Eu tive a missão de testar o Cerato em fevereiro de 2014. Antes de reler a matéria que está lá no AE Classic eu me lembrava com clareza que tinha gostado muito do sedã médio da Kia. Eis que há algumas semanas recebi novamente a missão de testar o Cerato, agora um modelo 2017, que foi apresentado no Salão do Automóvel de 2016, em novembro. Foi um déjà-vu!
Confesso que peguei o carro sem estudá-lo antes. Apenas com a lembrança do modelo anterior. Algumas vezes eu faço isso por falta de tempo, mas também para eliminar qualquer prejulgamento antecipado. Eu gosto muito de me posicionar ao volante, sair devagar e aos poucos colher as primeiras impressões. Muitas delas são as mais notáveis e exatamente as mesmas de quem faz um teste de condução em concessionária com intenção de compra. Algumas delas acabam se desfazendo com o uso mais prolongado. E também aparecem outras, nem sempre positivas.
Aqui estão as primeiras impressões que anotei: conforto, silêncio, facilidade de uso, espaço interno, qualidade visual e percebida do interior e beleza do desenho da carroceria.
Dia desses, parado no trânsito, eu divaguei sobre como tudo está mudando muito rápido nessa nossa época. E com os carros não é diferente. A gente mal se acostuma com um modelo e ele já muda. Fica até difícil de acompanhar tudo. Embora eu goste do progresso de novas tecnologias, acredito que estamos acelerados demais. Isso causa uma sensação estranha, um stress, uma ansiedade. E uma dificuldade de acompanhar tudo.
O Cerato 2017 é a prova de que podemos ter calma. De que não precisamos acompanhar essa correria para nos sentirmos bem. Basicamente o Cerato é um carro de 2012 com mudanças estéticas leves. Mas poucos carros de 2017 conseguem ser melhores que ele nos pontos que me causaram boa impressão. Inclusive o seu irmão Hyundai Elantra, que acabou de mudar de geração. O Cerato é tão bom em conforto e isolamento acústico que eu cheguei a achar que era uma nova geração.
Eu não tenho receio em dizer que no conjunto conforto, suavidade e isolamento acústico o Cerato é o melhor carro que já dirigi ultimamente. O feijão com arroz McPherson na frente e eixo de torção atrás foi muito bem preparado. Seus pneus 205/60R16, de perfil mais alto do que se vê hoje em dia, também ajudam na receita. Uma boa escolha. Como o JJ elogiou muito o Elantra nesse quesito, juntamente com o Bob, eu levei o carro até o JJ para que ele me dissesse se o Elantra é melhor que o Cerato. Não é. Ele confirmou meu julgamento dando uma leve vantagem para o Cerato. Parabéns aos engenheiros que trabalharam em ambos os modelos e que outras marcas consigam logo a mesma façanha.
O conforto também está associado ao capricho no interior, como qualidade, aspecto e textura dos materiais. O volante chama a atenção com insertos em black piano e seus vários comandos, revestimento em couro e borboletas. O toque nas superfícies de contato é suave, assim como o acionamento de todos os comandos. Há uma uniformidade em tudo. Isso eleva o nível da chamada qualidade percebida. Com o carro parado é difícil saber se está ligado sem olhar o conta-giros (na esquerda).
O nível de equipamentos é bom. Tem o básico mas o ar-condicionado é bizona e tem saída para o banco traseiro. Não tem tela multimídia, mas mesmo assim conectar um telefone é muito simples e a qualidade do áudio em ligações e música é das melhores. Tudo à mão, fácil de usar, sem invenções mirabolantes, não requer adaptações. A direção eletroassistida é bem leve e seu diâmetro mínimo de giro de 10,6 metros o tornam muito prático na cidade. E há três modos de condução (Eco, Sport e Normal). Os freios traseiros são a disco, mas o controle de estabilidade e tração não está disponível. Sinceramente, dado o equilíbrio e as pretensões mais comportadas do modelo ele vai muito bem sem esse equipamento.
O aproveitamento do espaço interno é também excelente, em parte pelo desenho da carroceria e também pelo desenho do interior com painel menos invasivo. Minha filha grandona mencionou o espaço tanto na frente quanto atrás, conseguido pelo entre-eixos de 2.700 mm. O porta-malas, apesar de não ser campeão, tem amplos 421 litros de capacidade. E é possível rebater o encosto do banco traseiro com praticidade através de acionamento dentro do porta malas.
