O primeiro Polo que tencionávamos testar, o de versão “sem nome”, simplesmente Polo, motor 1-litro MPI, ou seja, de aspiração atmosférica, acabou sendo o último apenas por questão de disponibilidade da VW. De certo modo foi até bom, já que depois de andar no MSI e no Highline 200 TSI eu tinha as referências das versões de maior potência, tornando possível opinar com base sobre o menos potente dos três.
O resultado foi uma grata surpresa, mesmo que o veículo testado estivesse abastecido com gasolina, que resulta em potência máxima de 75 cv a 6.250 rpm e torque de 9,7 m·kgf a 3.000 rpm, enquanto que com álcool são 84 cv e 10,4 m·kgf, mesmas rotações). À primeira vista pode parecer pouco para movimentar um carro de 1.058 kg, com relação peso-potência de 14,1/12,6 kg/cv, só que não é.
Valer notar que no Polo o motor EA211 MPI de três cilindros ganhou 2 cv sobre os usados no up! e Gol/Voyage, de 82 para 84 cv ao funcionar com álcool, mas com gasolina a potência não mudou.
A pegada do motor em baixas rotações é de tal ordem que se tem impressão de potência e torque maiores. A maneira como o carro se lança a partir da imobilidade e retoma velocidade é absolutamente convincente e agradável, daí o título que dei a esse teste. É dirigir para crer.
O motor está perfeitamente casado com o câmbio, o que sempre contribui para a satisfação de dirigir qualquer carro, especialmente quando se trata de motores de baixa cilindrada e aspiração natural — lembre-se do costumo dizer, que “câmbio certo não melhora, câmbio errado atrapalha.”
Os números de desempenho atestam a boa impressão. A aceleração 0-100 km/h é feita em 13,3/13 segundos, a velocidade máxima é de 166/170 km/h. Para se ter ideia desse desempenho, com álcool é a mesma aceleração do Passat TS 1600 1976, de 902 kg, e são 10 km/h mais de velocidade máxima. Esse Passat era um dos carros mais rápidos no seu tempo.
A retomada 80-120 km/h em última marcha (5ª), em 20,6/20 segundos, é que é lenta, e significa necessidade de reduzir sempre que se quiser variação de velocidade dessa ordem, o que não constitui problema algum.
É claro que em autoestrada o motor gira mais alto, a 120 km/h está a 4.030 rpm. Só que o tricilindro é tão suave e isento de vibração e aspereza que não incomoda absolutamente. Sua relação r/l é 0,27, o que contribui bastante para esse resultado.
É claro também que nas altas velocidades, como de 100 km/h para cima, será necessário reduzir para 4ª a fim de se ter mais aceleração, mas nada que seja exagerado. É importante saber, no caso de carros de motor 1-litro como este Polo, para rodar a 120 km/h, por exemplo, o motor só está entregando 35% da potência máxima disponível, ou quase 30 cv. Há, portanto, há reserva de potência.
Toda essa eficiência traduz-se em baixo consumo: 12,8/8,8 km/l na cidade e 14,3/10 km/l, na estrada. O Cx 0,33 ajuda nisso.
O alcance das marcha até 6.500 rpm, a rotação de corte (limpo), é 1ª 36 km/h; 2ª 65; 3ª 105; e 4ª 154 km/h. Com a v/1000 em 5ª de 29,8 km/h, à velocidade máxima de 170 km/h o motor está a 5.700 rpm.
Igual ao MSI
À exceção de motor, relações de marchas e diâmetro da barra estabilizadora dianteira, o Polo e o Polo MSI são exatamente iguais. A diferença de preço existe apenas nas respectivas versões básicas, exatos R$ 5.000 (R$ 49.990 e R$ 54.990). Até os dois pacotes de opcionais, o Connect Pack e o Safety Pack têm preço igual, R$ 2,6 mil e R$ 1,05 mil, respectivamente, com o primeiro se sobrepondo ao segundo (escolhe-se um ou outro). Até os pneus são de mesma medida, 185/65R15 (Continental ContiPremiumContact no carro testado), o mesmo com as rodas de aço 5,5Jx15. O estepe é temporário, medida 175/70R14M (Dunlop Enasave).
