Como de hábito, a Ford fez um veículo exclusivo para ser leiloado no Air Venture, evento anual de Oshkosh, a maior reunião aeronáutica do mundo, que costuma colocar no mesmo aeroporto no estado de Wisconsin cerca de 10 mil aeronaves de todo tipo.
O evento ocorre sempre na última semana de julho, pegando o quentíssimo verão norte-americano, e depois de três anos com Mustangs exclusivos, chegou a vez da picape F-150 Raptor, decorada extensamente para lembrar e homenagear o caça furtivo F-22 Raptor. Muito interessante, já que ambos têm o mesmo nome, e a Ford admite a inspiração do batismo no avião da Lockheed Martin.
A divisão Ford Performance e o gerente de estilo Melvin Betancourt reforçaram o desempenho e o visual da já imponente picape. Graças ao trocador de calor ar-ar Whipple, a potência do V-6 da família EcoBoost de 3,5 litros foi de 456 para 552 cv.
Tem também melhorias em suspensões, rodas exclusivas e freios mais potentes. As alterações de carroceria são em compósito de fibra de carbono, trazendo decoração F-22, barra de luzes em LED no teto, e o detalhe da grade dianteira com a silhueta do avião em vista frontal.
A Experimental Aircraft Association tem vários programas de incentivo à aviação, atingindo pessoas de todas as idades, e em 27 de julho o carro será leiloado em Oshkosh, no museu da EAA, levantando fundos para programas para a juventude.
O leilão ocorrerá durante a reunião chamada Gathering of Eagles (reunião das águias), onde estarão presentes nomes conhecidos do grande público e que são aviadores entusiastas, como os atores Harrison Ford, Morgan Freeman e John Travolta, o preparador de motores e proprietário de empresa de engenharia Jack Roush e os astronautas Frank Borman e Jim Lovell, o comandante da missão Apollo 13.
Os carros especiais da Ford leiloados até hoje já ajudaram a EAA com cerca de US$ 3 milhões.
Veja vídeo promocional.
JJ