Depois de participar da apresentação do 5008 e dirigi-lo por algumas horas, ficou claro que ele mantinha todas as boas características do seu irmão menor 3008, já testado no AE.
O teste que fiz do 3008 em meados de 2017 surpreendeu por muita coisa, mas sua dirigibilidade de carro foi o melhor, sem dúvida. Nada que afaste seu comportamento de um bom tração-dianteira faz lembrar que se trata de um suve. Como se comportaria no uso normal o carro maior em 165 mm e mais pesado em cerca de 65 kg?
Foi fácil entender que não muda muito o comportamento, apesar de ser nítido o maior comprimento em manobras, mas uso urbano exige mesmo atenção pela largura, de 2.098 mm contando os espelhos. Claro que isso não é problema só desse carro. Há vários outros, mesmo sem ser suves, que tem largura avantajada. Quanto é isso? Lembram-se do Landau, do Galaxie? Tinha (tem, claro) 1.999 mm, na carroceria, e só tinha um espelho, pequeno, que aumentava essa largura em não mais de 10 cm. Dá para acreditar que o Landau era considerado muito largo, e hoje há muitos carros com a mesma largura que ele? Por exemplo, o Audi RS 7, os mesmos 1.911 mm.
O 5008 é diferente do irmão menor apenas da coluna B (aquela entre as portas dianteiras e as traseiras) para trás. Porta traseira maior, entre-eixos mais longo, teto, vidros laterais, tampa traseira, lanternas, vidro traseiro, assoalho do porta-malas, tudo é diferente, mantendo a bela harmonia de estilo interno e externo já conhecida do 3008, mas com diferenças práticas também.
Os bancos traseiros, da chamada segunda fila, são três, e são individuais. Todos reclinam e correm em trilhos, como os dianteiros, e isso para permitir que um sexto e sétimo passageiros ingressem no carro para se sentarem nos dois bancos menores que ficam dobrados e escamoteados na área de carga e podem ser facilmente colocados a trabalhar, bastando dobrar o piso do porta-malas e puxar uma alça.
Porém, esse espaço extra não é para adultos grandes. Nesse ponto, nada irá superar uma van ou furgão de passageiros de tamanho pequeno, médio ou grande, pela facilidade de uso do volume e os acessos normalmente feitos por portas corrediças desses carros. Um suve com dois bancos extras não substitui um furgão de passageiros (van) com o mesmo conforto. Isso é natural, conceitual.
No 5008, dá para entrar e sentar lá atrás, mas é preciso não ter problemas físicos para conseguir entrar e sair. E os bancos individuais da segunda fileira precisam estar um pouco à frente para os pés caberem. Mas há cintos de três pontos e apoio de braço, além de um porta-copos e tomada de energia para quem lá se acomoda.
O porta-malas é enorme, 780 litros na posição de uso de 5 bancos, e 1.940 litros se baixados os bancos da fileira do meio. Com os sete lugares em uso, o volume do porta-malas diminui muito, mas ainda há 237 litros, suficiente para duas malas estreitas, ou umas quatro ou cinco mochilas médias. Útil, mas não grande.
Os bancos podem ser removidos caso seja necessário levar mais 60 litros. É uma operação fácil, basta soltar uma trava com capa plástica amarela, bastante simples. Para colocar de novo no lugar, também é simples, veja no vídeo.
Para dirigir, nada diferente do 3008, com bom desempenho devido ao motor chamado de Prince, o já bastante conhecido THP 1,6-litro de 165 cv. Pouco mais de 100 cv por litro de cilindrada, coisa de carro de corrida até pouco tempo (tempo é relativo), possível pelo supercarregamento via turbocompressor.
As acelerações e retomadas são um pouco mais lentas que no 3008 devido ao maior peso, mas nada que seja mesmo fácil de notar apenas pelas sensações. O carro se desloca facilmente, sem letargia e sem empacar o fluxo de trânsito, muito pelo contrário. Tranquilamente ele sai de um bloco de carros mais lentos e chega no próximo, abrindo caminho. E sem acelerar muito, apenas aproveitando a potência muito bem distribuída para bom desempenho sem prejudicar o conforto com excessos de ruídos de motor.
Pisando fundo, reduz marchas rapidamente e pula para frente, rapidamente faltando espaço na via, e até assustando motoristas mais distraídos, que não tem uma programação mental para aceitar um carro grande que acelere rapidamente. Chega a ser divertido!
O câmbio automático japonês da marca Aisin também é o mesmo usado no 3008, com seis marchas muito bem escalonadas, e que podem ser trocadas pelas aletas fixadas na coluna de direção, bem visíveis e que não giram com o volante, algo não muito comum e que tem suas vantagens.
