nos testes de impacto lateral do Latin NCAP.
Versão Argo sedã será produzida na Argentina ao final do ano.
Buenos Aires, junho, Salón del Automóvil
Segunda maior mostra de automóveis na América Latina, o Salón del Automóvil de Buenos Aires iniciou vender ingressos. Será nas imponentes instalações da área La Rural, 10 e 20 de junho, e compras pelo sítio www.mercadolibre.com.ar. Custam 200 pesos – quase R$ 40.
Está em expansão, em segunda fase, em crescendo de expositores. Neste ano, grande presença de marcas chinesas, algumas desconhecidas no mercado nacional; das grandes fabricantes lá instaladas e filiadas à Adefa, associação classista e organizadora do Salão, e novidades como estreia da marca Lexus — a de luxo da Toyota —; o projeto de crescimento da marca DS; novo Fiat Argo e o conversível 124 em pesquisa de mercado. Produto de interesse ao Brasil, picape VW Amarok com motor V-6 de 3.000 cm³. Atrações maiores, dois Pagani Zonda F Roker, esportivo de estirpe e muito preço.
A JAC e seu Dia do Fico
Todos se lembram de episódio histórico, deflagrador da Independência do Brasil. Foi aos 9.jan.1822, logo após a volta da Família Real a Lisboa, levando a sede do Reino, rebaixando o Brasil a Colônia. Dom Pedro I aqui ficou como Príncipe Regente, um meio monarca sem poderes, administrador de ordens ultramarinas.
A Corte achava, não era confiável, tinha arroubos, coragem, valentia, estamina e testosterona em excesso, sendo melhor substituí-lo por Junta Governante e mansa. E por carta determinou sua volta a Portugal. Oito mil cariocas protestaram, expondo ameaça clara: se fosse, os planos de Independência minguariam. E instado a manifestar-se, proferiu famosa frase: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto. Digo ao povo que fico.”
Foi o marco da divergência formal com o governo português, e o Grito do Ipiranga, aos 7.set seria a consequência da ruptura e do início como nação.
Semana passada a importadora da JAC Motors, às margens do rio Tietê, a seu modo praticou ato assemelhado, mostrar continuar no país, revender produtos da marca chinesa, garantir sua assistência. Fora instigada por divulgação, via grupos sociais, de cancelamento de sua inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, a certidão de nascimento sem a qual não pode funcionar.
O cancelamento era real, mas de empresa não viabilizada, união pró-negócios entre a chinesa JAC Motors e a representante no Brasil, aplicando US$ 200M para construir fábrica na Bahia. Mas deu errado: chineses refluíram, encerrando negócio. A difusão sugeria ser decisão nova, tornando proprietários dos veículos da marca órfãos sem assistência. Mas era coisa antiga, de fevereiro.
Rápido, Eduardo Pincigher, diretor de relacionamento corporativo, enviou comunicado à imprensa. Coisa elegante, tangencial, falava dos seis anos de operação da marca; das já vendidas 80 mil unidades; do crescimento de vendas; de novos concessionários; de 10 lançamentos próximo ano; de novo produto, o JAC T40. Abduzia a dúvida. Importação, distribuição e assistência continuam pela SNS Importadora Ltda., sob o guarda chuva corporativo do Grupo SHC.
T40
SAV, utilitário esportivo com tração simples, 4,13 m de comprimento, 1,75 m em largura, 1,60m de altura, distância entre eixos em 2,49 m. Motor pequeno, quatro cilindros, 1,5 litro de cilindrada, faz 125/127 cv de potência, mantendo o diferenciador da marca, conteúdo: controle eletrônico de tração, auxiliar de partida em subidas, tela com 20 cm, cruise control, sensor de estacionamento. Em infodiversão, kit multimídia, tela com 20 cm. R$ 60 mil. Em julho.
Novo EcoSport começa com lobby
Ford apresentou novo motor reduzido em tamanho e peso. Tricilindro em alumínio, 1,5 litro, aspiração atmosférica, flex. Tão surpreendente quanto a potência de 137,2 cv com álcool, quase 100 cavalos por litro de cilindrada, foi presença de Marcos Pereira, Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Falou sobre projeto Rota 2030, de regras industriais, sucessor do atual e polêmico Inovar-Auto, regressor dos índices de nacionalização ao nível dos anos ’50.
Ford está ativa em lançar e retirar motores de produção. Este descartará o recente Sigma 4-cilindros, 1,6-l de cilindrada, maior, mais pesado, menos potente.
Apresentação sem dados maiores sobre o engenho, exceto ser projeto moderno, com coletor de escapamento incorporado ao cabeçote, duplo comando com alavancas roletadas para as válvulas, árvore contrarrotante antivibrações, ao contrário da solução aplicada no Ka 1,0, equilibrado por desbalanceamento no volante-motor. Torque de 16,2 m·kgf com álcool. Tracionará versões de menor preço no EcoSport revisitado, cuja apresentação está em definição de agendas.
Roda-a-Roda
Super-Super – Mercedes e associada AMG levarão ao Salão de Frankfurt, Alemanha, 14 a 24 setembro, novo produto, tipo super coupé. Rótulo indica veículo de elevadíssimas prestações esportivas, o Mercedes-AMG Project One.