Seu motor é um 4-cilindros com duplo comando, cilindrada de 1.591 cm³ e bloco e cabeçote de alumínio que gera 122/128 cv a 6.000 rpm e 16,0 m·kgf a 4.500 rpm com gasolina e 16,5 m·kgf a 5.000 rpm com álcool. Obviamente não podemos esperar um desempenho esportivo. No entanto, ele é mais agradável do que os números sugerem. A explicação está no fato de todos os concorrentes com motores mais potentes pesarem ao redor do 1.400 kg, exceto os nipônicos, que estão na faixa dos 1.300 kg dependendo da versão, e o Cerato pesa apenas 1.205 kg. Outra vantagem do menor peso está na distância de parada. Em frenagem de 100 km/h a parada total o Cerato faz em 42,3 metros,o melhor índice entre seus principais concorrentes, segundo a Kia.
A caixa automática de seis marchas também trabalha suave. Trocas lisas, algumas vezes imperceptíveis. O escalonamento me satisfez muito e as borboletas ajudaram quando quis levá-lo ao limite (pode-se trocar marchas pela alavanca também, sobe marcha para frente). Claro que é um carro para quem é mais tranquilo. E na semana em que eu o testei tranquilidade era tudo o que eu precisava. Algo descomplicado, fácil e agradável.
O consumo pelo Inmetro é 6,6 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada usando-se álcool e 9,5 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada com gasolina. Mas na prática cheguei a fazer 15,6 km/l com gasolina na estrada.
Junto com mudança de origem da importação, agora do México, houve uma pequena atualização no desenho da dianteira. O modelo ainda me parece muito atual, tanto que considerando que o Elantra já mudou de geração, numa primeira olhada eu achei que este Cerato também fosse de uma nova geração. Isso prova que seu desenho é muito acertado e que com essas pequenas mudanças ficou ainda melhor. É discreto, sem exageros, porém elegante.
Eu senti falta de um botão para abrir o porta-malas por fora do carro (só por dentro ou pela chave), achei que o tecido dos bancos, embora de boa qualidade é simples demais, e os sobretapetes não tem pontos de fixação, podendo escorregar para debaixo dos pedais no lado do motorista. E como eu peguei muita chuva pude notar que o limpador de para-brisa do lado direito, bem pequeno, tem fim de curso ou varredura, exatamente na frente do motorista. Ou seja, atrapalha a visão e é desconfortável.
Vale lembrar que o Cerato é vendido em versão única. Devido à limitação de cotas de importação a Kia trará 1.000 unidades do modelo em 2017. Assim faz sentido uma versão única. E seu preço é de R$ 79.990.
Excluindo modelos ou versões para frotistas e para pessoas com deficiência, quase impossível de se comprar, eu diria que o preço é competitivo para um carro com o porte e o conjunto tão acertado quanto o Cerato. Pelo conjunto interessante dentro de sua proposta ele é um dos raros carros que recebe “o selo de aprovação do PK”.
PK
FICHA TÉCNICA KIA CERATO 2017 | |
MOTOR | |
Tipo | Ignição por centelha, 4 tempos, flex |
Instalação | Dianteiro, transversal |
Material do bloco/cabeçote | alumínio/alumínio |
N° de cilindros/configuração | 4 / em linha |
Diâmetro x curso (mm) | 77 x 85,4 |
Cilindrada (cm³) | 1.591 |
Aspiração | Atmosférica |
Taxa de compressão (:1) | 12,0 |
Potência (cv/rpm, G/A) | 122/128 cv/6.000 |
Torque (m·kgf/rpm, G/A) | 16,0/4.500//16,5/5.000 |
N° de válvulas por cilindro | 4 |
N° de comando de válvulas /localização | 2/cabeçote, variador de fase no de admissão, corrente |
Formação de mistura | Injeção eletrônica no duto |
ALIMENTAÇÃO | |
Combustível | Gasolina comum/aditivada e/ou álcool |
TRANSMISSÃO | |
Rodas motrizes | Dianteiras |
Câmbio | Automático epicíclico |
N° de marchas | 6 à frente e uma à ré |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,400; 2ª 2,726; 3ª 1,834; 4ª 1,392; 5ª 1,000; 6ª 0,774; ré 3,440 |
Relação de diferencial (:1) | 3,612 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, assistência elétrica |
Voltas entre batentes | 2,9 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,6 |
FREIOS | |
De serviço | Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassistido, ABS com EBD |
Dianteiro | Disco ventilado |
Traseiro | Disco sólido |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio 6,5J x 16 |
Pneus | 205/60 R16 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.205 |
Carga útil | 515 |
CARROCERIA | |
Tipo | Monobloco em aço, sedã, 4 portas e 5 lugares |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.560 |