O Bob Sharp dirigiu por algumas horas e gostou do comportamento geral de carro, em nada lembrando um suve. Os movimentos de carroceria são controlados, suaves, e não há inclinações excessivas em nenhum momento. Em curvas de raio médio, feitas rapidamente, aderência perfeita dos pneus Continental Sport Contact 235/50R19, com índice de velocidade V (até 240 km/h), que trabalham harmoniosamente com as suspensões clássicas de carros modernos de tração dianteira, McPherson à frente e eixo de torção atrás, com molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barras estabilizadoras, tudo funcionando com maciez e sem ruídos.
Infelizmente peguei com as rodas do lado direito, pelo menos três buracos grandes durante os dias de avaliação na cidade de São Paulo. Um deles, cruzamento da avenida Vereador José Diniz com rua Vieira de Moraes, local de grande movimento no bairro do Campo Belo, me fez parar imediatamente à frente para verificar se havia danificado algo, tamanha a pancada. Buraco fundo, não muito grande em área, mas de borda em aresta viva, verdadeira agressão aos cidadãos, um horror de administração pública, mal-educada para com o trato da maior cidade do hemisfério sul.
Mas nada aconteceu com o 5008, mostrando que o carro tem a robustez necessária para uso urbano, o que indica uma qualidade muito evoluída. Ponto positivo.
Uma das diferenças desse 5008 em relação ao irmão menor é o estepe. Como os bancos da terceira fila utiliza o espaço no assoalho, o estepe foi deslocado para o lado externo deste, sendo preso por um cabo de aço. As ferramentas estão na parte de trás da área onde estão os dois banquinhos, com fácil acesso. Mas o macaco fica em uma caixa junto do estepe, e desce junto com este quando se precisa usar.
O consumo é muito bom para o porte do carro. Esse motor THP une ótimas características de desempenho e gasto de combustível, e o pior número foi de 4,8 km/l em congestionamento longo, melhorando para até 10,5 km/l em trânsito leve de cidade, mais de 12 km/l em vias expressas e sem paradas longas. Em estrada, 13,5 km/l são fáceis de se obter mesmo que existam muitas subidas onde se acelera mais, e autoestradas vêm fácil os 17,5 ou 18 km/l, sem andar acima dos 120 km/h — com carga total esses números não serão iguais, claro.
O sistema de auxílio ao motorista batizado de ADAS foi bem explicado na matéria do 3008 Pack, que pode ser vista aqui, e seria redundante repetir novamente as funções.
Um grande carro esse 5008. Estilo de virar cabeças e torcer pescoços, como aconteceu inúmeras vezes ao dirigi-lo ou deixá-lo estacionado. Desempenho ótimo e consumo contido. Mas o melhor mesmo é o conforto e prazer ao dirigir, mesmo sendo automático.
A versão testada, a Griffe Pack tem preço público sugerido de R$ 166.490. A Griffe, R$ 157.490.
JJ
A seguir, mais fotos, vídeo, ficha técnica e lista de equipamentos.
FICHA TÉCNICA PEUGEOT 5008 | |
MOTOR | |
Tipo | THP165, 5GZW, 1,6, L-4, comando por corrente, 4 válvulas por cilindro, gasolina |
Instalação | Dianteiro, transversal |
Material do bloco/cabeçote | alumínio/alumínio |
N° de cilindros/configuração | 4 / em linha |
Diâmetro x curso (mm) | 77 x 85,5 |
Cilindrada (cm³) | 1.598 |
Aspiração | Turbocompressor com interresfriador |
Taxa de compressão (:1) | 10,5 |
Potência máxima (cv/rpm) | 165/6.000 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 24,5/1.400 a 4.000 |
N° de comando de válvulas/localização | 2 /cabeçote, variável na admissão |
Formação de mistura | Injeção direta |
TRANSMISSÃO | |
Rodas motrizes | Dianteiras |
Câmbio | Aisin EAT6, automático, 6 marchas à frente e uma à ré |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,04; 2ª 2,37; 3ª 1,56; 4ª 1,16; 5ª 0,85; 6ª 0,67 |
Relação de diferencial | 3,683 |
FREIOS | |
De serviço | ABS obrigatório, com EBD e auxílio à frenagem |
Dianteiro (Ø mm) | Disco ventilado/300 |
Traseiro (Ø mm) | Disco/285 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | McPherson, triângulo inferior, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira eletroassistida indexada à velocidade |
Voltas entre batentes | 3,1 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,7 |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga leve 7,5J x 19 |
Pneus | 235/50R19V |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.632 |
Carga máxima | 525 |
Peso bruto total | 2.160 |
