A Land Rover, talvez a única marca do mundo que só produza carros com tração nas quatro rodas, comemora em 2018 seu septuagésimo aniversário. Para iniciar as comemorações — que contará uma série de eventos ao longo deste ano –, a marca está começando os trabalhos de restauração de uma das três unidades de pré-produção que participaram do começo de tudo: o lançamento da marca Land Rover, no Salão do Automóvel de Amsterdã, Holanda, em 1948.
Estes modelos deram ao mundo a primeira ideia do que, mais tarde, seria reconhecido como um legítimo Land Rover, um dos mais icônicos veículos da indústria automobilística mundial.
Durante anos, o paradeiro desse modelo foi um verdadeiro mistério. O modelo de exibição usado no Salão de Amsterdã rodou nas estradas até algum momento da década de 60, quando passou a ser usado em um campo galês, antes de ser comprado com o objetivo de ser restaurado. O projeto não foi concluído e o modelo acabou sendo esquecido em um jardim a poucos quilômetros da fábrica da Land Rover em Solihull, onde ele fora produzido.
Após a descoberta, os especialistas da Jaguar Land Rover Classic passaram meses pesquisando nos arquivos da empresa o histórico de propriedade do modelo e conseguiram comprovar a sua autenticidade.
A equipe responsável pelo bem-sucedido programa Land Rover Series I Reborn, cujo trabalho é exclusivamente restaurar de forma meticulosa e original a primeira geração de veículos Land Rover, irá agora embarcar em seu mais desafiador projeto: uma missão ao longo de 2018 para preservar o maior ícone histórico da marca britânica, deixando o modelo de pré-produção como em 1948 e apto a rodar novamente.
Tim Hannig, diretor da Jaguar Land Rover Classic, disse: “Essa unidade do Land Rover é uma peça única e insubstituível dentro da indústria automobilística mundial. Sua história é tão importante quanto o icônico Hue, nome que damos à primeira unidade de pré-produção da Land Rover (devido à sua placa de licença HUE 166). A restauração do modelo começará aqui, no Classic Works, onde poderemos garantir que ele será meticulosamente trabalhado em cada detalhe. Essa é mesmo a maneira mais apropriada de iniciarmos as comemorações dos 70 anos da Land Rover”.
Hanning continua dizendo que “há algo de encantador em saber que há exatos 70 anos esse mesmo veículo passava por seus ajustes finais de preparação para sua primeira exibição, no Salão do Automóvel de Amsterdã de 1948, onde o mundo todo viu pela primeira vez o que viria a ser um legítimo Land Rover”.
O time do Jaguar Land Rover Classic seguirá um complexo e delicado processo para conseguir restaurar o modelo de lançamento. O modelo traz muitas características especiais que são exclusivas às 48 unidades de pré-produção fabricadas antes de os modelos de venda começarem a ser produzidos. Eles traziam painéis de alumínio, chassis galvanizado e caçamba traseira removível. A cor original de todos os componentes será preservada, principalmente o verde claro da carroceria, usado em 1948.
Todos os antigos proprietários deste veículo histórico foram convidados para visitar as instalações da Land Rover Classic Works e dividirem suas experiências com todos os envolvidos neste projeto de restauração, que representa os primórdios da história da Land Rover.
Por 67 anos, a Land Rover produziu os Series 1, projeto que depois evoluiu até o Defender, na mesma fábrica de Solihull, onde tudo começou. A restauração deste modelo único na história da marca é apenas o primeiro de uma série de eventos que marcarão as comemorações dos 70 anos da marca britânica ao longo deste ano.
JJ