Largura sem espelhos | 1.780 |
Altura | 1.460 |
Distância entre eixos | 2.700 |
Bitola dianteira/traseira | 1.555/1.568 |
Altura mínima do solo | 165 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,27 |
Área frontal (A, m²) | 2,079 |
Área frontal corrigida (Cx x A, m²) | 0,561 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 421 |
Tanque de combustível | 50 |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h) | 190 (est.) |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 12 (est.) |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBVE | |
Cidade (km/l, G/A) | 9,5/6,6 |
Estrada (km/l, G/A) | 12,4/9,1 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 6ª (km/h) | 40,3 |
Rotação do motor a 120 km/h em 6ª | 2.980 |
Rotação do motor à vel. máxima em 5ª | 6.100 |
EQUIPAMENTOS KIA CERATO 2017 |
Abertura interna do porta-malas e da tampa de combustível |
Acendimento automático dos faróis |
Antena eletrônica incorporada ao vidro traseiro |
Ar-condicionado automático digital bizona com filtro antipólen |
Banco do motorista com ajustes manuais de altura e distância e regulagem elétrica do apoio lombar |
Banco do passageiro com bolsa porta-revistas no encosto |
Banco traseiro bipartido (60/40) e rebatível para ampliação do porta-malas |
Bolsas infláveis frontais |
Chave tipo canivete para travamento e abertura das portas e porta-malas a distância |
Cintos de segurança de 3 pontos (central traseiro tipo subabdominal) |
Cintos dianteiros com pré-tensionadores, limitadores de carga e regulagem da altura de ancoragem na coluna central |
Computador de bordo com controles no volante |
Console central com descansa-braço deslizante, porta-objetos com tampa, porta-copos e saída de ar-condicionado para o banco traseiro |
Console no teto com porta-óculos e luzes de leitura |
Controle de cruzeiro com controles no volante |
Descansa-braço no banco traseiro com porta-copos |
Desembaçador do vidro traseiro temporizado |
Destravamento automático das portas em caso de colisão |
Direção eletroassistida com três modos de direção (Normal/Comfort/Sport) |
Encostos de cabeça com ajuste de altura para os 5 ocupantes |
Engates Isofix para dois bancos infantis |
Escapamento com ponteira cromada |
Espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico e rebatimento elétrico automático, aquecimento e repetidoras de seta integradas de LED |
Estepe com roda de alumínio |
Faróis de neblina com lentes de policarbonato |
Freios a disco nas 4 rodas com ABS e EBD |
Grade dianteira com detalhes cromados |
Iluminação no porta-malas e porta-luvas |
Indicador de marchas no conjunto de mostradores |
Indicador de marchas no conjunto de mostradores |
Lanternas traseiras a LEDs |
Limpador do pára-brisa com acionamento intermitente de frequência variável |
Luzes de rodagem diurna a LEDs |
Maçanetas externas na cor do veículo com filete cromado |
Manta de isolamento de ruídos na parte interna do capô do motor |
Molduras externas das portas cromadas |
Painel com detalhes em textura tipo fibra de carbono |
Painel com mostrador digital e computador de bordo em LCD |
Para-brisa com desembaçador automático |
Para-choques e retrovisores externos na cor do veículo |
Para-sol do motorista com porta-tíquete, espelho, iluminação e extensão lateral |
Para-sol do passageiro com espelho, iluminação e extensão lateral |
Porta-luvas climatizado e com abertura amortecida |
Porta-objetos e porta-garrafas nas portas dianteiras e traseiras |
Rádio/CD/MP3 player com controles no volante, entrada auxiliar, USB e para iPod |
Relógio digital no centro do painel com marcador de temperatura externa |
Rodas de alumínio aro 16 pol. com pneus 205/60R16 |
Sapatas dos pedais e apoio do pé esquerdo com detalhes de metal |
Sensores de aproximação nos para-choques dianteiro e traseiro |
Sistema de áudio com 4 alto-falantes e 2 tweeters |
Tomada auxiliar de energia 12 V (console central) |
Travamento automático das portas com o veículo em movimento |
Travamento elétrico central das portas e porta-malas |
Vidros com comando elétrico nas 4 portas |
Vidros verdes com filtro de raios UV e para-brisa laminado com faixa degradê |
Volante de direção com regulagem de altura e distância |
Volante multifuncional com controle de som, controle de cruzeiro, computador de bordo |
Volante, alavanca de câmbio, console central e laterais das portas revestidos de couro |