Comportamento em curva é idêntico nos dois, não se chega notar influência marcante do motor mais leve que o 4-cilindros 1,6-L.
Cores também, as quatro metálicas (azul Night, cinza Platinum, prata Sirius e a prata Tungstênio do carro testado) custam R$ 1.450, e as sólidas branco Cristal e vermelho Tornado têm o mesmo preço do MSI, R$ 450, sendo a preto Cristal sem custo extra também.
Desse modo, o Polo “de entrada” pode chegar a 49.990 + 2.600 + 1.450 = R$ 54.040 (se for o MSI, R$ 59.040). Veja após a ficha técnica a boa dotação de itens de série e dos dois pacotes.
Algumas faltas são sentidas, como o encosto do banco traseiro ser inteiriço, a inexistência de bolsas porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros, além do nada prático ajuste manual dos espelhos externos e da abertura da porta de carga somente pelo chaveiro ou por interruptor no console (falta um interruptor externo). E, para variar, não haver faixa degradê no para-brisa, como em toda a gama Volkswagen.
Fora isso o Polo com esse motor é um carro muito interessante, agradável, moderno, com bom espaço interno e de porta-malas, dirigi-lo é muito bom (operar o câmbio é diversão pura, combinado uma carga de pedal de embreagem das mais baixas). O punta-tacco não ser fácil é uma pena, mas dá para conviver com isso.
E não é preciso ter medo de motor “um-ponto-zero” com ele.
Assista ao vídeo:
BS
Veja mais fotos após a ficha técnica e a lista de equipamentos.
FICHA TÉCNICA VW NOVO POLO 1,0 | ||
MOTOR | ||
Designação | EA211 R3 | |
Instalação | Dianteiro, transversal | |
Material do bloco/cabeçote | alumínio/alumínio | |
N° de cilindros/configuração | Três/em linha | |
Aspiração | Atmosférica | |
Diâmetro x curso (mm) | 74,5 x 76,4 | |
Cilindrada (cm³) | 999 | |
Comprimento da biela (mm) | 141 | |
Relação r/l | 0,27 | |
Taxa de compressão (:1) | 11,5 | |
Potência máxima (cv/rpm, G/A)) | 75/84/6.250 | |
Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A) | 9,7/10,4/3.000 | |
Corte de rotação (rpm) – limpo | 6.500 | |
N° de válvulas por cilindro | 4, atuação indireta por alavanca-dedo roletada com fulcrum hidráulico | |
N° de comandos de válvulas | Dois, no cabeçote, correia dentada, variador de fase na admissão em 40º | |
Formação de mistura | Injeção no duto | |
Gerenciamento do motor | Bosch MED 17.5.24 | |
Combustível | Gasolina e/ou álcool | |
TRANSMISSÃO | ||
Embreagem | Monodisco a seco, comando hidráulico | |
Câmbio | Transeixo dianteiro com câmbio manual 5 marchas à frente e 1 à ré, tração dianteira | |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,167; 2ª 2,300; 3ª 1,433; 4ª 0,975; 5ª 0,776; ré 3,182 | |
Relação de diferencial (:1) | 4,929 | |
SUSPENSÃO | ||
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora Ø 18 mm | |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora Ø 18 mm | |
DIREÇÃO | ||
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade, motor na árvore de direção | |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11 | |
Relação de direção (:1) | 14,8 | |
N° de voltas entre batentes | 3 | |
FREIOS | ||
De serviço | Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido a vácuo | |
Dianteiro (Ø mm) | Disco ventilado/256 | |
Traseiro (Ø mm) | Tambor/203 | |
Controle | ABS, EBD e assistência à frenagem | |
RODAS E PNEUS | ||
Rodas | Aço, 5,5Jx15 | |
Pneus | 185/65R15 | |
CONSTRUÇÃO | ||
Tipo | Monobloco em aço, hatchback 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro | |
AERODINÂMICA | ||
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,333 | |
Área frontal (m²) | 2,15 | |
Área frontal corrigida (m²) | 0,716 | |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | ||
Comprimento | 4.057 | |
Largura sem/com espelhos | 1.751 / 1.964 | |
Altura | 1.468 | |
Distância entre eixos | 2.565 | |
Bitola dianteira/traseira | 1.524/1.501 | |
Distância mínima do solo | 160 | |
CAPACIDADES (L) | ||
Porta-malas | 300 | |
Tanque de combustível | 52 | |
PESOS (kg) | ||
Em ordem de marcha | 1.058 | |
Carga máxima | 432 | |
Máximo rebocável com/sem freio | 200 | |
DESEMPENHO | ||
Aceleração 0-100 km/h (s. G/A) | 13,3/13 | |
Velocidade máxima (km/h, G/A)) | 166/170 | |
Retomada 80-120 km/h, 5ª (s) | 20,6/20 | |
CONSUMO INMETRO/PBVE | ||
Cidade (km/l, G/A)) | 12,9/8,8 | |
Estrada (km/l, G/A)) | 14,3/10 | |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||
v/1000 em 5ª (km/h) | 29,8 | |
Rotação a 120 km/h (rpm) | 4.030 | |
Rotação à vel. máxima, 5ª (rpm) | 5.700 | |
MANUTENÇÃO | ||
Revisões (km/tempo) | 10.000/1 ano | |
Troca de óleo do motor | 10.000/1 ano | |
Troca de óleo do câmbio | Não tem, é vida-toda | |
GARANTIA | ||
Inclusive legal (tempo anos) | Três | |
Perfuração de chapa por corrosão, (tempo anos) | Três |
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE E OPCIONAIS DO NOVO POLO 1,0 |
Acionamento elétrico do vidros (4), um-toque dianteiros |
Alarme com controle remoto |
Alerta de frenagem de emergência |
Alerta sonoro de cintos dianteiros desatados |
Alerta sonoro de faróis ligados ao desligar motor |
Alto-falantes (4) |
Antena de teto traseira |
Apoios de cabeça e cintos de 3 pontos no banco traseiro (3) |
Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen |
Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura |
Banco traseiro com encosto inteiriço rebatível |
Bancos revestidos em tecido |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias) e laterais |
Câmbio manual de 5 marchas |
Chave-canivete com controle remoto |
Cintos dianteiros com ajuste de altura, pré-tensionador e limitador de carga |
Computador de bordo |
Desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro |
Direção eletroassistida |
Engates Isofix e pontos de fixação superior para 2 bancos infantis |
Espelhos externos com ajuste interno manual |
Faróis de dupla parábola |
Iluminação interna |
Indicador de troca de marcha |
Limpador de para-brisa com temporizador |
Luz de cortesia dianteira |
Maçanetas das portas e espelho na cor do veículo |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Partida a frio sem injeção de gasolina |
Porta-óculos |
Rodas de aço 15-pol. com supercalotas, pneus 185/65R15 |
Sistema de infotenimento Media Plus com rádio AM/FM, toca-CD, Bluetooth, MP3 player, e entradas USB, SD-Card e AUX-IN |
Suporte para celular removível com tomada USB para carga |
Tomada 12-V no console central |
Travamento elétrico e remoto de portas, porta-malas e tanque |
OPCIONAIS |
Connect Pack: sistema de áudio tátil Composition Touch com App-Connect; I-System – computador de bordo; volante multifuncional, controle de estabilidade e tração; bloqueio eletrônico do diferencial, assistente de partida em aclive, e rodas de alumínio 15-pol Viper – Preço R$ 2.600,00 |
Safey Pack:I-System – computador de bordo, controle de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial, e assistente de partida em aclive – Preço R$ 1.050,00 |
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