Peso rebocável sem freio/com freio | n.d. |
CARROCERIA | |
Tipo | Monobloco em aço, suve, 5 portas, 7 lugares |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.641 |
Largura sem/com espelhos | 1.906 / 2.098 |
Altura | 1.651 |
Distância entre eixos | 2.840 |
Bitola dianteira/traseira | 1.579 / 1.601 |
Altura do solo | 226 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,30 |
Área frontal calculada (m²) | 2,478 |
Área frontal corrigida (Cx x A, m²) | 0,76 (dado PSA Europa) |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 237/780/1.940 |
Tanque de combustível | 56 |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h) | 206 |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 8,9 |
Relação peso-potência (kg/cv) | 9,9 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) | 9,5 |
Estrada (km/l) | 12,1 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 na última marcha (km/h) | 53,3 |
Rotação do motor a 120 km/h em 6ª (rpm) | 2.250 |
PREÇO (R$) | 166.490 |
GARANTIA | |
termo | 3 anos |
EQUIPAMENTOS PEUGEOT 5008 GRIFFE PACK |
ESTÉTICA EXTERIOR |
Acabamento cromado no teto |
Acabamento preto no teto e espelhos |
Faróis altos e baixos em LED |
Faróis com luz diurna (DRL) com LED |
Faróis de neblina |
Faróis de curva acionado pelo volante |
Lanternas com LEDs |
Luz traseira de neblina |
Repetidoras dos indicadores de direção nos espelhos |
Rodas de alumínio de 19 pol, diamantadas |
ESTÉTICA INTERIOR |
Console de teto com luzes de leitura |
Aviso de cintos atados com sensor de presença no banco (7) |
Bancos com revestimento em couro (7) |
Painel com acabamento espumado e tecido |
Quadro de instrumentos em tela TFT configurável, 12,3 polegadas |
Teto solar panorâmico com cortina semirrígida elétrica |
Volante revestido de couro |
SEGURANÇA |
Acendimento automático do pisca-alerta nas freadas fortes |
Alerta sonoro de cinto do motorista não atado |
Alertas sonoro de portas malfechadas |
Alerta sonoro de porta aberta estando o freio solto |
Apoios de cabeça traseiros com regulagem de altura (5) |
Cintos de segurança traseiros de três pontos (5) |
Estrutura com deformação programada |
Freios com distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistente à frenagem |
Limpador de para-brisas automático |
Limpador e lavador do vidro traseiro |
Trava de crianças nas portas traseiras |
Engates Isofix para cadeira de criança (3) |
Travamento automático. de portas e tampa traseiras ao andar |
Controle de estabilidade e tração |
TECNOLOGIA |
Alarme perimétrico e volumétrico |
Chave eletrônica com comandos de abertura de portas e partida do motor presencial |
Sistema ADAS – Advanced Driver Assistance System (alerta para ponto cego com intervenção no volante, assistente de farol, controlador de velocidade e distância à frente, correção e alerta de permanência em faixa, detector de fadiga do motorista, leitor de placas de sinalização de velocidade, monitor frontal que detecta o risco de colisão com frenagem automática). |
Iluminação ao se aproximar do veiculo |
Iluminação temporizada ao se afastar do veiculo |
Limpador traseiro indexado à marcha à ré |
Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro |
Câmera de ré com visão real e virtual superior (planta) |
MULTIMÍDIA |
Central multimídia tátil 8-pol integrada ao painel |
Comando no volante para rádio e Bluetooth |
Conexão Bluetooth para telefone celular |
Conexão streaming para rádio |
Entradas USB e AUX |
Rádio com MP3 |
Tomada 12 V na terceira fila de bancos |
Carregador de telefone celular por indução |
CONFORTO |
Ajuste elétrico dos retrovisores externos, com regulagem do direito indexada à marcha ré. |
Ar-condicionado automático digital bizona com três modos de operação |
Banco do motorista com regulagem de distância, altura e lombar elétricos |
Banco do passageiro com regulagem de altura |
Bancos dianteiros com cinco modos de massagem no encosto |
Bolsas infláveis laterais |
Bolsas infláveis de cortina |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Espelho nos para-sóis |
Iluminação no porta-malas, porta-luvas e console |
Porta-copos no console |
Porta-garrafas nas portas dianteiras com suporte para garrafas de 1,5 litro |
Porta-objetos sob descansa-braço refrigerado |
Vidros elétricos nas portas dianteiras e traseiras |
Volante de direção com regulagem de altura e distância |