O que – Gente próxima ao projeto diz ser um Fórmula 1 estradeiro, concorrente para Ferrari LaFerrari, Bugatti Chiron, Aston Martin One-77, Pagani Huyara, McLaren P1, Porsche 918. Mecânica pretensiosa, 750 cv, da soma entre os produzidos por motor 1,6-litro e motores elétricos embutidos nas rodas.
Retomada – Marcas Peugeot e Citroën – e DS – operam sob o guarda chuva PSA, querem retomar presença, vendas, faturamento e lucros no Mercosul.
Parelha – Nas iniciativas, além de Citroën C3 na Argentina combinando motor 1,6 aspirado + caixa automática de 6 marchas, no Brasil Peugeot promove test drives nos 208 e 2008 e, se cliente optar por carro concorrente, ganha R$ 500.
Calço – Para viabilizar negócios, acena com programa Renova Peugeot, ação de fidelidade – entrada flexível; parcelas fixas; recompra garantida.
Questão – Peugeot não enfatiza item diferenciador nestes produtos: a sensação de conduzir, melhor da categoria, por acerto em direção, suspensão, freios.
Abril – Vendas de veículos leves recuaram 17,1% em abril, com 152.383 unidades. Em automóveis Chevrolet Ônix abriu liderança sobre Hyundai HB20. Depois Renault Sandero, VW Gol e Toyota Corolla. Fiat Mobi acelerou com vigor, da 15a para a 9a posição.
SUV/SAV – Em utilitários esportivos Jeep Compass manteve-se líder com 3.940 vendas. Honda HR-V 3.576; Hyundai Creta 3.056 ultrapassando Jeep Renegade, 2.745. Nissan Kicks desabou — alega-se fim de estoque mexicano —, e Renault Captur vendeu 793. Fábrica diz 7% acima de seu planejamento.
Picapes – Com 3.470 unidades Fiat Toro liderou vendas, com Strada vendendo 10% menos. Após, VW Saveiro, Toyota Hilux e Chevrolet S10.
Só – O carro autônomo estará à venda em 2019, diz Elon Musk, o sul-africano enriquecido com seu negócio PayPal e dono da Tesla, a surpreendente fábrica de automóveis elétricos nos EUA. À época terão atingido o nível de autonomia 5 — hoje o pico é o 2. BMW havia previsto 10 anos para tal patamar tecnológico.
Kwid – Renault veiculou filmetes sobre seu próximo produto, o Kwid. Menor da linha, foca no concorrente up!, em especial a baixa altura do solo e o pequeno espaço traseiro. Criou slogan para o modelo: o SUV dos compactos.
Mercado – Aposta em espaço interno e boa disposição por conta de novo motor 3-cilindros e de baixo peso — uns 800 kg.
Frase – O carro é o dispositivo móvel mais importante do futuro, e o futuro está sendo escrito no Vale do Silício“, de Thilo Koslowski, diretor da Porsche Digital, querendo se enturmar com a mescla mecânico/digital. Adere à tese da Coluna – fabricantes tratam automóveis como se fossem telefoninho esperto com rodas.
In loco – Marca alemã criou empresa digital para saber rumos e tomar o bonde certo para o futuro, criando filial no Vale do Silício para medir os ventos do tema.
Guinness – Air France e Porsche estão no livro de recordes Guinness. Primeira cedeu avião Airbus A380, 285 t de peso bruto, 73 m de comprimento; a alemã o rebocou com SUV Cayenne S diesel, 385 cv e 86,7 m·kgf de torque, Aeroporto de Paris, 42 m. Imagine o sofrimento das longarinas, parafusos e pneus.
Ducati – Duas empresas negociam compra da Ducati de motos com assessoria indicada pela dona VW: SAIC Motors, sócia da VW e de meia dúzia de fabricantes na produção de veículos na China, e Hero Motor Corp, da India, de motos até 250 cm³ e motociclos. SAIC poderia ter negociado direto com a sócia.
Paura – Ducatistas mundo a fora receiam perda do espírito da marca, ante a diferença de origens e a influência de chineses ou indianos num negócio com tecnologia de pico, como a Ducati.
Nada a ver – Pouco provável. Chinesa Geely comprou a Volvo; indiana Tata a Land Rover Jaguar; a própria VW adquiriu Ducati e Lamborghini, e todas ganharam em produtos, vendas e lucros.
Gente – Herlander Zola, executivo paulista, troca. OOOO Deixa direção de vendas da Audi e vai-se à FCA OOOO Nova diretoria em torno de publicidade e mídias digitais. OOOO Experiência ímpar, vem de teutonicamente regradas VW, BMW e Audi e aprenderá significado do latino Ordo ab Chaos — a ordem no caos —, como os concorrentes dizem funcionar a Fiat. OOOO Nicholas Parkes, chileno, executivo, diretor de vendas FCA América do Sul. OOOO Empresa foca em aumento de exportações. OOOO Werner Schall, suíço brasileiro, engenheiro e marqueteiro, mudança. OOOO Deixou Mercedes-Benz, assumiu Direção de Vendas na Porsche. OOOO Das marcas Premium lidera crescimento. OOOO Federico Goyret, argentino, novo diretor de marketing da Renault. OOOO Alejandro Botero, mexicano, novo VP Comercial. OOOO Prata da casa. OOOO
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